Acarajé se torna Patrimônio Histórico e Cultural do Rio e causa polêmica entre baianos

De cor amarronzada por fora, branco por dentro, além da crocância e o sabor inconfundível, o acarajé é símbolo gastronômico na Bahia, com sua origem na comida africana. O bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê, pode ter como acompanhamento o vatapá, caruru, camarão seco, além de pimenta, e salada vinagrete.

A especialidade é conhecida como Akara no norte da Nigéria, e chamada também por Kosai no mesmo país. Já em Gana, tem o nome de koose.

No entanto, no Brasil, a comida é mais conhecida na Bahia, mas acabou se tornando patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro no dia 28 de setembro, causando uma revolta entre os baianos. O Projeto de Lei 5.836/22, de autoria da deputada Renata Souza (PSol), foi aprovado em 2ª discussão pelo plenário da Assembleia Legislativa.

Nas redes sociais, muitos baianos ficaram revoltados com a notícia.

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 25 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA