Profissionais reconhecidos na área de liderança e gestão de escolas do país estão em Porto Seguro para o Congresso Nacional de Gestores Educacionais, que está sendo realizado nos dias 01 e 02 de setembro, no Centro de Convenções Betel, em Taperapuã. O evento, promovido pelo Instituto Conhecer, encontra-se em sua 12ª versão, reunindo 700 participantes, sendo cerca de 70 secretários de educação, além de diretores, coordenadores e gestores de escolas de diversos estados do Brasil. Entre os congressistas estão 300 profissionais da rede municipal de ensino.
“Os profissionais da educação estão tendo acesso ao que existe de melhor e mais atual no Brasil em termos de gestão de escolas”, afirma o coordenador geral do evento, Vicente Falcão. Segundo ele, são 12 palestrantes, trazendo reflexões sobre temas como o papel do gestor escolar, formação de professores, saúde física e emocional dos funcionários pós-pandemia, nova lei de licitações, financiamento da educação, indicadores de qualidade, gestão financeira, educação integral, desenvolvimento de lideranças, entre outros.
Humanização das escolas
“Além de conhecer Porto Seguro e movimentar o turismo, os congressistas estão tendo acesso às principais tendências e ferramentas de gestão e liderança para utilizarem em 2023”, salienta o coordenador. Vicente Falcão é também palestrante, professor, autor de 12 livros, mestre doutor em Educação e Administração e realizador de cerca de 50 grandes congressos nacionais. “Após a pandemia, os alunos e os profissionais de educação, com suas múltiplas atribuições, não são mais os mesmos. Precisamos cuidar dessas pessoas, lapidar os diamantes que temos, pensando principalmente na humanização das escolas. Esse é o nosso maior desafio, avalia.
O Congresso Nacional de Gestores conta ainda com a presença do vice-prefeito e secretário de Turismo de Porto Seguro, Paulinho Tôa Tôa e da secretária de Educação, Dilza Reis. Para a secretária, esse é um momento muito importante, quando o município está passando pelo grande desafio de melhorar o índice de aprendizagem dos alunos, avaliado através do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Esse momento é singular, quando nossos gestores estão discutindo a educação e buscando novos caminhos junto com grandes lideranças do país”, assinala.
Entre os palestrantes, estão profissionais reconhecidos como Leomir Araújo, Leila Navarro, Eduardo Shinyashiki, Vilmar Britto, Marcio Vitor, Alethea Braga, Thanguy Friço, Valeria Granafassi, entre outros.