A Bahia foi o estado do Nordeste que registrou o maior número de tremores de terra no mês de abril, segundo o boletim do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/Ufrn), divulgado na terça-feira (2). De acordo com o estudo, a Bahia teve 16 tremores de terra no mês, em 11 municípios. No ranking, o segundo lugar foi ocupado pelo Ceará, com 11 tremores.
As magnitudes de abril na Bahia variaram de 1.3 mR a 2.5 mR, sendo a maior registrada na cidade de Ipiaú, no dia 18. A magnitude mede a potência de um terremoto pela energia que ele libera em seu epicentro e é determinada pelas leituras dos sismógrafos.
Os municípios baianos que registraram tremores de terra foram:
– Jacobina e Jaguarari com três eventos cada;
– São Miguel das Matas com dois sismos;
– Aiquara, Lafaiete Coutinho, Ipiaú, Boa Nova, Macucuré, Itajuipe, Jequié e Iramaia com um sismo cada.
– Em Jaguarari e Jacobina, os tremores foram registrados nos dias 27 e 28, respectivamente. Não há informações se moradores da localidade sentiram o abalo.
Já no caso de São Miguel das Matas, os moradores sentiram os dois tremores, que aconteceram no mesmo dia, mas não há informações se houveram prejuízos causados por eles.
O Labsis, responsável pela pesquisa, é vinculado à Rede Sismográfica Brasileira (Rsbr) organização responsável por monitorar a sismicidade do território nacional.
Dicas de segurança
O Labsis informou ainda dicas de segurança importantes de como agir durante um terremoto. Confira abaixo:
– Proteja-se. Quando sentir um terremoto, proteja-se sob uma mesa ou mesa resistentee use uma almofada para proteger a cabeça de objetos que caiam.
– Uma vez que a agitação pare, verifique se há fontes de fogo e apague-as ou desligue-as (incluindo fornos a gás).
– Procure manter a calma e evitar objetos caídos ou quebrados. Além disso, fique dentro de casa para evitar a queda de objetos, como placas na frente dos prédios, se possível.
– Abra uma porta ou janela para poder escapar, se necessário. (As portas e janelas podem ficar empenadas e emperradas se a fundação do edifício se deslocar muito.)
– Se estiver do lado de fora, tente ficar longe de paredes, portões ou qualquer objeto que possa tombar.
– Em caso de perigo de incêndio ou tsunami, dirija-se a uma área de evacuação designada. Parta para terrenos mais altos se estiver na costa.
– Obtenha informações precisas e oficiais e siga as instruções. (Em 2011, houve uma enxurrada de informações imprecisas que se espalharam online após o terremoto.)
– Em caso de evacuação, certifique-se de desligar o disjuntor e a rede de gás em seu escritório ou casa antes de sair, se o tempo permitir.
Foto: Labsis/Blog Edenevaldo Alves