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Chatbots: como funcionam e para que servem

Uma coisa é certa, quase todos já tiveram contato com um chatbot em algum momento. Seja Siri ou Alexa, bots de atendimento ao cliente ou um chatbot no Facebook Messenger ou WhatsApp. Os chatbots têm se tornado cada vez mais parte de nossa vida cotidiana. 

Uma distinção pode ser feita entre dois tipos. Por um lado, existem os chatbots simples, que não são muito individuais, mas extraem de um conjunto específico de respostas. Eles se referem a certas palavras-chave. A versão muito mais interessante, no entanto, é o chatbot inteligente.

Por meio da inteligência artificial, esses chatbots podem aprender com suas experiências e, assim, continuar a se desenvolver. Isso significa que você pode responder a perguntas ou dúvidas de uma maneira muito mais pessoal e precisa e projetá-las individualmente.

Como funcionam os chatbots

Simplificando, um chatbot (inteligente) é um parceiro de conversação digital. Ele pode responder a perguntas e perguntas ou dar-lhe bons conselhos. Alexa e Siri até contam piadas para você. Temos que diferenciar entre dois tipos de chatbots. 

Por um lado, existem aqueles que têm uma base de conhecimento limitada e, portanto, só podem responder a algumas perguntas. Os mais interessantes, porém, são os chatbots inteligentes, capazes de aprender por meio do aprendizado de máquina.

Esta espécie entende a linguagem por meio da PLN e pode fornecer respostas mais específicas. No entanto, nossa linguagem é muito complicada e desestruturada. Muitas palavras têm significados diferentes que os humanos podem distinguir, mas isso dificilmente é possível para as máquinas 

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é usado para maquinar a linguagem natural . Os processos de aprendizado de máquina são usados ​​para discutir o conteúdo e a estrutura da linguagem. A PLN é usada não apenas para chatbots, mas também para reconhecimento de voz, verificação ortográfica e traduções automáticas.

A PLN pode ser dividida em quatro etapas: fornecimento de dados, preparação de dados, análise de texto e enriquecimento de texto. Com a PLN, o texto é dividido em seus componentes, as formas básicas das palavras e as estruturas gramaticais são reconhecidas, as posições das palavras na frase são reconhecidas e, por fim, o bot pode entender o que foi dito ou escrito. 

Áreas de aplicação dos chatbots 

Atendimento ao cliente 

Uma das áreas de aplicação mais comuns para chatbots é o atendimento ao cliente. Os bots levam a uma automação quase completa, hoje em dia vários sites de vendas usam os chatbots, até mesmo as sexyshop usam esse recurso para os clientes. 

Ao contrário dos funcionários humanos, os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia e respondem imediatamente. Se o bot não puder responder a uma pergunta com o conjunto de dados subjacente, ele pode simplesmente encaminhar a solicitação. 

Com essa tecnologia, as empresas podem economizar tempo e custos de pessoal, e os clientes obtêm uma resposta rápida e direta. Isso também reduz a carga de trabalho dos funcionários. Em vez de responder a perguntas repetitivas, você pode se concentrar em tarefas mais importantes.

Marketing 

Em marketing, os chatbots podem assumir principalmente tarefas recorrentes, como geração de leads. Frequentemente, os leads são gerados por meio de boletins informativos por e-mail ou formulários de contato. 

No entanto, ambos exigem o tempo do funcionário para preparar um boletim informativo ou processar formulários de contato. Uma variante mais simples e possivelmente ainda mais eficaz é a geração de leads por meio de chatbots. 

Isso pode ser feito por meio de aplicativos de mensagens como WhatsApp, Facebook etc. Ou por meio de um widget de bate-papo no site. O widget de chat não é apenas uma boa ferramenta de atendimento ao cliente, pois os visitantes do site podem fazer perguntas ou solicitar material informativo. 

Essa ferramenta também pode ser usada para solicitar outra opção de contato. Consultas por meio do chatbot também são um bom começo para uma empresa iniciar um discurso de vendas.

Melhorar o atendimento ao cliente por meio de chatbots também pode construir relacionamentos melhores com o cliente. Com os chatbots como canal de comunicação, os clientes não precisam esperar muito pelas respostas. 

Portanto, o contato é rápido e fácil. Assim, a satisfação do cliente aumenta e o contato é fortalecido por meio da personalização que os chatbots inteligentes podem oferecer. Os chatbots também podem realizar pesquisas para fins de pesquisa de mercado. 

Os Chatbots como suplemento terapêutico ou como amigo virtual

Em situações de bloqueio e distanciamento social, que vivemos recentemente e ainda vivemos, muitas pessoas sofrem com a ausência de amigos ou familiares. 

A solidão pode deixá-lo doente. 

Para evitar isso, existem aplicativos que fornecem a você um amigo virtual na forma de um chatbot. Claro, um bot não é um substituto real para relacionamentos interpessoais, mas como o bot inteligente continua a aprender, em algum momento ele o conhecerá muito bem e conversas interessantes podem surgir.

Os chatbots de terapia também estão no mercado. A maioria deles aponta expressamente que um aplicativo com um chatbot não pode substituir um psicoterapeuta, mas pode ser eficaz como um complemento à terapia ou simplesmente como uma ferramenta para lidar mais com você mesmo. 

Mesmo para pessoas que não podem fazer terapia por razões financeiras, esses bots são uma oportunidade de trabalharem consigo mesmos pelo menos um pouco.

Falar com um robô é ainda mais fácil para algumas pessoas do que falar com uma pessoa real. Os chatbots não julgam você, não riem ou julgam você. Eles apenas ouvem, fazem perguntas e ajudam você a aceitar seus pensamentos e sentimentos.

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