
O Brasil possui a segunda maior reserva desses minérios no mundo, cerca de 25 milhões de toneladas, ficando atrás apenas da China, que conta com uma reserva de 45 milhões de toneladas – além de ser o maior exportador desses minérios.
Uma discussão reacendida pela disputa global é a busca por Terras Raras – elementos que hoje movem a tecnologia global, de celulares a carros elétricos – e que estão ali, silenciosamente guardados.
Onde estão localizadas as reservas de terras raras no Brasil?
As principais reservas de terras raras no Brasil estão concentradas em estados como Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Bahia e Sergipe.
No caso da Bahia, esse padrão não é diferente: parte do interior baiano possui reservas exploradas por empresas, sobretudo em municípios como Belmonte, Jequié, Ubaíra, Jiquiriçá e Prado.
Em Belmonte o depósito de areia silicosa de alta pureza no distrito de Santa Maria Eterna possui grandes reservas com especificações que o credenciam para utilização em diversas aplicações, tais como: indústrias de vidros planos transparente; recipientes para cosméticos; vidros para células fotovoltaicas de alto desempenho; indústrias de vidros para automóveis; produtos químicos (silicato de sódio, tetracloreto de silício e seus sub-produtos como sílica, silica gel e silica fundida), etc.
Estima‐se que a região abriga recursos totais da ordem de 100 milhões de toneladas de areia de alta pureza.