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Como montar um plano de carreira nas empresas?

O plano de carreira é uma estratégia que serve para estruturar o caminho que o profissional vai percorrer dentro da empresa em que trabalha, ou seja, todos os processos pelos quais ele tem que passar para crescer.

Para elaborar um plano de carreiras, é fundamental compreender as competências necessárias para preencher determinado cargo, e essa prática é tão positiva que passou a ser considerada como um benefício.

Há muito tempo o salário deixou de ser o único atrativo em uma vaga de emprego. Os profissionais modernos estão em busca de outros tipos de benefícios que valorizam sua carreira e aumentam o engajamento e o comprometimento.

O mercado profissional está repleto de talentos cada vez mais completos e preparados para preencher diferentes cargos, e atualmente, tarefas que antes pertenciam a diversas pessoas agora podem ser atribuídas a um único colaborador.

Nesse cenário, fica claro que as organizações estão esperando profissionais cada vez mais eficientes, estes, por sua vez, querem ser recompensados de maneira justa pelo seu trabalho.

É aqui que entra o plano de carreiras, e neste artigo, vamos explicar seu conceito, como ele pode ser implantado e quais são suas vantagens.

Entenda o que é plano de carreira

Plano de carreira é um programa que serve para estruturar o caminho por onde o funcionário de uma organização vai passar, para que possa crescer como profissional.

É como se fosse um mapa que mostra todas as posições hierárquicas e as competências que as pessoas precisam ter para alcançá-las, tais como:

  • Formação;
  • Habilidades;
  • Tempo de serviço;
  • Experiências.

O plano de carreira estabelecido por uma clínica de quiropraxia em animais também inclui projeções de aumento de salário, benefícios para obtenção de especialização, cursos, entre outros.

Entretanto, por ser uma estratégia e um benefício, assim como muitos outros processos que acontecem dentro da corporação, é necessário saber como implantar o plano de carreira.

Dicas para implantar o plano de carreira

Em primeiro lugar, é necessário entender que a implantação dessa estratégia precisa estar alinhada com os interesses da organização e dos colaboradores e ser vantajosa para ambos, pois é isso que vai garantir sua sustentabilidade.

É imprescindível prever metas, fazer avaliações periódicas e adequar o planejamento, caso ocorra algum problema ou alguma mudança mais brusca na corporação. Em linhas gerais, algumas dicas para a implantação são:

Alinhar os interesses

A primeira coisa a ser feita é alinhar os interesses dos funcionários e da própria organização, pois esse cuidado garante que o planejamento traga resultados positivos para ambas as partes.

Quando uma pessoa procura qualquer informação na internet, como “clínica obstetrícia perto de mim”, quer encontrar o melhor estabelecimento para as suas necessidades, e isso requer o equilíbrio entre os profissionais e a companhia.

O papel do gestor é equilibrar o que é bom para a equipe e os interesses do negócio para que todos consigam crescer.

Os objetivos da empresa já são do conhecimento do responsável pela elaboração do plano de carreiras, então, é fundamental conversar com os colaboradores individualmente, para compreender um pouco mais suas pretensões profissionais.

Pergunte também sobre seus objetivos pessoais e procure alinhar com as pessoas os cargos que gostariam de ocupar em curto, médio e longo prazos.

Veja se eles possuem todas as competências necessárias, pois todas essas informações vão ajudar a estabelecer o planejamento.

Destacar os pontos fortes

Outra coisa muito importante a ser feita é destacar os pontos fortes dos colaboradores, na hora de elaborar o plano de carreiras, pois é muito mais fácil e proveitoso potencializar as habilidades que as pessoas já possuem do que desenvolver competências.

Focar nos pontos positivos agiliza o crescimento individual e traz resultados mais rápidos do que quando é necessário desenvolver habilidades nos funcionários. Sem falar que a capacitação gera gastos e o retorno é mais lento.

Para aproveitar as expertises de seu capital humano, uma empresa de impermeabilização de sofás pode aplicá-las de maneira inovadora.

Faça com que os profissionais pensem de maneiras diferentes, pois isso potencializa a criatividade e as habilidades que essas pessoas já possuem.

Estabelecer metas

As metas devem ser criadas com base nos pontos fortes dos funcionários e nos objetivos da companhia.

Supondo que um dos colaboradores queira ocupar o cargo de gerência, o gestor precisa traçar um caminho de atividades e habilidades que devem ser aprimoradas.

O profissional vai conseguir enxergar a trajetória que deve percorrer e quais são os pontos que precisa melhorar para alcançar um cargo.

As metas são essenciais para que o indivíduo consiga evoluir no plano de carreiras, e tanto ele quanto à organização precisam estar cientes de que as decisões devem ser realistas em relação aos processos necessários e suas limitações.

O gestor de uma autoescola especializada em aulas de volantes para habilitados precisa estipular prazos e entregas para evitar que as metas se tornem algo vago e que provavelmente não serão alcançadas.

A melhor forma de evitar isso é traçar um plano de ações junto com o colaborador e estabelecer um período para que ele realize cada atividade proposta. Caso seja necessário, é possível fazer alguns ajustes, considerando os imprevistos.

Faça um cronograma estruturado, incluindo datas e atividades que serão acompanhadas pelo gestor, lembrando que seu papel também é estimular os colaboradores.

Fazer avaliações periódicas

No decorrer das ações, é normal que algumas pessoas mudem seus objetivos, por essa razão, é necessário fazer avaliações periódicas.

Agora, se as mudanças ocorrerem com frequência ou os propósitos mudam muito e em pouco tempo, talvez o próprio funcionário ainda não saiba onde quer chegar. Se isso acontecer, o gestor precisa fazer um feedback estruturado.

Uma empresa de manutenção de telhado de galpão faz alguns ajustes que vão manter o funcionário motivado e para garantir que o plano de carreira continue sendo interessante para a organização.

Para fazer avaliações justas e corretas, uma dica é utilizar ferramentas para controle de produtividade, além de soluções que falam um pouco mais sobre a capacitação, canais de comunicação, retorno sobre os investimentos, entre outros.

Oferecer treinamentos

Os treinamentos são imprescindíveis dentro de um plano de carreira. O gestor precisa usar as avaliações feitas para compreender o desempenho do funcionário, identificar pontos que precisam ser melhorados e desenvolver cursos com base nisso.

Mais do que oferecer treinamentos, isso precisa ser feito de maneira personalizada, pois é assim que o investimento será relevante tanto para o funcionário quanto para a companhia.

Existem cursos voltados para melhorar as habilidades técnicas, mas uma empresa de portaria de condomínio também precisa desenvolver a parte comportamental de ser o capital humano.

Vantagens do plano de carreira

Não é difícil imaginar todas as vantagens que o plano de carreira pode trazer para o funcionário que a corporação. Mesmo assim, vale a pena destacar alguns dos principais benefícios.

Um deles é a possibilidade de encontrar profissionais mais qualificados para os cargos. Quando a empresa estabelece diretrizes básicas para cada função dentro dela, ajuda o RH a contratar profissionais mais qualificados.

Naturalmente, o processo seletivo será mais eficiente, pois as chances de contratar alguém que não se adequa à vaga são muito menores.

Os processos seletivos de uma empresa de conserto de celular também se tornam mais transparentes. A organização vai incentivar seus funcionários a batalharem por uma vaga, o que elimina qualquer pessoa insatisfeita com a proposta.

Isso diminui as chances de contratar alguém que vai acabar abandonando a função por se sentir insatisfeito, sendo capaz de transmitir todo o valor da corporação como marca empregadora.

De fato, um bom plano de carreira é a melhor forma de valorizar os funcionários, pois recompensá-los por suas funções, trazendo oportunidades reais de ascensão, prova que a companhia reconhece e valoriza seus esforços.

Qualquer profissional que se sente valorizado, vai tentar mostrar suas competências para conquistar uma promoção. Se a pessoa tem a oportunidade de crescer, naturalmente vai se sentir mais motivada e melhorar sua produtividade.

Esse nível de satisfação dentro de uma empresa de serviço de torno e fresa acaba por diminuir os índices de rotatividade da corporação.

Os profissionais que atuam dentro dela têm a perspectiva de conquistar uma promoção e isso faz com que permaneçam mais tempo em busca de cargos e condições melhores.

Consequentemente, o índice de rotatividade, ou seja, de pessoas que entram e saem da empresa, é muito menor, e isso é importante para qualificar melhor a mão de obra interna e evitar gastos com demissões e contratações.

Considerações finais

Sendo assim, qualquer pessoa prefere trabalhar em uma empresa onde possa crescer, melhorar suas habilidades e mostrar suas competências profissionais.

O plano de carreira valoriza justamente isso e procura organizar todas as etapas pelas quais os colaboradores vão passar para alcançar seus objetivos. 

Basta saber estruturá-lo e estimular as habilidades e competências de seus funcionários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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