A Caixa Econômica Federal retomou, na manhã desta segunda-feira (24), os pedidos de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil em todos os canais de atendimento. O serviço estava suspenso desde as 18h da última sexta-feira (21), período em que foi feita uma manutenção programada no sistema do banco e da empresa de tecnologia Dataprev.
Após sobrecarga no sistema e uma explosão de acessos no Caixa Tem, beneficiários reclamaram na sexta-feira (21) que os pedidos de empréstimo foram cancelados. Nas redes sociais também há relatos de venda de seguro sem autorização e de demora no pagamento após a aprovação do crédito.
Na sexta-feira, o banco informou que as famílias que tiveram a concessão negada poderão refazer o pedido. Em alguns casos, é preciso ir pessoalmente ao banco para resolver pendências.
Os primeiros dez dias de liberação do crédito à população de baixa renda foram marcados por reclamações de empréstimos cancelados, dificuldade e demora na liberação do dinheiro, cobrança de taxas não esperadas e venda casada.
Segundo a Caixa, entre os dias 11 e 20 de outubro o aplicativo Caixa Tem recebeu 206 milhões de acessos. No mesmo período de setembro, foram 25 milhões.
Em nota, o banco explicou também ter recebido um volume de acessos muito superior ao planejado.
“Em volume numérico é como se quase toda a população do Brasil tivesse interagido com o banco em apenas dez dias. Mesmo assim, aproximadamente 80% de todas as solicitações feitas já foram concluídas”, disse o banco.
QUEM TEVE CRÉDITO CANCELADO PODERÁ REFAZER PEDIDO, DIZ CAIXA
Segundo a Caixa, clientes que não tiveram o pedido processado poderão refazer a solicitação pelo aplicativo.
Na quinta-feira (20), o banco enviou comunicados para os clientes por meio do aplicativo Caixa Tem. Quem teve o contrato suspenso de forma automática pode refazê-lo pelo aplicativo seguindo o mesmo processo. Já quem possui alguma pendência que precisa ser regularizada foi orientado a procurar uma lotérica ou agência da Caixa.
Na manhã da última sexta-feira, o vice-presidente da Rede de Varejo da Caixa, Júlio César Volpp Sierra, afirmou, durante um evento para a campanha de prevenção ao câncer de mama, que o banco está fazendo implementações tecnológicas para dar suporte ao sistema e conseguir atender aos clientes.
“Estamos processando os créditos e buscando a normalização para poder fazer o crédito para todas as pessoas”, disse.
QUEM PODE CONTRATAR O EMPRÉSTIMO
O responsável familiar cadastrado no Auxílio Brasil que:
– esteja recebendo o benefício há mais de 90 dias
– não tenha benefício com data de término (pela regra de emancipação, quando o beneficiário conquista um emprego formal, mas segue com direito ao benefício se a renda por pessoa da família for de até R$ 525)
– não tenha deixado de comparecer à convocação do Ministério da Cidadania para atualização cadastral
DE QUANTO SERÁ CADA PARCELA
– A prestação máxima é de R$ 160, que corresponde a 40% do benefício permanente, de R$ 400
– O empréstimo pode ser parcelado em até 24 meses
– A Caixa vai cobrar taxa de juros de 3,45% ao mês
– A parcela mínima é de R$ 15, variando conforme o valor do crédito liberado
COMO FAZER O PEDIDO PELO CAIXA TEM
Acesse o aplicativo Caixa Tem e simule quanto poderá contratar:
Clique na opção “Empréstimo”
Vá em “Simular e Contratar”
Agora, clique em “Consignado”
A simulação vai informar:
– a taxa de juros do empréstimo
– o prazo de duração do contrato
– o valor de cada parcela
– o valor que você vai passar a receber de auxílio se contratar o empréstimo
– o valor total que pagará pelo empréstimo no final
EM AGÊNCIAS, LOTÉRICAS E CORRESPONDENTES
Os funcionários das instituições financeiras devem informar ao beneficiário que deseja contratar o empréstimo:
– Valor total contratado com e sem juros
– Taxa efetiva mensal e anual de juros
– Acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários que incidem sobre o crédito contratado
– Valor, quantidade e periodicidade das prestações
– Soma do total a pagar ao final do empréstimo
– Data do início e fim do desconto
– Valor líquido do benefício restante após a contratação
– CNPJ da agência bancária ou do correspondente bancário
– Valor da comissão paga aos terceirizados contratados pelas instituições financeiras para a operacionalização da venda do crédito