BahiaSaúde

Conferência de Saúde se firma como momento de fortalecimento do SUS

Mostrando a sua consolidação como espaço de discussão de políticas de saúde pública, a 11ª Conferência Estadual de Saúde está reunindo cerca de 3 mil pessoas em uma estrutura montada na Arena Fonte Nova. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o encontro foi aberto nesta segunda-feira (6).

Na manhã desta terça-feira, segundo dia do evento, foi feita a apresentação dos quatro eixos temáticos. A partir deles, as discussões dos grupos são norteadas. O Eixo 1 tem como tema “A Bahia que temos. A Bahia que queremos”; o 2 é intitulado “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; o 3 “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, o eixo 4 tem como tema “Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes”.

A médica sanitarista Lorene Pinto foi uma das apresentadoras dos eixos. Em sua exposição, ela destacou a importância de se manter o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Precisamos estar mobilizados, comprometidos e solidários. Temos que garantir as conquistas trazidas a partir da constituição cidadã. Essa temática da conferência nos convoca a defender a saúde como direito social. Temos que pensar a saúde como qualidade de vida”, afirma.

A 11ª Conferência Estadual de Saúde acontece até esta quarta-feira e está sendo realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), juntamente com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, a Conferência é um momento democrático de construção coletiva. “É um espaço que combina com a nossa gestão e estamos em um grande momento de escuta e de definição de propostas para levarmos para o cenário nacional”, afirma Roberta.

A Conferência foi precedida por etapas municipais, que aconteceram entre novembro de 2022 e maio de 2023. Nas conferências municipais foram eleitas 2.320 pessoas para representar os 417 municípios na Conferência Estadual (chamados delegados), com o intuito de debater e construir políticas públicas de saúde que serão subsídios para o Plano Plurianual de 2024- 2027.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
BahiaSaúde

Bahia adere ao Dia D de mobilização nacional contra a dengue

Share on Facebook Share …
Read more
Saúde

Como aplicar protetor solar com cor? Dicas para usar sem perder a proteção

Share on Facebook Share …
Read more
Saúde

Quando o coração precisa de angioplastia

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: