Saúde

Como a saúde bucal pode impactar na qualidade de vida

saude-bucal

A cada dia que passa, ter uma boa qualidade de vida tornou-se um requisito primordial. Seja na decisão de onde morar, sobre a rotina e funções diárias ou até mesmo na alimentação.Contudo, o que muitos não sabem é que a saúde bucal tem grande influência no bem-estar e na qualidade de vida do ser humano. 

A falta de uma boa higienização pode causar diversas doenças, não somente na cavidade bucal como em diversas partes do corpo. Neste texto, você aprenderá como ter uma vida saudável e melhorar o seu dia a dia. Continue lendo e saiba como!

Como a saúde bucal está ligada ao nosso corpo? 

A falta de uma rotina em sua higiene bucal pode resultar em algumas doenças em seu corpo, e assim, afetando a qualidade de vida.Muitos não sabem, mas diversos órgãos acabam sendo prejudicados devido a proliferação de germes e bactérias dentro da cavidade bucal. 

Isso acontece porque, conforme doenças como a cárie e a periodontite avançam, há a grande probabilidade da bactéria se espalhar para o sistema circulatório e causar problemas como: 

  • Endocardite;
  • Doença cardiovascular;
  • Prejudicar a glicemia, afetando a diabetes;
  • Pneumonia por aspiração.

O impacto na qualidade de vida

Agora que já explicamos como a falta de higiene bucal pode atingir o seu corpo, vamos falar como ela impacta diretamente em seu bem-estar. Ter uma boa qualidade de vida vai além de ter uma rotina diária, um bom trabalho e morar em um lugar tranquilo, a saúde física e mental impactam diretamente nela, ou seja, se o corpo não está bem pode influenciar em outras áreas.

Por exemplo, uma dor de dente pode afetar o nosso humor, raciocínio e concentração e com isso modifica diretamente o desempenho do dia.

Não apenas ter uma boa higiene bucal, cuidar da saúde em geral é de extrema importância para o bem-estar, pois tudo está conectado.

Dicas de higiene bucal

A higiene bucal envolve alguns cuidados, principalmente para as pessoas que utilizam algum tipo de aparelho ortodôntico, seja o aparelho invisivel, lingual ou o móvel.

A fim de te auxiliar, separamos algumas dicas com os principais cuidados para melhorar a forma que cuida da sua boca, principalmente dos dentes e gengiva. 

Opte por uma boa escova de dente 

Existem diversos tipos de escovas disponíveis no mercado como elétrica, reciclável, retrátil e de muitas outras formas e modelos. Contudo, os fatores principais que você deve se atentar são o tamanho e a maciez das cerdas. 

Escovas grandes demais podem ser um impeditivo no momento de alcançar os dentes mais fundos, e as cerdas precisam ser macias para evitar possíveis lesões gengivais no momento da escovação. 

Para os pacientes ortodônticos, como os que usam aparelho transparente, é recomendado o uso de uma escova própria para completar o processo. 

Essa escova ortodôntica geralmente possui uma anatomia diferente das demais para conseguir remover os resquícios de alimentos entre os braquetes e, dessa forma, evitar o surgimento de doenças bucais. Vale ressaltar que é necessário trocar a escova de dente a cada três meses, pois com o tempo acumulam bactérias e suas cerdas se desgastam, perdendo a eficácia.

Utilize o fio dental

Diferente do que muitos pensam, o uso do fio dental é obrigatório, pois é o único que limpa entre os dentes, onde acumula restos de alimentos. O uso também previne sangramentos gengivais e a gengivite, é necessário usar pelo menos uma vez ao dia. 

Utilizar diariamente é de extrema importância para manter os dentes limpos, inclusive nos locais em que as cerdas da escova não alcançam. 

Esse é o item que mais auxilia na prevenção do tártaro. Afinal, o seu uso é justamente para remover as sujeiras restantes e não permitir que haja a calcificação daquele alimento. 

Escove a língua

A higienização da língua é muito importante, pois nela pode conter resíduos de comida que causam o mau hálito e acumulam bactérias causando problemas de saúde no resto do corpo.

A língua é um dos lugares essenciais a serem escovados, pois pode atrair um número maior de germes. 

Para isso, existe raspador e escova que auxiliam na higienização da língua e previnem a proliferação de bactérias e germes.

A alimentação é um fator crucial

Ter uma alimentação equilibrada é importante para o bom funcionamento do organismo, inclusive da saúde bucal. 

Um cardápio rico em frutas, verduras, cálcio e fibras é capaz de fortalecer a sua arcada dentária, fazer uma espécie de limpeza e, ainda, potencializar alguns tratamentos como o clareamento dental

Além de auxiliar no bem-estar, proporciona benefícios a sua saúde, gerando mais disposição, ânimo e equilíbrio, afetando diretamente em sua qualidade de vida.É importante pensar que tudo o que você ingere – seja saudável ou não – terá o primeiro contato com os seus dentes. Portanto, é preferível optar sempre por algo que irá fazer bem ao seu organismo por inteiro.

Vale a pena ressaltar que deve tomar cuidado não apenas com os alimentos e bebidas ingeridos, mas também com procedimentos estéticos dentais que são realizados em casa, é muito importante o acompanhamento de um profissional.

Por exemplo, a lente de contato dental é um procedimento que está se tornando famoso entre as pessoas, mas é necessário o acompanhamento de um dentista, pois caso alguma fase do processo dê errado, pode afetar a saúde bucal e assim o restante do corpo.

A importância da qualidade de vida

Agora você já sabe a importância da saúde bucal e o impacto causado em nosso corpo.

Ter uma boa qualidade de vida é de extrema importância para a saúde mental nos dias de hoje, muitas pessoas têm buscado ajuda ou dicas de como melhorar o bem-estar físico e emocional.Por isso é comum procurar manter uma rotina de exercícios e mudar a alimentação, principalmente durante a pandemia, mas na verdade, se a saúde bucal não estiver em dia, pode invalidar as demais áreas.

Comece a praticar estas dicas apresentadas durante o artigo e, dessa forma, será possível ter uma qualidade de vida melhor!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
CoronavírusNacionaisSaúde

Secretária da Saúde anuncia retomada da vacinação em adolescentes sem comorbidades na Bahia

A secretária interina da Saúde na Bahia, Tereza Paim, anunciou que a Bahia vai retomar a…
Read more
BelmonteSaúde

Sala de raio-x do Hospital Doutor José da Costa Pinto Dantas volta a funcionar

A prefeitura municipal de Belmonte por meio da secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que…
Read more
BelmontePoliticaSaúde

Prefeito Bebeto Gama visita obras de reforma da unidade básica de saúde JOSÉ TAURINO DE OLIVEIRA na Biela

Comprometido com todo o trabalho que vem sendo realizado em Belmonte ao longo dos oito meses, o…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *