Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o principal trabalho acadêmico desenvolvido por um estudante universitário que está na reta final de sua graduação. Geralmente, o TCC é feito em dois semestres consecutivos (9º e 10º período) na forma de (1) Projeto de TCC e (2) TCC. No primeiro, o estudante trabalha os aspectos textuais até a seção de metodologia. Já no segundo, o estudante executa a metodologia, gera os resultados, discute os mesmos e conclui o trabalho apontando as respostas mais relevantes obtidas.
O TCC pode apresentar diferentes formatos a depender em qual curso e universidade o discente estuda. O formato tradicional é no modo de monografia, um documento que apresenta de 30 a 50 páginas abrangendo todas as exigências de um trabalho científico completo para um nível de graduação, seja para cursos de licenciatura ou bacharelado. Já um formato alternativo é no modo de artigo científico, onde o estudante desenvolve um trabalho mais “enxuto”, podendo apresentar de 10 a 20 páginas em sua totalidade. É importante deixar claro que o que importa na elaboração de um TCC não é a quantidade de páginas e sim a qualidade da escrita científica proposta pelo estudante. Tal qualidade é reflexo das diferentes obras científicas consultadas e referenciadas, sejam elas livros, artigos, outros TCCs, dissertações de mestrado ou teses de doutorado.
De fato, os estudantes que têm a chance de participar de um projeto de iniciação científica, chamado de PIBIC, chegam no final do curso com mais experiência na área de Metodologia Científica, podendo estruturar o TCC com maior qualidade. No entanto, esta não é a realidade da maioria dos estudantes universitários brasileiros. Há muitos alunos que trabalham durante o dia e cursam a graduação durante a noite, reduzindo assim o tempo dedicado para elaborar o trabalho acadêmico de final de curso.
Como hábito comum de boa parte dos universitários, o TCC é deixado para ser elaborado no último mês do semestre, gerando ansiedade e desconforto emocional nos discentes que optam por elaborar o trabalho “em cima da hora”. De fato, o TCC não precisa ser tratado como algo complexo ou muito difícil, mas sim como um projeto que possui várias etapas e requer tempo para ser construído.
O que os estudantes precisam ter ciência é que para elaborar um trabalho acadêmico do porte de um TCC é necessária muita leitura, geração de ideias e escrita, e esse processo não amadurece de um dia para o outro. É necessário adquirir experiência com busca de referencial teórico, reflexão e transmitir na forma escrita aquilo que se propõe como solução para um determinado problema. É um estudo de revisão que se pretende fazer? É uma pesquisa aplicada? É um estudo de caso o objetivo do trabalho? Muitas vezes o TCC é desenvolvido em dois semestres, pois o estudante precisa amadurecer o seu processo de investigação científica, pensar criticamente e poder propor alguma solução para a questão central do estudo.
>> Para se aprofundar em como fazer um TCC, acesse:
>> Para saber citar durante a escrita do TCC, acesse: