Economia

Como economizar energia elétrica dentro de casa

Quando se trata de economia, algumas questões são bastante comuns, como economizar energia elétrica dentro de casa.

Todos nós sabemos como as contas de água, gás e eletricidade podem comprometer o nosso orçamento mensal. Por isso, devemos estudar a relação entre custo e benefício de cada despesa antes de decidir escolher no que economizar.

A boa notícia é que é possível reduzir sua conta de eletricidade com dicas simples. Além disso, com a economia de energia ainda é possível reduzir o impacto sobre o meio ambiente.

Veja também: Como se planejar e reformar sua casa.

Use energia do sol ao seu favor

O investimento em energia solar não é apenas uma boa ação ambiental, é também a certeza para todas as pessoas que buscam por economia.

Mesmo que sua residência não tenha um telhado apropriado para instalação de placas, ainda assim pode se beneficiar da energia solar, alugando a eletricidade da usina mais próxima.

A produção de energia solar é favorecida por uma alta incidência de raios solares. E o melhor: a geração desta energia também pode ser feita em dias nublados e chuvosos, ao contrário do que muitos podem pensar.

Troca de lâmpadas

Os modelos de lâmpadas existentes no mercado diferem principalmente no preço e na economia de energia. É importante entender que gastar menos em uma lâmpada pode aumentar significativamente sua conta de luz, dificultando sua tarefa em economizar energia elétrica. 

Lâmpadas Incandescentes

São fáceis de serem recicladas, não apresentam materiais tóxicos em sua composição e geralmente possuem um valor acessível. 

Entretanto, gastam muita energia elétrica e são pouco eficientes em relação aos modelos mais recentes, uma vez que somente entre 5 e 10% da energia elétrica é gasta para acender.

Lâmpadas Fluorescentes

São muito eficazes. Apesar de serem mais caras que as lâmpadas incandescentes, são muito mais duráveis. Atualmente existem versões em diferentes tamanhos e cores.

Lâmpadas de LED

Devido a tecnologia avançada em relação às demais, este modelo é o mais econômico. 

Não é composto por nenhum material nocivo à saúde e ao meio ambiente, não transmite calor e é o mais durável e eficiente.

Escolha eletrodomésticos mais eficientes

Se você precisar trocar seus aparelhos eletrônicos, a melhor escolha são sempre os mais eficientes em termos energéticos. Certifique-se sempre de verificar o selo de qualidade fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O índice nacional de eficiência energética é uma tabela que mostra a média de uso de energia por mês para cada dispositivo no Brasil. Com ele, você pode prever o que um aparelho irá contribuir para sua conta mensal de eletricidade.

Desconecte aparelhos quando não estiver em uso

Essa é uma das melhores formas de economizar porque diversos dispositivos ficam em “modo de espera” para manter o funcionamento de sensores e relógios.

Portanto, evite deixar o microondas, climatizadores de ar e TVs conectados às tomadas. Você também pode desligar os filtros de água durante a noite. 

Você também pode desligar seu aparelho celular à noite, e evitar ao máximo deixá-lo carregando sem necessidade. 

Reduza o tempo no banho

Chuveiros elétricos são responsáveis por uma grande quantidade de uso de energia elétrica.

Portanto, se você realmente quer economizar na sua conta de energia elétrica, tome banho mais curtos e mude para um aquecedor de água à gás. Isto ajudará a tornar sua água um pouco mais fria para a próxima pessoa que a usar.

Controle o termostato da geladeira

Se você estiver procurando reduzir a conta de energia de sua casa, então você deve primeiro tomar o controle do seu termostato e controlar sua temperatura de acordo com a quantidade de itens na geladeira. Assim você não usará energia desnecessariamente.

Nunca use a parte traseira da geladeira para secar roupas ou tênis e nunca use a parte traseira da geladeira para armazenar alimentos. Isto é um duplo esforço para os aparelhos e pode causar danos a eles.

Use menos a máquina de lavar roupas

Separe sua roupa no mesmo dia e use a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante de cada vez.

As pessoas que lavam roupas em pequenas porções e várias vezes por semana  certamente elevam o consumo.

Conclusão

Você já viu como precauções simples podem ajudar a reduzir o consumo de energia? Tudo o que você precisa fazer é praticar essas dicas. Com este dinheiro extra no final do mês, você pode economizar energia elétrica e ainda aproveitar para sair com a família.

Esperamos que você tenha gostado do artigo. Aproveite e compartilhe com seus amigos em suas mídias sociais favoritas. 

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Economia

Conheça os 8 Benefícios Liberados pelo Governo Brasileiro!

Em resposta às crescentes dificuldades econômicas e ao aumento significativo do custo de vida, o…
Read more
Economia

Com segunda queda consecutiva, FPM repassa cerca de R$ 1,36 bilhão aos municípios nesta sexta-feira (19)

Pela segunda vez consecutiva, desde o segundo decêndio de março, o repasse do Fundo de…
Read more
Economia

Sextou com Gasolina mais cara na Bahia

A informação é do g1. A Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, informou que os…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: