Prepare-se

Catarata é a principal causa de cegueira em pessoas

Catarata é a principal causa de cegueira

A catarata é a principal causa de cegueira no mundo, afetando em média 47,8% das pessoas. Mas, felizmente é uma doença tratável com chance de cura na grande maioria dos casos. 

Esta doença é caracterizada pela perda na transparência do cristalino, a lente natural do olho, que tem a função de fazer com que consigamos enxergar o mundo com foco e nitidez.

A catarata se manifesta de forma silenciosa, e se desenvolve gradativamente ao longo dos anos. No início é um pouco mais difícil perceber, motivo pelo qual é preciso consultar o médico periodicamente, principalmente se houver histórico familiar, mas alguns sintomas podem ser o sinal de que alguma coisa está errada. Veja alguns deles:

  • É muito comum para quem tem diabetes trocar os óculos com frequência, mas ter muitos resultados positivos quanto à melhora na visão; 
  • A sensação de não conseguir enxergar direito, porque existe uma névoa ou embasamento na visão;
  • Desenvolvimento de sensibilidade à luz;
  • Perda de autonomia, e da capacidade de realizar atividades cotidianas devido ao comprometimento da vista;
  • Em estágios mais avançados a catarata desenvolve manchas leitoras ou amareladas nos olhos.

A catarata no Brasil

No Brasil, o índice de cegueira causado pela catarata é um pouco mais alto que no resto do mundo, são uma média de 49% de pessoas atingidas, de acordo com o censo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), um número considerável, mesmo que o número de cirurgia tenha aumentado no país nos últimos 12 anos.

Uma das explicações para isso é o crescente número de idosos, que aumentou nos últimos anos, e que são o grupo da população mais afetados pela catarata, por isso é preciso estar em dia com as visitas de rotina, para que a doença não seja confundida com algo natural decorrente do envelhecimento da pessoa.

O diagnóstico da catarata pode ser feito apenas por um profissional qualificado que identifica o problema e orienta quanto ao tratamento.

Causas da catarata

Apesar da incidência de catarata ser maior nos idosos, decorrente do envelhecimento natural dos olhos, ela é considerada uma doença multifatorial, isso significa que não são apenas os mais velhos que podem ser atingidos pela doença.

Pessoas que tem diabetes, colesterol alto ou sofrem algum tipo de distúrbio ou desequilíbrio hormonal podem ser acometidas pela doença independente da idade. Isso acontece porque esses distúrbios no metabolismo favorecem o acúmulo de proteínas no cristalino.

No caso do diabetes,  por exemplo, seu descontrole faz com que os níveis de açúcar depositados no cristalino sejam mais altos e as oscilações glicêmicas dobram a chance de uma pessoa adquirir diabetes.

Outros fatores como traumas no olho, devido à socos e batidas, a exposição excessiva aos raios ultravioletas e à radiação, bem como lesões e uso inadequado de medicamentos e colírios à base de corticóides.

O uso abusivo de drogas como álcool e cigarro também são causas mais comuns para o surgimento de catarata, eles acabam prejudicando o organismo e os olhos também são afetados pelo vício.

Tratamento para catarata

O único tratamento que existe para combater a catarata é a cirurgia. É um procedimento rápido, indolor e extremamente eficiente na grande maioria dos casos.

O objetivo da cirurgia de catarata é remover o cristalino danificado do olho e substituí-lo por lentes artificiais que passarão a desempenhar a sua função.

Os riscos desse tipo de cirurgias são mínimos e é muito raro o desenvolvimento de problemas depois que as pessoas passam por ela. Mas lembre-se que é sempre importante buscar profissionais experientes que orientem sobre o que é mais indicado para seu caso.

Previna-se contra a catarata

Como é da sabedoria popular, o ditado ” prevenir é melhor que remediar” se encaixa perfeitamente nesse contexto. 

Existem muitas formas de prevenir o surgimento da catarata, e eles estão relacionados, principalmente, a mudanças simples em seus hábitos diários. Reunimos aqui algumas práticas que você pode incorporar no dia a dia e que são fundamentais para se proteger dessa doença.

  • Alimente-se bem, torne sua data mais variada e equilibrada, incorporando frutas, verduras, legumes, grãos e folhas. Alimentos ricos em vitamina C e A, além de ômega 3, são indispensáveis para manter a visão saudável;
  • Pratique exercícios físicos, eles combatem o envelhecimento precoce e fortalecem o corpo e a mente;
  • Use óculos de sol, proteger os olhos contra os raios ultravioleta é fundamental para manter a boa visão;
  • Pare de fumar, melhor, nem comece.
  • Vá a consultas periódicas ao oftalmologista, para que ele acompanhe seus olhos de perto;
  • Mantenha o diabetes sob controle.  

Se preocupar com a saúde e o bem estar deve ser prioridade e quanto mais cedo isso acontece, melhores são os resultados para evitar não apenas a catarata, mas qualquer tipo de problema ao corpo. Uma vida mais saudável é a garantia de um envelhecimento mais confortável para todos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Prepare-se

Estresse no trabalho e seu impacto na saúde

O estresse no trabalho pode gerar diversos problemas físicos, mentais e, inclusive, para a saúde…
Read more
EsportesPrepare-se

Bahia está na final da Copa do Nordeste, Vitória foi eliminado

A rodada semifinal da Copa do Nordeste de futebol, no sábado (24), definiu os finalistas da…
Read more
Prepare-se

Gucci: 8 curiosidades sobre a marca

Por ser uma das marcas de luxo mais desejadas, um dia você pode admirar um saco Gucci e no próximo…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *