Conhecida como a cidade onde é feita a maior festa de São João do mundo e como “A Terra da Carne-de-sol”, a imponente Campina Grande é tão importante para a economia da Paraíba quanto a capital João Pessoa.
Com 420 mil habitantes e âncora de uma região metropolitana formada por 19 municípios com 640 mil habitantes, o município é um dos principais polos industriais e tecnológicos do nordeste.
A cidade tem uma gastronomia baseada em frutos do mar, carne de sol e buchada de bode costurada, iguarias que atraem tanto os moradores quanto os turistas.
As praias são exuberantes, com águas que costumam ser azuladas, como Pitimbu e Tambaba (famosa praia de nudismo). Além disso, é possível fazer um passeio emocionante de buggy, que visitará sete praias em sequência.
Entre os pontos turísticos, estão o Parque do Povo, onde é feita a Festa Junina de Campina Grande; Shopping Campina Grande, o maior do interior do estado; Vila do Artesão, construída na antiga estação de trem da cidade; Museu de Arte Assis Chateaubriand; Museu dos três pandeiros, desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Muito além do relaxamento
Neste contexto, a cidade tem se destacado pelos altos investimentos em infraestrutura nos segmentos de saúde, beleza e bem-estar, a partir da abertura de novas clínicas e spas, que são verdadeiros oásis para quem busca relaxamento e equilíbrio físico e emocional.
As terapias alternativas estão ganhando muitos adeptos, a exemplo das massagens terapêuticas e sensuais. É fácil encontrar profissionais e clínicas pesquisando pelo termo “massagistas em Campina Grande”, por exemplo. A mais famosa das técnicas é a sueca, que realizada de forma suave e aplicada no corpo inteiro. Ela é voltada a pessoas que recentemente começaram com esta terapia, em função de sofrerem com tensões de tendões e músculos. A técnica é feita com uma combinação de movimentos longos e fluidos, na direção do coração, e circulares profundos, acompanhados com vibrações e batidas.
A massagem com pedras quentes, por sua vez, é indicada para as pessoas que têm dores e sofrem com tensões musculares ou que apenas precisam relaxar. As pedras são colocadas em determinados pontos do corpo, ajudando a melhorar o fluxo sanguíneo e aliviar a dor. Ao mesmo tempo, o massagista pode segurar uma delas e massagear diferentes partes do corpo com pressão suave.
Oriunda da Índia, a ayurvédica é uma massagem profunda, realizada com óleos vegetais e essenciais, preparados com ervas medicinais. É executada com movimentos de tração e alongamentos, estimulação de pontos e órgãos vitais. Massagistas especializados nesta técnica tem se tornado cada vez mais demandando pelo mercado.
Igualmente famoso, o shiatsu pode ser usado no tratamento de uma ampla gama de condições internas, musculoesqueléticas e emocionais. Acredita-se que reduza a rigidez muscular, estimule a pele, ajude a digestão e influencie o sistema nervoso. A técnica é usada para tratar uma ampla gama de condições crônicas, como dores de cabeça, TPM, distúrbios digestivos, fadiga, insônia, fibromialgia, estresse, ansiedade e dores musculoesqueléticas, incluindo dor lombar, pescoço e articulações.
Outra técnica muito procurada é a reflexologia, feita com a aplicação de pressão adequada em pontos e áreas específicas dos pés, mãos ou orelhas. Acredita-se que esses pontos reflexos correspondem a diferentes órgãos e sistemas do corpo, e que pressioná-los gera benefícios reais para a saúde da pessoa.
A reflexologia sustenta que um ponto específico no arco do pé corresponde à bexiga. Quando um massagista usa os polegares ou os dedos para aplicar a pressão adequada nessa área, isso pode afetar o funcionamento da bexiga.
Despertar da sexualidade e autoconhecimento
Os campinenses e os moradores da região metropolitana também têm buscado as massagens sensuais, como a sensitive, a tailandesa, a nuru e a tântrica.
A massagem sensitiva, a princípio, pode ser descrita como um conjunto de técnicas e movimentos que ativam as áreas sensíveis do corpo por meio do toque. Apesar disso, é seguro dizer que a prática vai muito além. É um momento de autocuidado e conexão com o próprio corpo.
O objetivo da prática é expandir as áreas sensíveis ao prazer e mostrar aos seus praticantes que há muito mais sensibilidade para além das partes mais “óbvias” do corpo, como a boca, as zonas erógenas e as mãos. É considerada uma técnica semelhante à massagem tântrica tradicional, com a grande diferença de utilizar as pontas dos dedos e toques suaves, em vez de movimentos vigorosos.
A massagem tailandesa, originária da Índia, existe há mais de 2.500 anos e é considerada como uma arte de cura, e inclui influências da medicina ayurvédica e tradicional chinesa. Ao contrário das massagens típicas, não envolve deitar em uma cama de massagem enquanto um massagista aplica óleo em seu corpo e amassa seus músculos e pontos de pressão.
Em vez disso, o paciente se deita totalmente vestido em um colchonete no chão enquanto um praticante usa técnicas de alongamento, puxão e balanço para aliviar a tensão, promover relaxamento e melhorar a flexibilidade e a circulação. O terapeuta usa as palmas das mãos e os dedos para aplicar uma pressão firme no praticante.
Técnica de massagem japonesa, a nuru é realizada com um ou mais massagistas, que usam uma loção de massagem incolor e inodora. Isto desencadeia fortes sensações táteis para aliviar o estresse. A terapia relaxa a musculatura, desintoxica o organismo, provoca maiores sensações de prazer e faz com que o parceiro ou a parceira sinta-se muito bem.
Bastante conhecida no Brasil, a massagem tântrica proporciona diversos benefícios aos praticantes, como o despertar da sexualidade, ajudando inclusive a resolver bloqueios de ordem emocional, visto que a técnica favorece o autoconhecimento do corpo. A técnica leva em consideração o corpo em seus pontos vitais, que são ativados durante a massagem corporal por meio de uma leve pressão de pontos específicos.