CARNAVAL 2024

A propedêutica vasoativa e os rins

 

As drogas vasoativas constituem uma ferramenta essencial na propedêutica de pacientes gravemente enfermos, caracterizados por cursarem com condições hemodinamicamente instáveis, necessitando de suporte ventilatório e de depuração extracorpórea em muitas ocasiões. Portanto, a de se considerar as questões da macro e micro hemodinâmica na conduta medicamentosa destes pacientes. Para tanto, o leque medicamentoso disponível conta com a norepinefrina não sendo um consenso na sua utilização. A vasopressina é uma alternativa adequada em casos de hemodinâmica instável, sendo uma alternativa favorável nos casos de hipotensão e hipovolemia. A dopamina em baixas dosagens igualmente não possui consenso quanto aos seus benefícios renais. A hipoperfusão renal é um dos fatores prioritários para a lesão renal aguda, pois afere consequências consideravelmente danosas na taxa de filtração glomerular e concomitante prejuízo da função renal com risco de desenvolvimento de azotemia grave, necessitando de terapia renal substitutiva. A monitorização invasiva e não invasiva dos pacientes gravemente enfermos é condição sine qua non para uma assistência qualificada com tomada de decisão em tempo oportuno, haja visto que a instabilidade hemodinâmica está associada grandemente à taxa de morbimortalidade nas unidades de terapia intensiva. A interface, hemodinâmica e perfusão renal deve ser considerada na tomada de decisão  para o uso de drogas vasoativas. Vale lembrar que os mecanismos intrínsecos dos rins são responsáveis pela autorregulação, onde seu intuito principal é manter a perfusão adequada e a razão de filtração glomerular normal. Todavia, pacientes intensivos decorrente de sua instabilidade, a capacidade de realizar essa interface adequadamente é perdida, ocasionando a menor irrigação sanguínea, levando a lesão renal. Toda a estratégica na remediação desta problemática tem no seu cerne evitar a hipovolemia e por conseguinte problemas renais. Pensando nisso, o monitoramento invasivo pode auxiliar na definição de conduta. Há de se considerar que a reposição volêmica não gere a sobrecarga hídrica que seria tão prejudicial quanto.Vale destacar que a manutenção elevada da terapia com aminoglicosídeos e o risco potencial de nefrotoxicidade precisam ser amplamente e seriamente  considerados. Portanto, no que tange a reposição de volume e a utilização de drogas vasoativas podem viabilizar a manutenção da pressão arterial e o bom funcionamento cardiovascular, por tabela atuar na proteção dos rins no paciente intensivo.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
CARNAVAL 2024

Pré-candidatos afiados agita os bastidores políticos em Belmonte

Muita conversa e, claro, muita especulação nos bastidores das eleições de 2024, em…
Read more
CARNAVAL 2024

MORRE KOKÓ DO LORDÃO

Na tarde desta segunda-feira, uma triste notícia abalou os fãs e admiradores da música baiana.
Read more
CARNAVAL 2024

Debaixo de chuva, foliões curtem arrastão do BarroFolia

O BarroFolia reuniu centenas de foliões em Barrolândia, desde o começo da noite de sábado…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: