BelmonteNacionais

ADAB desenvolve ações sincronizadas para manter a Bahia livre da monilíase do cacaueiro

As ações adotadas na Bahia visam somar esforços para barrar qualquer chance de expansão do fungo.

Diante da detecção de um foco da doença monilíase em município do interior do estado do Acre, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) elaborou e vem divulgando uma Nota Técnica que estabelece ações estratégicas como medidas de prevenção para o impedimento da chegada da doença fúngica a território baiano.

Nesta quinta-feira 15, foi publicado no Diário Oficial da Bahia instruções normativas da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) para a prevenção à praga que é causada pelo fungo Moniliophthora roreri e ataca plantações de cacau e cupuaçu. No mesmo DO foi apresentado o Grupo Gestor de Prevenção à Monilíase.

É importante reforçar que o foco foi localizado no Acre, em área urbana do município de Cruzeiro do Sul, e até agora há apenas notificação desse caso isolado. Equipes de Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) já se encontram no local e foram adotadas medidas de erradicação e contenção. As ações adotadas na Bahia visam somar esforços para barrar qualquer chance de expansão do fungo.

Já na segunda-feira 12, o Governo do Estado da Bahia reuniu representantes de diversos setores para tratar de medidas preventivas à monilíase, em evento coordenado pela SEAGRI.  Além da Secretaria da Agricultura da Bahia, estavam presentes representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e as superintendências do Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

O Secretário da Agricultura da Bahia, João Carlos Oliveira, participou de reunião virtual, na quarta-feira 14, com secretários e representantes dos órgãos de defesa agropecuária do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Espírito Santo, quando foram alinhadas ações conjuntas de prevenção. Também foi agendada novo encontro para o próximo dia 20, com a presença dos secretários estaduais, quando se fará um balanço do andamento das medidas já tomadas e novas ações que se mostrem necessárias serão alinhadas.

“É uma doença de grande poder de disseminação e por isso há um esforço conjunto entre os estados produtores de cacau e cupuaçu. A Bahia, desde 2008, tem um Projeto Fitossanitário de Prevenção à Monilíase. Aliás, fomos pioneiros no Brasil na elaboração de tal planejamento. O Governo da Bahia vem reunindo todas as secretárias, entidades e órgãos ligados ao tema para, de forma colaborativa e síncrona, garantirmos nosso estado como área livre de monilíase”, diz João Carlos Oliveira.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
BelmontePolitica

A Prefeitura de Belmonte começou a pagar os salários do mês de julho nesta quarta-feira (28).

A Prefeitura Municipal de Belmonte através da Secretaria Municipal de Finanças liberou nesta…
Read more
BelmonteNacionaisNews

REFORMAS DA ESTRUTURA FÍSICA DA FILARMÔNICA 15 DE SETEMBRO SEGUEM FIRMES

A Diretoria da Filarmônica 15 de Setembro, através do apoio da população belmontense e empresas…
Read more
BelmontePolitica

CONVITE: Extensões Socioassistenciais em Boca do Córrego e Santa Maria Eterna

A Política de Assistência Social do município de Belmonte tem como base o SUAS – Sistema…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *