Marketing Digital

Aprenda a mensurar os seus resultados de tráfego orgânico

Quem trabalha com marketing sabe que existem duas formas de adquirir tráfego: através do pago, fazendo com que a sua empresa apareça para os usuários comprando espaços publicitários como anúncios e links patrocinados, e do orgânico, que possui uma abordagem natural, fazendo com que o consumidor chegue até a sua empresa usando algumas ferramentas estratégicas como é o caso do SEO. 

Ambos os conceitos são ótimos e se bem aplicados, trazem resultados surpreendentes, mas existem claras diferenças entre eles, inclusive na mensuração de resultados. Enquanto o tráfego pago tem uma metrificação mais simples e geralmente disponível na própria ferramenta, o tráfego orgânico possui algumas dificuldades de mensuração. Afinal, como saber quantas pessoas estão acessando seu site de forma natural?

Essa não é uma tarefa simples como se estivesse colando etiquetas adesivas personalizadas nos principais pontos, mas também não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Para ser bem executada, é preciso ter estratégia e é exatamente isso que iremos ver no texto de hoje. 

A seguir, iremos te ensinar como mensurar os resultados do tráfego orgânico de forma inteligente, fazendo com que você obtenha os números certos vinculados a esse conceito, bora conferir? Então vamos lá!

Entenda o que é o tráfego orgânico

Para conseguir mensurar o tráfego orgânico o primeiro ponto que você deve saber é o que ele significa. Muitas pessoas confundem o orgânico com o pago e não sabem afirmar com precisão, de onde chegam os visitantes que entram no seu site. 

Em suma, podemos descrever o tráfego orgânico como qualquer visitante que acesse a sua página de forma natural. Ou seja, sem a necessidade de anúncios ou qualquer outro de mídia paga. Alguém que clica no seu link após uma pesquisa no Google, acessa seu site através das suas redes sociais ou abre sua página pelo e-mail é considerado um visitante orgânico, isso porque acessou seu site de forma natural.

Existem várias formas de gerar tráfego orgânico. A mais famosa é utilizando o chamado SEO para otimizar a página e aparecer no topo das plataformas de busca. Mas e para mensurá-lo? Abaixo, listamos algumas dicas que irão te ajudar nessa jornada. 

Crie uma estratégia de medição

O primeiro passo para mensurar os seus resultados de tráfego orgânico é justamente criando uma estratégia concisa de medição. Procure compreender como é possível fazer a sua mensuração e estabeleça um planejamento para mensurá-los. 

Procure criar um conceito funcional de coleta de dados frequente. Crie uma planilha de anotações, adicione as táticas que serão usadas e tenha tudo detalhado e bem separado como se estivesse usando um flow rack com divisórias. 

Separe as principais métricas

Com uma estratégia criada, é preciso compreender quais são as principais métricas de mensuração de resultados dentro do tráfego orgânico. Essas métricas ou também conhecidos como KPIs, irão te trazer indicadores e dados específicos sobre uma determinada ação, e ajudarão a te guiar para entender melhor o resultado final. 

Dentro do tráfego orgânico, existem algumas métricas que podem ser utilizadas e vão te ajudar na sua jornada, como as impressões orgânicas. Que se refere ao número de vezes que o usuário viu sua página na web, a taxa de CTR, que é a quantidade de vezes que as pessoas viram seu link antes de clicar, a taxa de cliques, que é o número de acessos que ela teve. 

Também temos a taxa de rejeição, que aponta quantos usuários entraram na sua página sem fazer nenhuma ação, o número de visualizações da página e o número de visitantes únicos. Procure estudar bem cada um desses KPIs, entender o que eles representam para poder aplicá-lo na sua página. 

Visitantes únicos, origens das visitas e taxas de rejeição

Entre os principais e basicamente imprescindíveis em qualquer estratégia de medição de tráfego orgânico temos os visitantes únicos, as origens das visitas e a taxa de rejeição. Através do primeiro, é possível entender quantas pessoas individuais estão entrando na sua página. Isso é ótimo para medir a sua audiência e compreender o real impacto da sua empreitada. 

Vamos supor que uma pessoa está muito interessada na sua junta rotativa e já acessou mais de 10 vezes seu site. Ao invés de contabilizar como um tráfego de 10, ele contabiliza um único visitante, que acessa com frequência, isso faz com que você tenha controle da sua real audiência e quantas pessoas de fato, acessam sua página. 

A origem das visitas te ajuda a compreender o caminho seguido pelo usuário até alcançar sua página. Isso faz com que você saiba quais estratégias orgânicas estão ou não trazendo resultados, quais mudanças podem ser feitas e no que investir para ter ainda mais sucesso. 

Por fim, a taxa de rejeição aborda aqueles usuários que não realizaram nenhuma ação na sua página, ou seja, tiveram o seu acesso mas depois simplesmente não navegaram por ela. Isso ajuda a entender melhor o que sua página está fazendo de errado, sua atratividade e o que fazer para mudá-la. 

Também vale mencionar o CTR, que te ajuda a compreender o número de cliques nos links de acordo com o número de exibições. Te trazendo métricas vinculadas aos links disponíveis e como eles são vistos pelos usuários. 

Estabeleça um cronograma para a sua medição de tráfego

Agora que você já conhece os KPIs, definiu quais serão utilizados, e já tem uma estratégia compacta, é o momento de estabelecer um cronograma para medir seu tráfego orgânico. Diferente do pago, aqui as coisas funcionam de forma muito mais manual, então separe um dia para que consiga medir seu tráfego. 

Recomendamos que fique de olho diariamente no número de novos visitantes do seu site e nas métricas que citamos acima para obter controle e compreender melhor seus resultados. Caso não consiga, essa ação deve ser feita a cada 3 dias ou no mínimo, duas vezes na semana.

Sempre que medir seu tráfego orgânico realize suas anotações. Faça comparativos com períodos próximos e mantenha sempre um controle muito bem aperfeiçoado em volta do seu tráfego. 

Utilize ferramentas para ajudar durante a sua jornada de tráfego

Que tal usar a tecnologia ao seu favor para mensurar resultados orgânicos? Existem diversas plataformas que podem ser excelentes na sua jornada de atrair mais usuários como se estivesse usando um ímã de ferrite

Entre as principais, podemos destacar o Google Analytics, a Moz, SE ranking, Sem Rush e o Google Search Console. Pesquise por cada uma delas, entenda suas funcionalidades, e invista naquilo que achar melhor. 

Gostou do texto de hoje? Então, deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo. Até a próxima!

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Marketing Digital

O Poder do Funil de Vendas: Como Construir e Otimizar um Processo Eficiente para Capturar e Converter Leads

No mundo do marketing digital, o funil de vendas desempenha um papel fundamental no processo de…
Read more
Marketing Digital

7 Estratégias de SEO para aumentar as vendas online

Deseja aumentar o número de vendas em sua loja online ou e-Commerce? Confira quais as 7…
Read more
Marketing Digital

Marketing de Conteúdo: Aprenda passo a passo

No vasto mundo digital de hoje, onde a atenção do consumidor é um recurso escasso e valioso, o…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: