Saúde

Como uma dieta saudável pode melhorar a saúde da sua boca?

omo-uma-dieta-saudavel-pode-melhorar-a-saude-da-sua-boca

Manter uma dieta saudável nem sempre é uma tarefa fácil. Contudo, podemos observar uma certa preocupação em relação aos hábitos apropriados para um corpo mais forte e um sistema imunológico resistente, principalmente na geração mais jovem.

Com o surgimento de novas doenças, ter uma rotina saudável deixou de ser uma opção e sim uma necessidade. Ainda assim, muitos se questionam qual seria a relação de uma dieta completa com a saúde bucal?

O que poucos sabem é que antes de se preocuparem com qual restauração de porcelana  optar ou quanto custa um implante, devemos tentar compreender qual foi o fator que nos fez chegar a tal ponto.

Afinal, é possível prevenir algumas doenças e inclusive problemas bucais apenas com uma alimentação saudável. Mas com a rotina cada vez mais apertada, consumir somente produtos orgânicos e recomendados pode ser desafiador.

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa jornada. Confira!

Mantenha sua alimentação balanceada

Ter uma alimentação saudável é o desejo de muitos. No entanto, antes de irmos para os passos práticos, é preciso entender o que seria uma alimentação balanceada e uma dieta completa.

Acontece que quando falamos sobre uma alimentação ou dieta balanceada, não estamos falando do objetivo de emagrecer ou criar massa como muitos fazem,  mas de um estilo de vida saudável.

Torna-se muito comum que quando entram nesse tipo de dieta, e chegam perto do seu objetivo, alguns voltam à rotina anterior, como resultado perdendo tudo aquilo que haviam conquistado.

Essa perda e ganho de peso constante é o que chamamos de “efeito sanfona”, do qual nada mais é do que emagrecer e engordar constantemente.

Além de não ser saudável para o corpo, ela pode ser extremamente prejudicial para a nossa saúde bucal, principalmente se você tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas ou comidas gordurosas.

Cuidar da alimentação é essencial para melhorarmos nossa qualidade de vida.

Afinal, é mais fácil ter uma dieta equilibrada e estar bem de saúde, do que ter dor de cabeça pesquisando exames e procedimentos estéticos, visando melhorar a aparência afetada pelo efeito sanfona e desequilíbrios hormonais.

Uma dieta pouco balanceada pode afetar na aparência geral dos dentes, então até mesmo se perguntando clareamento dental quanto custa, pode ser que os resultados não sejam duradouros, já que uma alimentação ruim interfere na estética bucal.

Outros problemas gerados pela alimentação pouco balanceada podem incluir:

  • Perda de dentes;
  • Mau hálito (principalmente após longos períodos de jejum);
  • Gengivite;
  • Aftas.

Diante disso, o primeiro passo é se atentar aquilo que você está comendo e não restringir a sua alimentação, mas fazer substituições. Por exemplo, trocar um refrigerante que pode causar uma cárie, por um suco natural e nutritivo.

E, se necessário, consultar um nutricionista para auxiliá-lo nessa tarefa. Além disso, vale consultar o seu dentista para ver quais alimentos podem te ajudar, principalmente se você faz algum tratamento ou procedimento estético como o uso de faceta nos dentes.

Contudo, separamos alguns alimentos para você já colocar na sua lista!

Alimentos que ajudam no fortalecimento dos dentes

Compreendendo a importância de uma dieta bem balanceada para o fortalecimento dental e estética bucal, torna-se mais fácil traçar um objetivo e procurar por alimentos dos quais auxiliam nos objetivos e ainda fortalecem as dentições.

Confira uma lista com 5 alimentos que vão te ajudar a manter uma dieta saudável e a ter dentes saudáveis.

1. Sardinha e salmão

Enquanto a sardinha é rica em cálcio e vitamina D, fortalecendo os dentes em todas as fases, o salmão tem um componente a mais que é a ômega 3, proporcionando um bem estar não apenas para as dentições como para o corpo todo.

Caso não tenha o hábito de consumir peixe, comece a introduzi-lo aos poucos, seja em uma receita ou até em patê.

Ele deve ser levado em consideração, principalmente para pacientes que iniciaram seus tratamentos de aparelho transparente preço alto, pois auxilia a manter a integridade das dentições.

Afinal, com o custo do tratamento, todo paciente tem o desejo de terminar o tratamento o quanto antes, e para isso é preciso que os seus dentes estejam fortes.

2. Leite

Você provavelmente já ouviu falar dos benefícios do leite, já que ele é rico em cálcio e fósforo.

Por meio desses dois componentes, ele é capaz de ajudar no fortalecimento dos dentes e na redução da acidez da boca.

3. Maçã

A maçã é altamente rica em fibras, o que contribui para a limpeza natural dos dentes, prevenindo o acúmulo de bactérias.

Além de ser saborosa, ela também é uma aliada para pessoas que utilizam aparelho, pois por ter uma limpeza natural, contribui para que a gengiva não inflame e nem crie uma cárie na estrutura dental. 

Consequentemente, a maçã também evita que se passe por um procedimento invasivo e que tenha futuras dores de cabeça procurando tratamentos para canal dentário, ou semelhantes.

O consumo de frutas como a maçã é de grande importância para quem usa aparelho ortodôntico transparente preço, pois fortalece os dentes.

4. Linhaça

Assim como a maçã, a linhaça ajuda na prevenção de bactérias na boca, evitando doenças e inflamações nos dentes e gengiva.

Outros hábitos que irão ajudar a manter sua saúde bucal

Como vimos anteriormente, não basta fazer uma dieta super restrita e voltar à rotina normal, mas é preciso ter um estilo de vida diferenciado e equilibrado. Precisamos ter em mente que toda ação que fazemos impacta diretamente na nossa saúde bucal.

Por isso, precisamos tomar cuidado com aquilo que consumimos e o tipo de rotina que temos.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
NacionaisSaúde

Brasil tem Dia D contra a dengue neste sábado (2): entenda ação que une estados e municípios

Share on Facebook Share …
Read more
BahiaSaúde

Bahia adere ao Dia D de mobilização nacional contra a dengue

Share on Facebook Share …
Read more
Saúde

Como aplicar protetor solar com cor? Dicas para usar sem perder a proteção

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: