
Nesta quarta-feira, 17 de junho o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizaram a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social.

A Conferencia 2025 Trouxe como temática: “Construção, Proteção Social e Resistência”, celebrando os 20 anos do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.
A conferência foi realizada no Espaço de Eventos da Colônia de Pescadores Z-21 e contou com a participação do CRAS, CREAS, demais equipamentos da Assistência Social e seus respectivos coordenadores, conselheiros municipais, autoridades locais e dos usuários do SUAS.

O evento teve como cerimonialista Samuel Pereira que deu boas vindas aos participantes da conferência, convidando as autoridades para a formação da mesa. Em seguida o Hino Nacional e Hino de Belmonte foram apresentados pela Filarmônica Lyra Popular.

Com a presença do Prefeito Municipal Iêdo Elias, a usuário do Serviço de Assistência Social, Crispina Dalva Cardoso Santana que fez a fala de abertura com a acolhida aos participantes.

O Prefeito Iêdo Elias e a Vice-prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social Alice Maria de Britto destacaram a relevância da conferência às tratativas das políticas públicas de melhorias aos serviços de assistência social.

Claudio Henrique Rocha Teodoro, falou em nome do Sistema Único de Assistência Social.

Odair Paixão Reis presidente do Conselho Municipal de Assistência Social ressaltou o protagonismo dos participantes na conferência.

A conferência também foi marcada pela presença da vereadora Evellyn Morena, que reafirmou o compromisso da Câmara Municipal com a promoção de políticas públicas de assistência social, garantindo que a atuação do município esteja alinhada com as necessidades da população.

O Secretário Executivo Marlon Cruz fez a leitura do Regimento Interno da Conferência que foi aprovado pelos conferencistas.

A palestra sobre o tema gerador ficou sob a responsabilidade da Flaelma Almeida da Silva, no segmento da temática: “Construção, Proteção Social e Resistência”, celebrando os 20 anos do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

O processo conferencial foi organizado em cinco Eixos e as propostas discutidas em grupos e aprovadas em plenária serão levadas pelos delegados escolhidos pelos participantes):

Representante do Governo: Titular, Maria Aparecida Rocha Lopes, Suplente: Juliana Santos Barbosa, Sociedade Civil: Titular, Pedrina Rodrigues Reis, suplente Pedro Geraldino dos Santos Filho, à Conferência Estadual de Assistência Social será realizada de 30 de setembro a 2 de outubro de 2025.





































































