O “Dia D de Mobilização Contra a Dengue” acontece neste sábado (2) em todas as 27 Unidades da Federação. A ação do Governo Federal une estados e municípios para mobilizar o poder público e toda a sociedade para a prevenção da doença e da eliminação dos focos da dengue.
O Ministério da Saúde anunciou o movimento na última terça-feira (27), quando haviam 195 mortes por dengue no Brasil desde o começo do ano. Hoje, apenas quatro dias depois do anúncio, o país contabiliza 258 mortes por dengue e mais de um milhão de casos.
À frente do projeto, a ministra da Saúde Nísia Trindade cumpre agenda no município de Serra, no Espírito Santo. Em declaração, a ministra frisou a importância de todos os estados estarem alinhados no combate ao mosquito Aedes aegypti.
“O Dia D é fundamental para essa unidade que construímos aqui. Eu acho que nenhum estado poderá estar fora desse esforço. Se há uma coisa que deve nos unir no Brasil, e isso, na minha visão, é política com P maiúsculo, é mostrarmos essa unidade para a população, que Governo Federal, governos estaduais, prefeituras podem e devem trabalhar juntos nessa ação. Vamos estar, de fato, unidos contra a dengue”, disse a ministra.
O que esperar do ‘Dia D’
A iniciativa conta com a participação ativa de agentes de saúde, membros de todas as instituições públicas, influenciadores digitais, veículos de comunicação e atores locais para conscientizar a população sobre características da dengue e procedimentos de prevenção.
Dia D no estado de São Paulo
O estado de São Paulo, que registra mais de 300 mil casos e 23 mortes por dengue, promoveu um Dia D de Mobilização Estadual já a partir da sexta-feira (1). A ação, que abrangeu todos os 645 municípios paulistas, mobilizou funcionários de escolas, profissionais da área da saúde, a Defesa Civil do estado e até o Exército.
Além das ações em campo que aconteceram ontem, o governo estadual lançou o portal Dengue 100 Dúvidas, no qual lista as perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya feitas nos buscadores da internet. A ferramenta também aponta mitos que têm circulado por meio de fake news (informações falsas).
Porto Alegre
As atividades de combate à dengue nas zonas Sul e Norte de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, serão intensificadas neste sábado (2) como parte do Dia D de combate à dengue, mobilização nacional anunciada no começo desta semana pelo Ministério da Saúde.
Com ações já previstas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lideranças comunitárias e representantes de outros órgãos da cidade, acompanhados de agentes de combate a endemias, agentes de fiscalização e técnicos e profissionais da SMS, irão visitar bairros da abrangência da Coordenadoria Norte de Saúde, além da região do bairro Cristal.
Grávidas em alerta
Os casos de dengue em gestantes aumentaram 345,2% nas primeiras seis semanas deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde, que constam no Manual de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Dengue na Gestação e no Puerpério.
Em 2023, foram 1.157 diagnósticos de dengue em grávidas nas seis primeiras semanas, já neste ano são 5.151.
Vacinação no Rio não avança
Somente 18% das crianças de 10 e 11 anos foram levadas por seus responsáveis às unidades de saúde da cidade do Rio de Janeiro para receber a vacina contra a dengue. Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, na primeira semana de vacinação contra a doença, apenas 25.317 doses foram aplicadas, o que corresponde a menos de 20% das 140 mil recebidas em 22 de fevereiro.
O Rio de Janeiro vacina nesta etapa crianças e adolescentes de 10 a 11 anos, e a Secretaria de Saúde convoca os responsáveis a comparecerem com eles nos postos de saúde para protegê-los contra a doença.