Saúde

Como a saúde bucal pode impactar na qualidade de vida

saude-bucal

A cada dia que passa, ter uma boa qualidade de vida tornou-se um requisito primordial. Seja na decisão de onde morar, sobre a rotina e funções diárias ou até mesmo na alimentação.Contudo, o que muitos não sabem é que a saúde bucal tem grande influência no bem-estar e na qualidade de vida do ser humano. 

A falta de uma boa higienização pode causar diversas doenças, não somente na cavidade bucal como em diversas partes do corpo. Neste texto, você aprenderá como ter uma vida saudável e melhorar o seu dia a dia. Continue lendo e saiba como!

Como a saúde bucal está ligada ao nosso corpo? 

A falta de uma rotina em sua higiene bucal pode resultar em algumas doenças em seu corpo, e assim, afetando a qualidade de vida.Muitos não sabem, mas diversos órgãos acabam sendo prejudicados devido a proliferação de germes e bactérias dentro da cavidade bucal. 

Isso acontece porque, conforme doenças como a cárie e a periodontite avançam, há a grande probabilidade da bactéria se espalhar para o sistema circulatório e causar problemas como: 

  • Endocardite;
  • Doença cardiovascular;
  • Prejudicar a glicemia, afetando a diabetes;
  • Pneumonia por aspiração.

O impacto na qualidade de vida

Agora que já explicamos como a falta de higiene bucal pode atingir o seu corpo, vamos falar como ela impacta diretamente em seu bem-estar. Ter uma boa qualidade de vida vai além de ter uma rotina diária, um bom trabalho e morar em um lugar tranquilo, a saúde física e mental impactam diretamente nela, ou seja, se o corpo não está bem pode influenciar em outras áreas.

Por exemplo, uma dor de dente pode afetar o nosso humor, raciocínio e concentração e com isso modifica diretamente o desempenho do dia.

Não apenas ter uma boa higiene bucal, cuidar da saúde em geral é de extrema importância para o bem-estar, pois tudo está conectado.

Dicas de higiene bucal

A higiene bucal envolve alguns cuidados, principalmente para as pessoas que utilizam algum tipo de aparelho ortodôntico, seja o aparelho invisivel, lingual ou o móvel.

A fim de te auxiliar, separamos algumas dicas com os principais cuidados para melhorar a forma que cuida da sua boca, principalmente dos dentes e gengiva. 

Opte por uma boa escova de dente 

Existem diversos tipos de escovas disponíveis no mercado como elétrica, reciclável, retrátil e de muitas outras formas e modelos. Contudo, os fatores principais que você deve se atentar são o tamanho e a maciez das cerdas. 

Escovas grandes demais podem ser um impeditivo no momento de alcançar os dentes mais fundos, e as cerdas precisam ser macias para evitar possíveis lesões gengivais no momento da escovação. 

Para os pacientes ortodônticos, como os que usam aparelho transparente, é recomendado o uso de uma escova própria para completar o processo. 

Essa escova ortodôntica geralmente possui uma anatomia diferente das demais para conseguir remover os resquícios de alimentos entre os braquetes e, dessa forma, evitar o surgimento de doenças bucais. Vale ressaltar que é necessário trocar a escova de dente a cada três meses, pois com o tempo acumulam bactérias e suas cerdas se desgastam, perdendo a eficácia.

Utilize o fio dental

Diferente do que muitos pensam, o uso do fio dental é obrigatório, pois é o único que limpa entre os dentes, onde acumula restos de alimentos. O uso também previne sangramentos gengivais e a gengivite, é necessário usar pelo menos uma vez ao dia. 

Utilizar diariamente é de extrema importância para manter os dentes limpos, inclusive nos locais em que as cerdas da escova não alcançam. 

Esse é o item que mais auxilia na prevenção do tártaro. Afinal, o seu uso é justamente para remover as sujeiras restantes e não permitir que haja a calcificação daquele alimento. 

Escove a língua

A higienização da língua é muito importante, pois nela pode conter resíduos de comida que causam o mau hálito e acumulam bactérias causando problemas de saúde no resto do corpo.

A língua é um dos lugares essenciais a serem escovados, pois pode atrair um número maior de germes. 

Para isso, existe raspador e escova que auxiliam na higienização da língua e previnem a proliferação de bactérias e germes.

A alimentação é um fator crucial

Ter uma alimentação equilibrada é importante para o bom funcionamento do organismo, inclusive da saúde bucal. 

Um cardápio rico em frutas, verduras, cálcio e fibras é capaz de fortalecer a sua arcada dentária, fazer uma espécie de limpeza e, ainda, potencializar alguns tratamentos como o clareamento dental

Além de auxiliar no bem-estar, proporciona benefícios a sua saúde, gerando mais disposição, ânimo e equilíbrio, afetando diretamente em sua qualidade de vida.É importante pensar que tudo o que você ingere – seja saudável ou não – terá o primeiro contato com os seus dentes. Portanto, é preferível optar sempre por algo que irá fazer bem ao seu organismo por inteiro.

Vale a pena ressaltar que deve tomar cuidado não apenas com os alimentos e bebidas ingeridos, mas também com procedimentos estéticos dentais que são realizados em casa, é muito importante o acompanhamento de um profissional.

Por exemplo, a lente de contato dental é um procedimento que está se tornando famoso entre as pessoas, mas é necessário o acompanhamento de um dentista, pois caso alguma fase do processo dê errado, pode afetar a saúde bucal e assim o restante do corpo.

A importância da qualidade de vida

Agora você já sabe a importância da saúde bucal e o impacto causado em nosso corpo.

Ter uma boa qualidade de vida é de extrema importância para a saúde mental nos dias de hoje, muitas pessoas têm buscado ajuda ou dicas de como melhorar o bem-estar físico e emocional.Por isso é comum procurar manter uma rotina de exercícios e mudar a alimentação, principalmente durante a pandemia, mas na verdade, se a saúde bucal não estiver em dia, pode invalidar as demais áreas.

Comece a praticar estas dicas apresentadas durante o artigo e, dessa forma, será possível ter uma qualidade de vida melhor!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
CoronavírusSaúde

Vacina Covid-19: clínicas particulares terão que obedecer regra de grupos prioritários

A vacina da Covid-19 está cada vez mais próxima de ser aplicada nos brasileiros, e as clínicas…
Read more
Saúde

Cuidados com a saúde bucal em tempos de Covid-19

Os cuidados com a saúde bucal devem ser levados a sério em todos os momentos da vida…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *