A chegada de novos supermercados ao longo do ano passado trouxe bons reflexos para o bolso do consumidor de Barrolândia e Belmonte. Pelo menos cinco lojas do segmento supermercadista disputam a visita do consumidor em seus estabelecimentos.
O resultado desses investimentos é a disputa mais acirrada pelos clientes. Para os consumidores que procuram pelos melhores preços, contudo, é a chance de aproveitar as promoções.
A concorrência acirrada entre as lojas de supermercados da cidade reflete em economia para o consumidor com as promoções feitas tanto pelas novas lojas quanto pelas antigas.
As novas lojas apelam para as promoções porque precisam atrair a atenção dos clientes. Já as unidades antigas, necessitam manter sua clientela. Para não perder os clientes, os supermercados baixaram os preços e anunciaram ofertas, abrindo a livre concorrência.
Antes de fazer as compras do mês, a dona de casa Fátima dos Prazeres pesquisa o preço em encartes promocionais de supermercados. Ela reatou que no último mês percebeu uma redução no preço dos produtos de limpeza e de higiene pessoal.
“Com essas disputa entre os supermercados, os preços de algumas coisas baixaram bastante. Nas últimas compras economizei uns 15% só nestes itens. Antes eu comprava um desodorante aerossol por R$ 14,00 e hoje pago R$ 8,00”, relatou a consumidora”.
Segundo ela, antes dos preços promocionais, ela costumava fazer as compras em Eunápolis ou Porto Seguro. “Os preços por lá são bem mais em conta, mas a distância é um empecilho. Eu sempre pedia para amigos e familiares trazerem as coisas de lá para mim, mas prefiro comprar tudo aqui agora”, disse.
A funcionária pública Livia relatou que a redução de preços nos gêneros alimentícios foi baixa. “No supermercado, itens como arroz, feijão, açúcar e farinha, estão mais baratos, porém a diferença entre os supermercados é mínima e com a diferença de centavos em cada item, economizo um bom dinheiro no final”.
Em relação a itens como carne e o frango, a dona de casa Clarice relatou que estão mais em conta nos supermercados. “O ruim é que, no hipermercado, você não tem como selecionar o corte. Os pedaços já vêm em pacotes lacrados e, no supermercado, você escolhe a quantidade certa e acaba economizando”, disse.
Dona Elza relatou que hortaliças, frutas, verduras e demais itens provenientes da agricultura estão com preços mais atrativos durante as promoções. “Para economizar, eu compro esses itens separadamente. Nunca faço as compras do mês em um único estabelecimento. Para economizar, é preciso pesquisar”.
COBERTURA – Uma das táticas adotadas pelo comércio local é a cobertura da oferta do concorrente, quando o estabelecimento se propõe a cobrar um preço inferior pelo mesmo produto. Para tentar convencer o cliente que o preço realmente baixou, os supermercados utilizam esse recurso.
DICAS PARA O CLIENTE: Para ter o direito garantido, o consumidor deve ter em mãos a publicidade da oferta e os preços da concorrência registrados em fotos ou encartes promocionais. Com isso em mãos, o estabelecimento que se propôs a cobrir a oferta deverá cumprir com o anunciado.