Os candidatos ao cargo de prefeito do município de Belmonte tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas e debater as principais demandas relacionadas ao setor da educação na manhã desta quinta-feira, 19 de setembro numa sabatina promovida pela APLB Sindicato.
A professora Rita Marla fez a abertura do evento e destacou a oportunidade de levar as principais reivindicações da categoria aos prefeituráveis. “Agradeço aos colegas e todos os candidatos que aceitaram estar aqui conosco na nossa primeira sabatina da educação. Um momento impar bastante dialogado com nossos colegas e hoje é a culminância. Os candidatos estão aqui para discorrer de assuntos concernentes a educação que foram embasadas e retiradas do plano referente a educação apresentado a cada um referente a sua primeira reunião. Nós estamos dando mais um passo quanto a nossa valorização de profissionais de educação em todos os âmbitos e nos agradecemos a presença de cada um”.
Roberto Lima foi o responsável pela mediação da sabatina que contou com 13 questões com uma duração de mais de duas horas onde os prefeituráveis puderam apresentar soluções para os seguintes tópicos:
Unificação do plano de carreira; principais propostas para recuperação dos alunos com defasagem escolar; implantação políticas públicas para melhoraria na educação no município; projetos visando a segurança nas escolas, informatização das escolas afim de garantir recursos tecnológicos e capacitação dos profissionais de educação; diminuição das taxas de analfabetismo; assistência aos trabalhadores da educação; pagamento do reajuste do piso salarial; atendimento especializado para alunos com deficiência bem como a capacitação dos profissionais para atuarem com estes alunos; planejamento dos candidatos para resolver precatórios e retroativos de 2022 a 2024; aprimoramento continuo dos profissionais da pasta; melhoria do transporte escolar municipal dentro e fora do município e infraestrutura das escolas públicas.
Foram sabatinados os candidatos Alex Santos, Iêdo Elias, Paulinho de Papau e Flavielle de Sá. A sabatina completa com os candidatos a prefeito estão disponíveis através do link:
“Agradeço a APLB por essa sabatina muito importante para a população belmontense e todos os profissionais da educação, a todos os professores presentes e a todos que nos assistiram e participaram desse ato político. Agradeço ao senhor Raimundo Miller por compor a chapa comigo. Creio aqui que cada um de nós queremos somente o melhor para o município de Belmonte. Sei da responsabilidade e do que vocês da educação são capazes para transformar Belmonte e tenham a certeza do meu compromisso com a educação do município para que a nossa cidade seja um lugar melhor de viver”, Disse Flavielle de Sá.
“Parabenizo a APLB pela sabatina realizada de forma ordeira e respeitosa como deve ser em todo processo democrático que se bate e discute suas ideias. O que muda a realidade de um país é a educação e o que mudará a realidade de Belmonte também é a educação. Vocês tenham certeza que a categoria de vocês me formou e fez o que sou hoje e merecem todo o meu respeito. A falta de respeito também é uma deseducação e essa página vai ser virada no município. Com meus pais aprendi a respeitar as pessoas e na universidade me fez respeitar o que é de direito. Vamos pra frente, porque dias melhores virão”, disse Iêdo Elias.
“Agradeço a APLB pelo espaço cedido para essa sabatina de grande importância para todos e reafirmo nosso compromisso com a educação. Hoje tenho um vice, Moises reconhecido não só em Belmonte, mas em Porto e mundialmente, muito preparado e que me ajuda muito na educação. Reconheço o quão é importante a educação e valorização de todos os seus profissionais e me comprometo e garanto que vamos trabalhar juntos com transparência para que a educação do nosso município flua, evolua, afinal é inadmissível termos o pior Ideb da Bahia. E se assim eleito, faremos uma gestão participativa escutando toda a categoria, sobretudo a educação e o povo”, disse Paulinho de Papau.
“Agradeço primeiramente ao nosso Senhor Jesus por essa rica oportunidade. Agradeço a APLB, todos os professores presentes, aos que nos assistem. Tome muito cuidado nestas eleições e tenha compromisso com seu voto. Pense bem em quem você vai botar para te representar, pois são 4 anos que está em jogo, portanto estude a história dos 4 candidatos. A gente precisa de mais educação, saúde, segurança, geração de emprego e renda. Para ter uma cidade de qualidade a gente precisa estudar a história de cada candidato. Hoje sou politico por uma missão divina, porque Deus me chamou para essa missão. Belmonte está no balão de oxigênio e independente de qual gestor seja eleito eu estou torcendo para que Belmonte vá para frente”, disse Alex Santos.
Após o encerramento da sabatina, a professora Rita Marla fez a entrega de uma camisa que representou a entidade durante os últimos 4 anos para cada um dos candidatos presentes.