A Antonov AN-225 Mriya, o maior avião comercial de transporte da atualidade, voltou a ganhar o céu após 10 meses desde seu último pouso. As informações são do portal Aeroin.net.
O mundialmente famoso gigante avião tem seis motores e 32 rodas para darem conta da operação de seus 84 metros de comprimento, 18,1 metros de altura, 88,4 metros de envergadura e 285 toneladas de peso vazio.
Com seu peso máximo de decolagem de 640 toneladas, o AN-225 pode levar 250 toneladas de carga a bordo, quase o dobro do próximo modelo de maior capacidade no mundo, o Antonov AN-124 Ruslan de 150 toneladas.
A aeronave, um único exemplar do modelo, produzida em 1985 pela União Soviética para transportar o ônibus espacial Buran em suas “costas”, havia voado pela última vez em 3 de agosto do ano passado, de Tel Aviv, em Israel, para a base da Antonov Airlines em Kiev, na Ucrânia.
O gigante avião de 6 motores e 32 rodas é registrado voando após 10 meses – Foto: Myroslav Kaplun Photogrphy
Não há informações sobre o motivo de uma parada tão longa da aeronave, que pode ter sido motivada tanto por uma manutenção periódica de grande complexidade quanto por uma ausência de contratação pelos serviços especiais do gigante.
Segundo o registro de hoje do FlightRadar24, o Antonov 225 decolou por volta das 11h00 UTC (08h00 do horário de Brasília) para um voo local, que durou cerca de uma hora e atingiu até 33 mil pés de altitude antes de retornar a Kiev, possivelmente para um teste após o longo período fora de operação.