ASCOM/BELMONTE
É um evento com ênfase no município de Belmonte, cuja realização se dá todos os anos no dia 19 de janeiro, em homenagem a São Sebastião, na Praça São Sebastião. A festa remonta o período colonial. Segundo os historiadores, a puxada do mastro é uma espécie de penitência em que se clama aos santos proteção contra todos os males que afligem a humanidade. Durante o percurso do Mastro até a Praça de São Sebastião onde ele é erguido, é comum ver várias pessoas se esforçando ao máximo para conseguir arrancar algumas folhas que envolvem o mastro, pois segundo a tradição os banhos feitos das folhas purificam o corpo e o espirito.
Após o mastro ser erguido no centro da Praça os Boi-duros realizaram suas apresentações. Sob a organização da Prefeitura Municipal de Belmonte, através da Secretaria de Turismo e Cultura, o local recebeu estrutura para que as apresentações ocorressem em segurança e garantissem a diversão e alegria do público e participantes.
Sob a locução de Laercio o evento contou com a presença do Prefeito Bebeto Gama, do Presidente do Legislativo Luluca da Ambulância, secretários municipais e vereadores.
“Quero deixar meus agradecimentos a todos os participantes e organizadores dos boi-duros que se empenharam para continuar enaltecendo a cultura de nossa cidade através destas belíssimas apresentações realizadas nesta noite. Os boi-duros valorizam as raízes de nossa tradição, com sentimento de alegria por ver que a cultura de nosso município esta cada vez mais forte.” Disse o gestor Bebeto Gama
O espaço ficou pequeno para o imenso número de pessoas que se fizeram presente. O primeiro a abrir as apresentações foi o boi garantido, em seguida boi da vila, Boi da cara Preta e Boi Barão. Em cada verso entoado, cada bicho que se apresentava era chuva de aplausos.
CONFIRA NO VÍDEO A APRESENTAÇÃO COMPLETA DO EVENTO: