Diversas

Adestramento, cão educado, tutor feliz.

Adestramento, cão educado

Adestrar é o ato ou efeito de ensinar, disciplinar ou educar. Um fato muito comum no dia a dia são cães que fazem as necessidades por toda casa, destroem móveis e pertences, mordem visitas e agridem outros cães. Mas o que fazer diante dessas situações?

Para condutas como estas a melhor opção é iniciar o adestramento dos animais. O ideal é que o adestramento comece logo quando filhote, nos primeiros meses de vida.

Já na fase de filhote o adestrador irá trabalhar com o cão as questões relacionadas as necessidades fisiológicas, como fazer xixi e cocô nos lugares certos. Existem também as questões comportamentais como, morder pés de mesas, estragar sofás, chinelos, brinquedos das crianças e outros pertences dos tutores. Dormir fora de casa, caso seja o desejo do tutor, ou como não dormir na cama do dono e sim na sua própria caminha é algo também a ser corrigido.

Em alguns casos já pode-se dar início a outros trabalhos de adestramento com comandos básicos. Um dos mais solicitados está relacionado a truques, pois assim seu cão cai nas graças de todos. Nessa modalidade o cão aprende truques básicos como sentar, dar piruetas, dar a patinha, sentar, deitar, fica, junto dentre outros.

O adestramento é uma técnica simples, porém requer tempo e muita paciência. Alguns tutores preferem deixar o cão com adestrador para que o mesmo ensine ao cão todos os comportamentos necessários. Mas existe também a opção do adestramento com a presença do tutor, nessa modalidade o tutor participa de 50% (cinquenta por cento) a 100% (cem por cento) do adestramento, vai depender de como ele desejar.

Tipos de adestramento

Adestramento publicitário

Existem diversos tipos de adestramento, eles vão desde o básico como de alguns citados acima até casos em que cães são adestrados a tornarem-se estrelas da publicidade. Para os futuros cães blogueiros o adestramento é realizado especificamente para que eles estejam sempre calmos diante de uma câmera seja para foto ou vídeo para comerciais e divulgações em tv e para as redes sociais.

Adestramento para cães de guarda

Um tipo comum também de adestramento é o direcionado aos cães de guarda, destinado a cães de porte médio/grande, o mesmo deve ser realizado por um profissional extremamente qualificado. O intuito deste treinamento é fazer com que esses cães protejam principalmente residências, porém se o treinamento for realizado por um adestrador não capacitado, o cão poderá agredir seus tutores.

Agility

O Agility é uma modalidade de adestramento iniciado nos Estados Unidos no final da década de 70 que se espalhou pelo mundo com diversas competições. Muito relacionado ao hipismo o Agility é uma atividade esportiva. Nesse esporte o papel do tutor é conduzir o cão durante todo circuito sem tocá-lo nem mesmo com o uso de guias. O tutor só conhece o circuito na hora competição, lhe é dado o direito de fazer um reconhecimento do circuito antes da prova. Quando falamos de Agility, estamos falando de habilidades que devem ser desenvolvidas pelo adestrador com o tutor e seu cão.

Adestramento em grupo

Este é utilizado principalmente para cães que tem dificuldade de conviver com outros pets. Nessa modalidade são utilizados comando de obediência e comportamentos fora de casa.

Valores de adestramento

Geralmente os valores dos adestramentos variam entre R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) e R$ 80,00 (oitenta reais) hora/aula. Os valores dependem muito de cada profissional e principalmente do tipo de serviço que será prestado, pois cada cão tem uma necessidade a ser trabalhada. Em sua maioria os adestradores fecham pacotes mensais e os números de aulas a mais variam de acordo com o desenvolvimento de cada cão.

Vocês sabia que é possível adestrar gatos?

Isso mesmo o adestramento de felinos é pouco comum, pois os bichanos são mais ariscos e independentes. Mas se for realizado com calma é possível que seu gato obedeça a diversos comandos.

A forma mais eficaz para adestrar os gatos fofinhos é com o uso de petiscos e carinhos. Importante ressaltar que gato deve sempre ser repreendido de forma não agressiva a atitudes erradas como subir na tv e arranhar um móvel. O ideal é usar o nome do seu gato e um não posteriormente, faça sempre dessa maneira e quando ele obedecer dê um petisco e um carinho. Com o tempo ele vai entender que aquela ação não pode se repetir.

Como já dissemos antes o adestramento de um animal seja ele qual for requer tempo e paciência. É necessário lembrar que nos casos dos cães cada um tem sua rotina e suas características comportamentais. Algumas raças são mais agitadas, já outras são bem tranquilas e acabam facilitando o processo de adestramento. E diante disso é preciso que o tutor esteja sempre atento ao comportamento do seu cão e respeite seu tempo para conseguir um resultado eficaz. Um adestramento feito em parceira adestrador e tutor com certeza terá um cão bem educado e todos ficarão satisfeitos.

Post por: Pet Shop Agro Aves

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Diversas

Tragédia de Mariana: MP de Minas Gerais rejeita contas de fundação

Foram encontradas inconsistências em relação ao modelo de governança O Ministério Público…
Read more
DiversasPrepare-se

ROTARY COMEMORA 116 ANOS DE PESSOAS EM AÇÃO

No próximo dia 23 de fevereiro, o Rotary Internacional, uma rede mundial de líderes profissionais…
Read more
DiversasMarketing DigitalNacionaisNewsStartups

5 benefícios de um Coworking em Ribeirão Preto para seus funcionários

Com as empresas em Ribeirão Preto reavaliando a configuração de seus escritórios – e até…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *