
As festas juninas são comemoradas durante todo o mês, de 1 a 30 de junho, em honra a três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Tanto na sede como nos distritos de Belmonte as festas juninas são comemoradas de acordo com o local e o Santo homenageado.
Verdadeiro significado da Festa Junina
São João, conhecido como o “Santo Festeiro”, é celebrado no dia do seu nascimento, em 24 de junho. Ele nasceu com o nome João Batista e, de acordo com a Bíblia, era primo de Jesus Cristo e foi responsável por seu batismo.
Santo Antônio, por sua vez, é famoso por ser casamenteiro. O santo, comemorado no dia 13 de junho, recebeu este título após ter ajudado uma pobre jovem italiana a conseguir o dinheiro necessário para pagar o dote do casamento.
São Pedro, festejado no dia 29 de junho, foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Guardião das chaves do céu e responsável pelas chuvas, ele é também conhecido como o protetor das viúvas e dos pescadores.
A importância da Festa Junina para os belmontenses
A festa junina desempenha um papel de grande importância na preservação da cultura. É um momento de reencontro com as tradições e valores, fortalecendo a identidade do povo e promovendo o orgulho da cultura popular. Além disso, a festa se torna um espaço de socialização e integração, reunindo famílias, amigos e comunidades em torno de uma atmosfera alegre e festiva.
Datas da Festa Junina
As celebrações são realizadas durante todo o mês de junho, mas existem três datas mais importantes, que são os dias dos três santos juninos. São elas:
Dia de Santo Antônio: 13 de junho
Dia de São João: 24 de junho
Dia de São Pedro: dia 29 de junho