Porto Seguro

Baleia jubarte de 12 metros é encontrada morta em praia de Porto Seguro; manchas de óleo e tonel aparecem na região

Uma baleia jubarte de 12 metros de cumprimento foi encontrada morta na praia de Pitinga, que fica no distrito de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, extremo sul da Bahia. O animal era uma fêmea, adulta, e foi visto por banhistas na faixa de areia, na tarde segunda-feira (29).

Equipes da Secretaria do Meio Ambiente do município estiveram no local e colheram amostras de tecido do animal, para identificar a causa da morte. Entretanto, na manhã desta terça (30), a baleia encalhada seguia na areia, devido ao peso, estimado entre 25 a 30 toneladas.

Este foi o 25º caso de encalhe na Bahia nesta temporada de reprodução animal, segundo o Projeto Baleia Jubarte.

O número é considerado elevado por pesquisadores. Entre os meses de agosto e novembro, as jubarte se deslocam para o litoral brasileiro, para terem filhotes em águas mais quentes.

Tonel e manchas de óleo

Ainda em Porto Seguro, um tonel de metal foi encontrado na praia de Jacumã, na tarde segunda-feira (29). A previsão é de que o material, com estrutura bastante enferrujada, seja retirado do local nesta terça-feira (30).

Tonel de metal foi encontrado na praia de Jacumã, em Porto Seguro. | Foto: Reprodução/Tv Santa Cruz.

Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do aparecimento do tonel. Técnicos da fiscalização do Meio Ambiente do município farão a análise do material, e investigarão se há relação com a incidência de óleo nas praias das orlas sul e norte de Porto Seguro encontradas na quinta-feira (25).

A Marinha do Brasil informou que, além da orla de Porto Seguro, os resíduos apareceram também nas praias de Arraial D’Ajuda e em Cumuruxatiba. O material foi coletado e encaminhado para análise.

Amostras de manchas de óleo foram recolhidas para análise. | Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Segundo a prefeitura de Porto Seguro, a suspeita é de que as manchas podem ser as mesmas causadas pelo óleo que atingiu a costa brasileira há quase três anos. As primeiras aparições foram vistas na Bahia em outubro de 2019.

Contudo, a Marinha e a Prefeitura de Porto Seguro não informaram se há possibilidade de relação entre os animais encontrados mortos e as manchas de óleo encontradas nas praias.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Porto Seguro

Diversidade e fé: Porto recebe nomes religiosos no congresso da nação

O Congresso Resgate da Nação, um dos principais eventos religiosos do Brasil, abriu sua 25ª…
Read more
Porto Seguro

‘Globo Repórter’ faz aventura histórica no Sul da Bahia

Cercado de belezas naturais e paisagens deslumbrantes, o Sul da Bahia encanta visitantes de todo o…
Read more
Porto Seguro

Entrega de Centro de Educação Profissional garante futuro promissor para estudantes de comunidade de Porto Seguro

Durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município de Porto Seguro, neste sábado…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: