A poucos dias do início oficial do Carnaval, o setor de bares e restaurantes se prepara para
receber os foliões com expectativa elevada. De acordo com dados recentes divulgados pela
Abrasel, a perspectiva é de um movimento positivo nos estabelecimentos durante as
festividades; cerca de 75% dos empreendedores esperam faturar mais que em 2023.
Empreendedores de diferentes regiões do Brasil compartilham da confiança pelo aumento do
faturamento do setor durante o Carnaval. No Maranhão, por exemplo, tradicionalmente
conhecido por suas festividades, os empresários locais estão investindo em estratégias para
atrair tanto os moradores do estado quanto os turistas que viajam para curtir o feriado.
A proprietária do restaurante Don Irdara, no Maranhão, Camila Di Minda, afirma que em São
Luís, capital do estado, o pré-carnaval já tem feito a diferença. Desde então, os empreendedores
do setor vêm optando por alternativas para garantir e manter o aumento nas vendas.
“A expectativa é de crescimento no faturamento. Os bares e restaurantes estão com
programações de blocos e eventos especiais para atrair os clientes, principalmente turistas”,
reforça Camila.
Em Salvador (BA), um dos destinos favoritos do Carnaval no país, a expectativa dos
empreendedores dos bares e restaurantes é especialmente alta. Com a retomada do turismo, os
estabelecimentos na capital baiana recebem um grande fluxo de visitantes e, para atender os
clientes, os estabelecimentos optaram por estender o horário de funcionamento, por exemplo.
É o que reforça o proprietário do Boteco do Caranguejo, Angelo David. O empreendedor já
está há mais de 30 anos no mercado e afirma que Salvador vive um ano atípico.
“Nos últimos anos, as pessoas começaram a buscar opções de bares e restaurantes para
aproveitarem a data. Pensando nessa busca do público, os nossos estabelecimentos estarão
abertos de 11h até às 3h, com programação especial. A intenção é aproveitar a alta do turismo;
nossa expectativa é de um crescimento de faturamento de, aproximadamente, 20% em
comparação aos finais de semana normais” revela Angelo.
Já em Belo Horizonte, os empreendedores do setor também estão otimistas. A cidade tem
vivenciado um aumento no turismo durante os dias de folia e os empresários locais destacam a
importância de inovação e criatividade para conquistar a preferência dos consumidores no
período festivo.
Para a proprietária do Bar do Bolão, Karla Rocha, a principal dica é garantir agilidade para os
clientes. “O folião não quer perder tempo com atendimentos e serviços demorados. Por isso,
estamos investindo em almoços práticos que possam atender o público com agilidade e
qualidade.”, conta Karla.
Os foliões já se movimentam para iniciar a folia. A designer Paola Gusmão é do interior de
Minas Gerais e passará o Carnaval em Belo Horizonte. Para ela, as expectativas para aproveitar
a data também são altas; a mineira está em busca de blocos de ruas e boas opções de bares e
restaurantes.
“O Carnaval é minha data favorita do ano. É o momento em que aproveito para conhecer novas
pessoas, mas principalmente novos estabelecimentos. Escolhi Belo Horizonte por sua
diversidade de bares e restaurantes, e minha intenção é conhecer novos pratos e sabores na
capital”, revela Paola.
O comportamento dos foliões reflete nos índices. De acordo com o mesmo levantamento da
Abrasel, a média de aumento no faturamento esperado é de 15% em comparação ao ano anterior
e de 17% quando comparado a um fim de semana típico.