Saúde

Como aplicar protetor solar com cor? Dicas para usar sem perder a proteção

Quando se fala em um produto prático que une proteção e beleza, o protetor solar com cor está no topo da lista. Mas, para quem nunca usou, esse item pode gerar muitas dúvidas.

Por isso, se você está pensando em aliar cuidado, estética e potencializar a proteção, mas ainda não sabe como usar este produto, continue lendo para entender como o protetor com cor pode te ajudar nessa tarefa. 

É verdade que o protetor solar com cor protege mais? 

SIM! O protetor solar com cor protege mais do que o protetor comum, e isso se deve à tonalidade do produto. É essa camada de cor que proporciona proteção contra a luz visível.¹ Portanto, um protetor com cor, além de proteger contra os raios UV, também protege contra a luz visível.

Apesar disso, os indivíduos de pele negra mancham mais, justamente por possuírem maior produção de melanina e podem desenvolver câncer de pele que, muitas vezes pode ter seu diagnóstico tardio pela menor preocupação com a proteção solar 5.

Na prática, o protetor com cor funciona como uma barreira física, protegendo a pele também da luz visível que leva ao aparecimento de manchas.

Por isso, podemos dizer que o protetor com cor protege mais.¹

Como passar protetor solar com cor no rosto?

Independentemente do tipo de protetor, o modo de uso permanece igual: o equivalente a uma colher de chá para cada membro/região do corpo. Além disso, o produto deve ser passado pelo menos 30 minutos antes de ter contato com o sol e reaplicado ao longo do dia, a cada 3 a 2 horas.³

É muito importante lembrar que por mais que o produto com cor lembre uma maquiagem, como uma base, essa não é a sua finalidade.¹

Ele continua sendo um protetor, portanto, deve ser usado como tal. Aplicar uma única vez e somente em algumas áreas do corpo é um erro, e não irá deixar sua pele protegida. 

Você deve usá-lo de forma uniforme, sem deixar nenhuma área sem produto. Além disso, não se pode esquecer de reaplicá-lo, como indicado. 

Como reaplicar protetor com cor?

Se você aproveitou a coloração do protetor para se maquiar, a reaplicação do produto pode ser mais complexa.

No entanto, isso não é desculpa para ficar desprotegido! Existem diversos tipos de protetores solares que podem te ajudar nessa missão.

Uma dica para quem está pensando em usar protetor com cor é investir em um protetor em bruma para a reaplicação. O protetor em spray é uma alternativa excelente para ajustar a proteção solar sem estragar o visual. 

Além disso, há os protetores solares em formato de pó compacto que reforçam a make e repõe a proteção. 

Protetor com cor e maquiagem com FPS: qual a diferença?

É fundamental ter em mente que o protetor com cor é um produto de proteção solar que possui pigmento de cor na formulação.¹

Diferentemente de uma maquiagem com filtro solar, que é essencialmente uma maquiagem e, em segundo plano, pode oferecer alguma proteção contra a radiação UV.4

Por mais que ambos ofereçam proteção e uniformização da pele, a ordem e prioridade não são as mesmas.

É por isso que uma maquiagem com filtro solar não pode substituir o protetor. Afinal, por mais que tenha FPS, sua proteção não será igual ao protetor solar.4 

Desse modo, a melhor saída é utilizar um protetor solar antes de utilizar sua maquiagem com FPS.

Como retirar o protetor solar da pele?

O protetor normal pode ser retirado durante a higienização da pele, lavando com água e sabão. No entanto, se você optar por um protetor com cor, é necessária uma limpeza mais profunda.

Isso porque o protetor com cor tem pigmento que pode deixar resíduos na pele mesmo após a limpeza.

Por isso, o ideal é usar um produto como um tônico, água micelar ou até demaquilante para conseguir retirar completamente o produto. 

Como escolher um bom protetor com cor?

O primeiro passo para escolher um protetor é conversar com seu dermatologista. Ele poderá indicar qual o melhor protetor com cor para você. Além disso, você pode se atentar aos seguintes aspectos:

1. Avaliar o FPS do produto (o mínimo indicado é o FPS30);
2. Optar por um filtro solar de amplo aspecto (que protege contra os raios UVA, UVB e infravermelho A);
3. Preferir um protetor indicado para seu tipo de pele;
4. Escolher um tipo de aplicação (creme, gel, spray, etc).

Dessa forma, você saberá escolher um protetor solar com cor que se adapte bem ao seu tipo de pele, além de atender suas preferências e gostos. 

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor! Se te ajudou, aproveite para compartilhá-lo com outras pessoas que também precisam investir melhor na proteção solar. 

Clique aqui e conheça os protetores solares da Mantecorp Skincare, marca referência em proteção solar.

Referências consultadas

1. Lyons, Alexis B et al. Photoprotection beyond ultraviolet radiation: A review of tinted sunscreens. Journal of the American Academy of Dermatology vol. 84,5 (2021): 1393-1397. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32335182/. Acesso em janeiro/2023.

2. Denton-Hurst, Tembe. The Best Sunscreens for Dark Skin, According to Experts. New York Magazine, 2020. Disponível em: https://nymag.com/strategist/article/best-sunscreens-for-dark-skin.html. Acesso em janeiro/2023.

3. Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo. Qual a quantidade ideal de protetor solar? Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/qual-a-quantidade-ideal-de-protetor-solar/. Acesso em janeiro/2023

4. Kim, Min Ah et al. Layering sunscreen with facial makeup enhances its sun protection factor under real-use conditions.” Skin research and technology. Vol. 27,5 (2021): 751-757. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33660348/.Acesso em janeiro/2023.
5. Consenso Brasileiro de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Saúde

Tecnologia Assistiva para Pessoas com Perda Auditiva: Dispositivos e Aplicativos Inovadores

Na era digital, a saúde auditiva recebe uma atenção cada vez maior, impulsionada pelo…
Read more
Saúde

Como fazer depilação íntima masculina em casa com segurança?

A depilação íntima masculina é uma prática cada vez mais comum, e muitos homens optam por…
Read more
Saúde

Quais são os melhores produtos de maquiagem para pele sensível

Selecionar maquiagem quando se tem pele sensível é mais do que uma questão de cor e cobertura; é…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: