BelmonteCosta do DescobrimentoNacionais

Confira onde é feriado na próxima quinta-feira (3), dia de Corpus Christi

Portalbelmonte listou algumas cidades que anteciparam o feriado para conter o avanço do novo coronavírus

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos feriados foram antecipados em cidades que restringiram a circulação de pessoas para frear a transmissão do vírus.  Por isso, no próximo dia 3 de junho, quando se celebra o dia de Corpus Christi tem cidades onde não será feriado porque foi antecipado.

Além disso, é importante saber que a data não está no calendário de  feriados nacionais. É ponto facultativo e cabe aos prefeitos decidir se vão aderir ou não. Quando os prefeitos optam por ponto facultativo, empresas e escolas que dão folga aos seus trabalhadores e trabalhadoras podem fazer um acordo para que haja compensação de horas ou não.

Como a data é uma tradição religiosa, a maioria das empresas dão  folga aos trabalhadores.

O dia de Corpus Christi, expressão originária do latim que significa, literalmente, “corpo de Cristo”, é comemorado 60 dias depois do domingo de Páscoa. É uma festa católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão e na hóstia, que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. É uma das mais antigas festas da igreja católica no mundo, e cai em uma data diferente todo ano. Isso ocorre porque esses feriados dependem da data em que a Páscoa cai. 

Agora, que você já sabe um pouco sobre a data e sobre as antecipações deste ponto facultativo que se transforma em feriado em todo o Brasil, confia as cidades que já adiantaram o feriado para conter o avanço do novo coronavírus.

Algumas cidades mantiveram o feriado de Corpus Christi em 3 de junho, mesmo que algumas delas tenham antecipado a data para o início do ano para conter a pandemia. São elas:

Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá e Porto Velho, São Luís, Teresina, João Pessoa, Belo Horizonte, Recife são algumas das demais capitais brasileiras que derem ao feriado de Corpus Christi.

Confira as cidades que anteciparam o feriado e 3 de junho será dia normal de trabalho

São Paulo

Em São Paulo, além do governo do estado, a prefeitura municipal também já antecipou o feriado de Corpus Christi na capital paulista desde março deste ano. Vale ressaltar que a antecipação do feriado ou não cabe ao governo local.

Araraquara

Para aumentar o índice de isolamento social e desafogar o sistema de saúde, Araraquara, município paulista antecipou os feriados de Corpus Christi em abril.

ABC Paulista

No ABC Paulista, as cidades que optaram em antecipar o feriado de Corpus Christi foram: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul

São Roque

A Prefeitura de São Roque (SP) também antecipou o feriado de Corpus Christi de 2021 e de 2022. Na ocasião, a prefeitura afirmou que a medida fazia parte das ações de combate ao coronavírus, pois diminui a circulação de pessoas na cidade.

Alto Tietê

As cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) decidiram antecipar o feriado de Corpus Christi para sexta-feira, dia 22 de maio. Apenas as cidades de Arujá e Guarulhos decidiram não antecipar nenhum feriado.

Paraíba

Na Paraíba, o governo estadual já antecipou o feriado de Corpus Christi com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus. A Medida Provisória foi publicada no dia 21 de abril (Tiradentes) para o dia 30 de março; de 3 de junho (Corpus Christi) para o dia 31 de março; e de 5 de agosto (fundação da Paraíba) para o dia 1º de abril.

Vitória

O governo do Espirito Santo já antecipou os seguintes feriados, os de Nossa Senhora da Penha (12 de abril), Corpus Christi (3 de junho) e Nossa Senhora da Vitória (8 de setembro). Por causa da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, o governo estadual estabeleceu quarentena para todo o estado e apenas serviços essenciais podem funcionar.

Minas Gerais

Ao contrário do governo do estado de Minas Gerais que decidiu antecipar, a prefeitura de Montes Claros já apressou o feriado de Corpus Christi em 17 de março desde ano.

Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, já antecipou o feriado do próximo dia3. Na ocasião, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) tratou a medida como “extrema” para conter a circulação de pessoas nas ruas da cidade devido à pandemia do novo coronavírus.

Piauí

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também já antecipou no estado o feriado do dia 3. Em março deste ano, ele enviou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a proposta para antecipar os feriados de Nossa Senhora Aparecida e de Corpus Christi para os dias 26 e 30 de março. A medida foi para reforçar o isolamento social como combate à transmissão da Covid-19 e diminuir a crise no sistema de saúde pública.

A capital Teresina já antecipou o feriado do Corpus Christi.

Salvador fechará as praias no feriado

Já em Salvador, o prefeito Bruno Reis, anunciou nesta sexta-feira (28), que o feriado de Corpus Christi será de praias fechadas na capital, para evitar aglomerações e propagação da Covid-19.

O fechamento será da quinta (3) ao domingo (6). Os decretos de enfrentamento à Covid-19 também foram renovados.

Ao mesmo tempo, o toque de recolher será antecipado para as 20h e haverá proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais. O prefeito também informou que não haverá ponto facultativo na capital e o expediente será normal nas repartições municipais.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Nacionais

Homem que teve pênis cortado pela namorada reata com a suspeita

O frentista Gilberto Nogueira de Oliveira, de 39 anos, reatou com a namorada, a cozinheira Daiane…
Read more
Nacionais

Pai da primeira-dama Janja morre em Curitiba, aos 83 anos

O pai da primeira-damaJanja Lula da Silva, José Clóvis da Silva, morreu em Curitiba na…
Read more
Belmonte

Governo anuncia projeto de instalação de fábrica de placas solares em Belmonte

Com o objetivo de ampliar a participação do Governo na fábrica que a Si&mex Solutions vai…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: