
Na manhã de hoje, conversamos com os proprietários de uma balsa situada na localidade conhecida como “Itapoan” no município de Salto da Divisa – MG, que está servindo como desvio para os motoristas que precisam se deslocar nos sentidos norte-sul via BR 101 do estado da Bahia e que estão enfrentado diversos problemas devido o bloqueio da Ponte sobre o Rio Jequitinhonha que está interditada.

Segundo os irmãos Orley e Lú Silva, a balsa transporta 6 automóveis de cada vez, funcionando das 06:00h às 18:00h. Cada condutor para R$ 40,00 pela travessia, que sai de meia em meia hora. A embarcação OFS Pirapora 1, leva caminhonetes e veículos de passageiros. Caminhão não são transportados.

Pelo desvio da Balsa do Itapoan, que atravessa o mesmo rio Jequitinhonha, os motoristas precisam pegar uma via de estrada de chão que fica a 42 KM de Itarantim para quem quer seguir sentido a Itabuna. Já para quem quer ir sentido a Eunápolis, a balsa fica a cerca de 44 km da BR 101 no trevo Itagimirim. São 02 Km de estrada de chão até Salto da Divisa e o restante via asfalto BR 367 também conhecida como BA 275.
ENTENDA MAIS:
Entrando pela BR 101 no trevo de Itagimirim-BA, sentido à esquerda, uma entrada de asfalto de 42km liga a Salto da Divisa-MG. A cerca de 02 km da cidade, seguindo sentido a Almenara, está o acesso à balsa. Já pelo trecho da Bahia, o condutor deve entrar por Itarantim e percorrer 40 Km de estrada de chão, mas sem atoleiro, até a balsa.
COLABORAÇÃO: DANILO BONFIM