Diversas

Como Planejar Uma Viagem Com Crianças: Dicas Essenciais

Como Planejar Uma Viagem Com Crianças

Fazer uma viagem com crianças é uma experiência altamente agradável e memorável. Porém, nós sabemos também que a ideia de viajar com os filhos pode ser bastante assustadora e estressante!

Por isso, para te ajudar a ter uma viagem realmente incrível e inesquecível, nós separamos neste artigo algumas dicas essenciais a respeito de planejamento, isto é, para que tudo saia conforme o esperado e sem grandes problemas.

Gostou da ideia? Então é só continuar acompanhando a leitura para saber tudo!

Dicas essenciais para planejar uma viagem com crianças

Inclua as crianças desde o início

Quando as crianças ajudam a escolher o destino, é mais provável que fiquem entusiasmadas em relação a todo o desenrolar da viagem. Por isso, inclua-as na hora de tomar uma decisão.

Você pode, por exemplo, escolher três destinos. Conte um pouco sobre cada um aos seus filhos e deixe que eles escolham. 

Esse processo garante que as crianças gostarão do destino, as ajuda a antecipar a viagem e as faz investir mais em toda a experiência da viagem.

E para tornar o processo justo, dê informações semelhantes sobre cada destino. Por exemplo, três ou quatro detalhes em relação a cada lugar.

Além disso, procure mostrar imagens e vídeos dos lugares para ajudar as crianças a imaginar o lugar.

Escolha lugares onde haja algo para todos

A viagem em família não precisa ser necessariamente para um parque temático voltado especialmente para as crianças. 

As crianças são naturalmente curiosas e adoram explorar com os pais, por isso é fácil planejar uma viagem que toda a família vai adorar. 

Sendo assim, procure destinos com atividades para todos possam aproveitar, porém procure também atividades específicas que sejam voltadas para os interesses dos seus filhos.

Isso faz com que eles se sintam valorizados e, ao mesmo tempo, garante menos situações de tédio e estresse ao longo da sua viagem. 

Defina um orçamento

Saber quanto dinheiro você precisará para fazer sua viagem em família é essencial para determinar para onde vocês irão e por quanto tempo.

Sendo assim, pense em qual pode ser o seu orçamento total e, em seguida, divida-o nos principais segmentos da viagem, por exemplo:

  • Alimentação;
  • Atividades;
  • Compras/Entretenimento;
  • Hospedagem;
  • Locomoção;
  • Seguro viagem.

Reservas

Se você não quer ter problemas, reclamações ou até mesmo decepções por falta de ingressos e bilhetes, por exemplo, faça reservas de tudo o que for possível antes de viajar.

Imagine chegar no destino e ao ir comprar ingressos para uma atração que seus filhos gostariam muito de ver, você descobre que eles estão esgotados. Situação nada agradável, não é mesmo?

Por isso, faça reservas antes de viajar! Inclusive, se você for de São Paulo e for com seu veículo até o aeroporto no dia da viagem, procure reservar com antecedência uma vaga em um estacionamento próximo aeroporto Guarulhos.

Dessa forma, seu carro ficará em um local seguro enquanto viaja e será menos uma preocupação para você.

Proteção e segurança

Você precisa estar sempre de olho em seus filhos. Você nunca sabe quando eles podem se perder para conferir uma bela vista e depois não ter certeza de como voltar.

Por isso, esteja sempre ao lado e acompanhando os seus filhos. Não importa o que você esteja fazendo, sempre certifique-se de saber onde seus filhos estão 

Além disso, se você estiver viajando com outra pessoa adulta, divida as tarefas. Por exemplo, você compra os ingressos e a outra cuida das crianças. 

Agora, se você estiver viajando sozinho com as crianças, certifique-se de que elas estejam sempre visíveis e, se necessário, segure suas mãos.

Escolha de atividades

A maioria das crianças não se entusiasma muito com atividades culturais ou históricas, a menos que possam participar ativamente tocando, sentindo ou degustando. 

Olhar para obras de arte famosas ou belos monumentos e esculturas definitivamente terá pouco impacto para elas.

Por isso, busque atividades ou mesmo museus que tenham exposições interativas e que possam envolver as crianças. Procure atividades dinâmicas e divertidas.

Lanches, lanches e mais lanches…

Para manter sua viagem com crianças sob controle, você deve ao máximo evitar que alguém fique com fome. 

Por isso, levar alguns lanches quando estiver “turistando” pode realmente ajudar a manter sua família feliz.

Crianças irritadas e com fome podem fazer uma viagem divertida em família se tornar infeliz em questão de minutos. 

Portanto, sempre tenha lanches disponíveis para os seus filhos!

Você nunca sabe quando o intervalo entre as refeições será estendido. Pode ser um voo atrasado, trânsito inesperado chegando ao seu hotel ou um passeio que leva um pouco mais de tempo do que você esperava.

Além disso, a comida no destino pode ser bem diferente daquela que as crianças costumam comer. Elas podem pedir o almoço e depois de duas mordidas podem parar de comer, porque não era o que estavam esperando. 

Então não custa nada ter lanches extras para você e para as crianças.

Medicamentos básicos

Uma das maneiras mais fáceis de acabar com um dia de viagem ou até mesmo uma viagem inteira é ter um membro da família doente ou passando mal. Pode ser ainda pior se toda a família ficar doente. 

Por exemplo, seu filho pode ter problemas de estômago por causa do ônibus ou do avião, ou por ter comido algo que não caiu bem… ele pode cair, tropeçar e se machucar em algum passeio… por isso, você precisa estar preparado para ajudá-lo.

Sendo assim, é sempre uma boa ideia levar alguns medicamentos básicos e que podem ser necessários durante a viagem. Por exemplo, remédios para dor de cabeça, medicamentos para alergia, remédio para dores de estômago, etc.

Escolha um dia que seja só das crianças

Se o tempo permitir, dar aos filhos um dia que é só deles é uma excelente oportunidade para eles assumirem um papel mais adulto na viagem em família.

Ao fazer isso, eles se sentirão responsáveis e mais maduros. Assim, eles sabem que nem tudo depende dos pais!

As crianças estão acostumadas a ouvir o que fazer e a seguir os planos que já foram traçados para elas. Ao dar a eles alguma liberdade para planejar por conta própria, você está permitindo que eles se apropriem do resultado de sua viagem.

Aceite que problemas podem acontecer

Quando você faz uma viagem com crianças, algum problema pode acontecer e alguma coisa pode dar errado.

Talvez seu filho precise ir ao banheiro e vocês acabem perdendo um ônibus… Talvez seu filho quebre o seu celular ao deixá-lo cair no chão… Talvez você planeje conhecer um ótimo restaurante com as crianças e, ao chegar, você o encontra fechado para reformas…

Não há realmente nada que você possa fazer para evitar essas situações. 

Portanto, quanto mais cedo você aceitar o inevitável, menos estresse sentirá caso uma ou outra situação dessa acontecer!

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Diversas

Euclides da Cunha uniu ciência à arte e denunciou diversas violências

Autor de Os Sertões nasceu há 155 anos A escolha das palavras certas para descrever o ambiente…
Read more
Diversas

Porque contratar uma desentupidora especializada

Um dreno é um canal ou cano que carrega produtos residuais líquidos de uma propriedade. Mas esse…
Read more
Diversas

Projeto de Restauro Cristo 90 Anos destaca a conservação preventiva

Arquiteta salienta que a ação maior é prevenir para não ter problemas A festa comemorativa…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *