BK2

Comece hoje uma alimentação saudável

Qual foi a última vez em que você se preocupou em manter uma alimentação saudável? Essa dúvida deve ser constante na vida de uma pessoa, justamente para que ela avalie os seus hábitos e decida sempre por manter os melhores.

A correria do dia a dia pode trazer algumas dificuldades, uma delas, que possui um peso grande na saúde de qualquer pessoa, é a alimentação. 

Isso porque quando não se tem tempo para preparar uma boa refeição, muitas vezes a opção acaba sendo o consumo de alimentos ruins, com alta quantidade de calorias, com excesso de gordura ou de conservantes e corantes.

É verdade que acabar comendo uma coxinha no lugar de uma salada em uma ocasião específica não vai ser a ação mais prejudicial do mundo para a saúde. 

No entanto, se isso é recorrente e acaba virando um hábito, problemas vão surgir no futuro. 

Diante disso, é preciso recuar para encontrar uma solução e mudar esse cenário. Muitas pessoas que começam um regime alimentar, por exemplo, levam frutas secas para dieta na bolsa, justamente para não acabar comendo outro tipo de alimento.

Sendo assim, não basta apenas entender os benefícios que uma alimentação saudável pode trazer. 

De fato, todo mundo já ouviu dizer sobre essas vantagens. Mas, é preciso saber por onde começar essa mudança.

Um dos aspectos que mais vai impactar quem aderiu a um estilo de vida alimentar mais natural é o crescimento da qualidade de vida. 

Afinal, quando o corpo recebe nutrientes importantes, o seu funcionamento passa a ser muito melhor. 

Com uma saúde devidamente cuidada, livre de problemas como excesso de gordura, pressão alta, colesterol e vários outros pontos que inibem a produtividade no dia a dia, certamente a performance será cada vez melhor.

Por isso, se você reconhece que precisa mudar a sua alimentação mas não sabe por onde começar, aqui é o lugar certo. 

Continue na leitura deste conteúdo para saber mais sobre o assunto e mudar a sua vida para melhor. 

A importância da alimentação saudável.

Muitas pessoas já ouviram falar que manter uma alimentação saudável é importante e já estão convencidas disso. 

No entanto, é sempre válido retomar alguns pontos que reforçam essa necessidade, de modo urgente, de começar uma dieta adequada.

Entre os pontos principais de uma alimentação mais saudável, vale a pena elencar:

Essa é apenas uma pequena lista de benefícios de quem segue uma alimentação saudável. 

Afinal, é por meio dela que o corpo recebe os nutrientes que precisa para funcionar de forma adequada, gerando uma série de melhorias para o dia a dia. 

Uma das principais é o aumento da disposição e da energia. Isso porque os alimentos muito gordurosos e pesados costumam impactar o processo digestivo, gerando cansaço e sensação de impotência.

Além disso, ao comer alimentos mais saudáveis, os impactos vão sendo sentidos ao longo da vida. 

A memória se beneficia, o humor não se altera tanto, há menos estresse, uma maior qualidade de sono e até a pele fica mais bonita.

Um ponto que merece ser mencionado, justamente porque muitas pessoas acham que uma alimentação saudável significa uma dieta altamente restritiva, é o fato de que isso não significa nunca mais comer uma refeição que se gosta muito. 

A palavra-chave de uma alimentação saudável é equilíbrio, isso quer dizer que é possível fazer um doce utilizando uma massa folhada facil com tranquilidade. O que precisa ser feito é consumir a quantidade ideal para a sua dieta.

Sendo assim, aquela ideia de que uma alimentação saudável pode ser um martírio é enganosa, e acaba prejudicando a saúde de quem precisa urgentemente se preocupar com aquilo o que consome. 

Portanto, antes de se preocupar em não poder consumir um hambúrguer, uma pizza ou um doce, não deixe de estar atento ao que é consumido e de montar um cardápio equilibrado, para que a sua saúde seja impactada de maneira positiva e de forma agradável. 

Como começar uma dieta saudável?

Algumas pessoas já sentiram na pele que cuidar da saúde é essencial. É comum encontrar pessoas que precisaram de um longo acompanhamento médico ou que passaram por uma cirurgia bariátrica para recuperar a sua qualidade de vida. 

De fato, esse é um tema urgente e precisa ser entendido por quem não quer enfrentar problemas de saúde no médio ou longo prazo. 

Dessa maneira, começar o quanto antes uma alimentação saudável faz toda a diferença. Por isso, o ponto de partida deve ser sempre definir objetivos e se propor pequenas metas. 

Um exemplo disso pode ser o de uma pessoa que precisa emagrecer 20 kg para recuperar a saúde. Esse é um processo que pode demorar meses.

Sendo assim, estabelecer pequenas metas é uma estratégia interessante. Uma delas pode ser a de comprar bolsas personalizadas com o dinheiro que foi economizado ao deixar de lado a compra de refeições calóricas e gordurosas.

Outra dica é a de criar um plano alimentar, no qual seja possível gerenciar o consumo dos alimentos com mais facilidade. 

Isso inclui montar um pequeno cardápio e de programar as receitas para ter sempre uma variedade boa de alimentos.

Além disso, conhecer algumas maneiras de preparo de refeições é fundamental para ter pratos saudáveis e deliciosos ao mesmo tempo. Esse é um dos maiores incentivos para quem tem dificuldade de comer bem. 

Também é necessário evitar situações nas quais a compra de alimentos poucos saudáveis pode acontecer. 

Por isso, prefira ir à feira ou a uma loja de alimentos naturais em vez de passar em bombonieres ou lojas do mesmo ramo. 

Em resumo, ter objetivos e metas, planejar um cardápio, conhecer novas receitas e comprar o que é necessário para a dieta são passos simples e importantes para começar uma boa alimentação. Agendar uma consulta na clínica de nutrição é também essencial.

Dicas para uma alimentação saudável

Quem já entendeu a importância e sabe como começar uma dieta saudável também pode tornar esse processo mais simples ao conhecer dicas práticas que ajudam no dia a dia. 

Nesse caso, não há segredos: com ações simples, é possível conquistar uma dieta equilibrada, nutritiva e agradável para que essa decisão de cuidar da saúde nunca mais seja deixada de lado. 

1. Coma com tranquilidade

É sempre indicado comer com tranquilidade, depois de pedir uma comida fit delivery, por exemplo, é fundamental não ter pressa para acabar a refeição. 

Isso porque quem come rapidamente acaba não sentindo a saciedade com a quantidade certa. Nesse sentido, é fundamental ter um tempo para a refeição e mastigar bem os alimentos. 

Afinal, o organismo demora um período para processar os alimentos, de maneira que é possível perceber que a quantidade ingerida foi suficiente.

2. Evite líquidos durante as refeições

Ao consumir líquidos durante as suas refeições, é possível que o processo de mastigação seja inadequado, pois é comum acabar não triturando os alimentos de forma ideal. Isso também impacta no processo digestivo.

Portanto, o indicado é que se tome água ou outros tipos de líquidos 30 minutos antes da alimentação, ou depois, de modo que o consumo da refeição não seja prejudicado. Essa é uma dica de nutricionista infantil e de adultos também. 

3. Aposte nas frutas, hortaliças e legumes

Uma sugestão importante e que traz vários benefícios para a saúde é o de consumir alimentos naturais. 

Por isso, as frutas, as hortaliças e os legumes são indicados para todos, uma vez que eles contêm nutrientes indispensáveis para o corpo. 

Além de serem fontes de fibras, minerais e vitaminas, são também antioxidantes, o que gera uma proteção extra às células do nosso corpo. 

Ter receitas especiais que utilizam vários desses ingredientes é um modo de promover o consumo deles em casa. 

Vale também congelar pequenas porções, usando etiqueta de validade personalizada, para ter sempre boas refeições prontas em casa.

Ao seguir essas três dicas práticas, certamente o seu corpo será enormemente beneficiado, o que vai permitir que a sua saúde seja renovada e que a sua qualidade de vida seja mudada para melhor. 

Considerações finais

Sendo assim, cuidar da saúde não é apenas uma opção, é um dever de quem se preocupa em manter uma rotina equilibrada e que deseja viver por longos anos. 

Diante disso, nada mais urgente do que mudar hábitos de consumo o quanto antes.

Se este é o seu caso e você reconhece que precisa mudar a sua alimentação, não deixe de seguir os conselhos mencionados neste artigo e tenha a tranquilidade de comer bem, conquistar mais saúde e de otimizar a sua rotina de forma especial. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sair da versão mobile