
O município de Belmonte tem um novo comandante da Polícia Militar. O Capitão PM Paulo Afonso de Souza Santana Segundo assumiu o posto, substituindo o Capitão PM Robson Lago, que segue para uma nova missão na Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Licitações (CGOFL) do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A troca de comando marca o fim de uma gestão bem-sucedida de mais de quatro anos e quatro meses sob a liderança do Capitão Robson Lago, que assumiu o comando de Belmonte em junho de 2021.
Queda Histórica nos Índices de Homicídios
O Capitão Robson Lago deixa o município com um legado notável na área de segurança pública. Ao assumir, o município registrava cerca de 27 homicídios no ano. Graças ao trabalho da Polícia Militar, esse número foi drasticamente reduzido para apenas 08 homicídios registrados no ano passado.
Esse índice é um marco para a cidade, que não alcançava um número de homicídios abaixo de 10 há mais de 10 anos.
“Belmonte tem evoluído muito se comparando com os outros municípios da Costa do Descobrimento. Deixo o comando do município com a sensação de dever cumprido e sei que o Capitão PM Paulo Afonso continuará com esse avanço,” comentou o Capitão PM Robson Lago.
Histórico do Novo Comandante
O novo comandante, Capitão PM Paulo Afonso de Souza Santana Segundo, de 34 anos, traz uma vasta experiência e qualificação para a função.
Com formação em Bacharelado em Gestão de Segurança Pública e Cidadania e Pós-graduação em Gestão Pública, o Capitão Paulo Afonso possui um histórico operacional robusto, tendo servido em diversas unidades importantes:
- Comandante de Pelotão e Chefe do Setor de Operações de Inteligência na 7ª CIPM.
- Comandante de Pelotão na RONDESP SUL.
- Chefe da Seção de Suporte Operacional na RONDESP EXTREMO SUL e no 8º BPM.
- Atualmente, Comandante da 5ª Cia do 8º BPM.
Suas qualificações incluem o Curso de Formação de Oficiais (APM), VI Nivelamento da RONDESP SUL, e cursos de Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade e Noções Básicas de Licitações. Ele também é condecorado com a Medalha de tempo de serviço: 10 anos e a Medalha Marechal Argolo – Visconde de Itaparica.
A comunidade de Belmonte espera que o Capitão Paulo Afonso dê continuidade ao trabalho de excelência na segurança pública, mantendo a trajetória de redução da violência e de avanço que o município tem demonstrado.