Boas energias: veja dicas de Feng Shui para banheiros

Boas energias: veja dicas de Feng Shui para banheiros

Você sabia que o local em que você coloca determinado objeto ou móvel pode afetar sua relação com o ambiente? Pelo menos é o que acreditam os adeptos do Feng Shui.

Sim, a forma como você escolhe a decoração do banheiro, da sala ou do quarto pode mexer com suas emoções e vibrações.

Essa prática pseudocientífica teve início há mais de 4 mil anos na China Antiga, época em que as pessoas acreditavam ser parte do Universo. Tal posicionamento colocava a natureza sempre em estado de preservação primária.

Alguns estudos antropológicos e arqueológicos revelam que essa prática também era comum na Índia, há pelo menos 5.500, porém levava o nome de vastu shastra, ou, como pode ser traduzido livremente, ciência das construções.

Mas, afinal, do que se trata o Feng Shui? Responderemos a seguir, com dicas para você harmonizar seu banheiro e deixar que as energias fluam positivamente pelo espaço.

Feng Shui e a decoração

O Feng Shui envolve estudos de topografia, clima, ambiente, recursos naturais e até a direção dos ventos e das águas do local. Isso porque parte da crença de que o homem, bem como toda a natureza ao seu redor, estão interligados.

Sendo assim, a posição dos objetos e móveis da sua casa devem estar alinhadas, para que toda e qualquer energia transeunte seja capaz de seguir seu fluxo.

Cromoterapia e aromaterapia também trazem fundamentos que dialogam muito com o Feng Shui, pois a escolha adequada de cores para o ambiente e o cuidado com os cheiros podem tornar o espaço mais agradável, liberando qualquer energia ruim.

Então, se você sentiu o clima carregado ou um cansaço excessivo ao chegar em casa, pode ter a ver com a disposição dos elementos que compõem o ambiente. Confira dicas para organizar melhor o espaço.

Acúmulo de objetos

Preste atenção ao excesso de objetos no banheiro. O acúmulo bloqueia emoções e muitas vezes passa a sensação de caos ao ambiente.

Para ajudar na arrumação, prateleiras e caixas organizadoras podem tirar da vista itens que estejam espalhados, liberando espaço tanto no cômodo quanto na mente.

Veja o que realmente é necessário estar ali e não guarde objetos quebrados. De acordo com o Feng Shui, eles atraem vibrações baixas. Não fique esperando o dia em que vai consertá-los. Aprenda a encerrar ciclos para que o novo possa chegar.

Use cristais

Seja em seu formato bruto, lapidado ou até mesmo itens feitos de cristais, eles são ótimos para, além de decorar o ambiente trazendo frescor, equilibrar energias do banheiro.

Ametista, citrino, ágata, quartzo rosa ou verde, entre tantos outros, com suas respectivas cores, podem tornar o ambiente mais aconchegante, saudável e fluido.

Pedras possuem qualidades físicas e químicas que ajudam aqueles que têm contato com elas, indo muito além de qualquer crença. O quartzo, por exemplo, foi usado na primeira transmissão de rádio, por possuir moléculas com frequência de energia.

Espelhos

O Feng Shui encara espelhos como chamarizes para energias positivas, afastando as negativas e, de quebra, nos banheiros, podem torná-los ainda maiores.

Há quem diga também que os espelhos ajudam a limpar a mente, mas é importante que não tenham pontas cortantes.

Deixe o espaço arejado

Ao reformar ou construir o banheiro, opte por janelas grandes, que permitam a passagem de ar e entrada de luz.

Com o ar circulando, o vapor do banheiro e os odores relacionados à umidade sairão, bem como energias que fiquem acumuladas.

A entrada da luz trará amplitude e vida para dentro do espaço. Plantas também são ótimas para equilibrar o espaço.

Use o amarelo na decoração

Uma parede, azulejos ou até mesmo os itens que vão no lavatório ou nas prateleiras na cor amarela ajudam a neutralizar energias negativas.

Além disso, o amarelo também traz leveza e alegria ao ambiente e é fácil de conseguir combinar com outros elementos do banheiro.

Aproveite essas dicas e torne sua casa o lugar mais agradável do mundo para se estar.