Mundo

Após ataque, Médicos Sem Fronteiras suspende atividades em El Salvador

Organização afirmou que retomará operações quando ataques forem esclarecidos e houver segurança para equipes

A organização internacional MSF (Médicos Sem Fronteiras) manteve as atividades suspensas em El Salvador após o anúncio da prisão de quatro suspeitos de atacar uma equipe em Ilopango, próxima à capital San Salvador, no domingo (31).

Segundo a polícia salvadorenha, entre os suspeitos detidos está um menor de idade. O órgão afirmou ao jornal “Diario El Salvador” que continua a investigação para apurar sua responsabilidade no caso.

Os detidos seriam parte do grupo armado que parou o veículo da Médicos Sem Fronteiras quando os profissionais iam atender uma chamada urgente por volta das 3h da manhã no horário local – 6h no horário de Brasília.

Um médico, um motorista e auxiliar de enfermagem foram forçados a deixar o veículo, interrogados, ameaçados e agredidos. Eles conseguiram fugir e alegam ter sofrido ferimentos leves. As razões para o ataque não estão esclarecidas.

A Médicos Sem Fronteiras interrompeu as atividades no país até que o incidente seja apurado e o governo garanta a segurança das equipes, disse a agência em comunicado. Essa é a primeira vez que a organização suspende suas atividades desde o início das operações em El Salvador, em 2018.

Zonas vermelhas

Em El Salvador, a MSF atende as áreas conhecidas como “Zonas Vermelhas” nas regiões metropolitanas de San Salvador e Soyapango. Nos dois locais, guerras entre gangues inviabilizam o acesso a serviços básicos de saúde e primeiros socorros.

“Só em Soyapango existem mais de 190 Zonas Vermelhas”, relatou o coordenador da MSF em El Salvador, Luis Romero. “Quando seus moradores ligam para os postos de saúde, as equipes desligam o telefone ou dizem que não atenderão a urgência”.

O presidente salvadorenho, Nayib Bukele, condenou o ataque. Além do atendimento, a organização humanitária apoia vítimas de violência que precisam de cuidados médicos e psicológicos. O serviço opera 24 horas por dia, sete dias por semana. Fonte a referência

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Mundo

Descubra a Ordem Correta: Tradução Juramentada ou Apostilamento? Saiba o que Fazer Primeiro!

A globalização trouxe consigo a necessidade crescente de validar documentos estrangeiros para uso…
Read more
Mundo

O QUE SE SABE SOBRE ACIDENTE DE HELICÓPTERO QUE LEVAVA PRESIDENTE DO IRÃ

Um helicóptero que fazia parte do comboio que transportava o presidente do Irã se envolveu em um…
Read more
Mundo

Quais são as limitações de um VPS?

Ao escolher um servidor VPS Brasil barato, é fundamental estar ciente das limitações que você…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: