BK2

BOI DURO, CULTURA FOLCLÓRICA DE BELMONTE

A cultura de Belmonte-BA é enriquecida todos os anos com o tradicional “Boi duro”. Passado de geração em geração, o Boi duro belmontense é  uma adaptação do bumba-meu-boi originado do século XVIII.

A festa se inicia na primeira semana de janeiro para comemorar a festa de Reis, que se estende com desfile pelas ruas e apresentações nas casas  até o final de janeiro na festa em homenagem a São Sebastião.

O que diferencia o Boi duro do Bumba meu boi é a implementação de alguns personagens como a loba, o carneiro, a onça, o tatu, o dourado, a boneca, as lavadeiras, a baiana e outros – o mais esperado da apresentação é que o Boi, rodeado pelos vaqueiros, seja domado.

Seguindo essa tradição, durante este final de semana o boi duro reverberando toda sua magia fez a alegria de belmontenses, visitante e turistas. Sob o comando de Wanderson George, o boi duro teve sua concentração no bairro da Biela e de forma bem tranquila e organizada, centenas de pessoas tomaram conta das principais ruas da cidade num misto de muita emoção e encanto para apreciar a mais tradicional manifestação cultural da cidade.

Parabenizamos a todos que se engajam e lutam diariamente para não deixar que a cultura do nosso povo fique esquecida e que acima de tudo, acreditam no seu poder de transformação social para nossos jovens belmontenses.

Sair da versão mobile