Num jogo duro e repleto de expulsões, o Brasil teve dificuldades em Quito e não conseguiu sair com uma vitória diante do Equador. Com o placar de 1 a 1, Tite até que tentou fazer mudanças na escalação titular, colocou nomes pedidos pela torcida, porém as circunstâncias não deixaram que o esquema pudesse fluir como se esperava.
Colocando um ataque com Vinicius Jr, Raphinha, Matheus Cunha e Philippe Coutinho, o quarteto teve pouco tempo para apresentar algum tipo de entrosamento. Isso porque, a Seleção Brasileira acabou até abrindo o placar logo de cara e vendo o goleiro do Equador ser expulso, porém minutos depois Emerson também levou o seu cartão vermelho.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O primeiro tempo entre Brasil e Equador foi pegado e com poucas chances reais de gol. Se os atacantes não trabalharam muito, a arbitragem foi a principal protagonista. O time da casa, sempre muito duro nas disputas de bola, fez muitas faltas e viu o seu goleiro chutar o peito de Matheus Cunha e ser expulso logo de cara. Minutos depois, foi a vez de Emerson deixar o jogo.
O gol do Brasil saiu logo aos cinco minutos numa jogada de bola parada. Philippe Coutinho bateu o escanteio, Raphinha chegou batendo e no bate e rebate a bola voltou aos pés do camisa 11. O meia cruzou para a área, Matheus Cunha cabeceou e Casemiro completou para fazer 1 a 0 e colocar a Seleção Brasileira na frente do placar.
E O SEGUNDO TEMPO?
O segundo tempo não começou da maneira que a Seleção Brasileira esperava. Jogando um pouco mais na defesa e esperando pelo contra-ataque, o Brasil viu o Equador crescer no jogo e ver Plata, Estupiñán e Estrada fazerem ótimas jogadas individuais. Numa delas, o árbitro chegou a marcar a penalidade para os donos da casa, mas o VAR apareceu e o juiz anulou o pênalti.
O Brasil chegou a manter o controle do jogo e criar boas oportunidades com Gabriel Jesus, mas quem empatou e deixou tudo igual no placar foi o Equador. Numa cobrança de escanteio, Torres passou por Casemiro na disputa na área e colocou a cabeça na bola para fazer o 1 a 1 e encaminhar sua classificação para a Copa do Mundo.
Com o empate diante do Equador, o Brasil chegou aos 36 pontos e abriu sete de vantagem para a Argentina, que é a atual vice-líder das Eliminatórias. Com o placar de 1 a 1, a Seleção Brasileira deixou de garantir a primeira posição na competição continental. Lembrando que o time de Tite entrou em campo já classificado para a Copa do Mundo.