BK2

Alunos da rede estadual de Itagimirim são destaque na Costa do Descobrimento em treinamento da prova do Saeb

Núcleo Territorial de Educação (NTE-27), comandado pelo diretor André Ribeiro, realiza acompanhamento de estudantes em 17 escolas e 26 anexos da Costa do Descobrimento.

Alunos da rede estadual de ensino do Colégio Estadual Loíde Alcântara Neves, em Itagimirim, foram destaque nos preparativos para a prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2023. Os estudantes do anexo no distrito de União Baiana, obtiveram um dos melhores desempenhos da Costa do Descobrimento, com média diagnóstica que chegou a 76% em Língua Portuguesa. Já na sede, o índice de aproveitamento em matemática, chegou a 65% nos simulados.

ACOMPANHAMENTOS

Equipes do Núcleo Territorial de Educação 27 (NTE-27), realizam o acompanhamento das ações voltadas aos preparativos para a realização das provas, nos municípios que abrangem a sua atuação. As avaliações serão aplicadas entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, em todo o país.

Sob o comando do diretor André Ribeiro, o NTE-27 visitou nesta terça-feira (19), o colégio estadual na sede e o anexo, no distrito de União Baiana, em Itagimirim. Além do diretor, também fazem parte das ações, o coordenador Walter Ferreira Filho e a representante da Fundação Getúlio Vargas, responsável pelo programa PLURALL, Evelin Lourena.

As provas do PLURALL foram aplicadas entre os dias 21/08 e 06/09.

Sistema de Avaliação da Educação Básica

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

PLURALL

Em abril deste ano, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, disponibilizou a plataforma digital, com o objetivo de dar apoio ao diagnóstico e monitoramento das aprendizagens dos estudantes. Nesse ambiente virtual, estudantes, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e dirigentes dos Núcleos Territoriais da Educação (NTE) podem acessar materiais didáticos, provas e simulados digitais.

Sair da versão mobile