As mídias sociais são mais do que apenas uma tendência, são uma peça essencial de sua estratégia de marketing comercial.
Elas são uma maneira eficaz de alcançar novos públicos com conteúdo envolvente. O engajamento social ajuda a construir confiança, autoridade e também a mostrar a personalidade de sua marca.
Portanto, você precisa de um plano sólido de engajamento de conteúdo para distribuir através das mídias sociais.
As mídias sociais oferecem um imenso potencial para as empresas porque os consumidores costumam se conectar a elas diariamente e estão expostos às empresas.
Elas são plataformas que podem ser usadas por qualquer empresa, desde multinacionais de fast food, a pequenos negócios de serviços funerários.
Mas, também apresentam enormes desafios para as empresas, pois é um espaço em constante mudança, extremamente barulhento e lotado.
As redes de mídia social estão abertas a todos, dando às empresas uma chance de acompanhar as atividades de seus consumidores ou potenciais compradores.
Isto ajuda os marqueteiros a estarem mais informados sobre seu público-alvo, gostos, aversões e interesses para que possam criar uma melhor estratégia de marketing para atrair tais clientes.
Sendo assim, como uma transportadora de cargas, sempre trazendo o que é pedido.
Aprender estes padrões ajuda a focar nas coisas que você não está seguindo enquanto projeta conteúdo para sua página.
Portanto, ajudando-o a tornar-se melhor em suas estratégias de marketing digital para atrair os clientes certos e atender suas demandas.
A mídia social lhe dá a chance de ver o que mais interessa a seus clientes. Portanto, você pode criar conteúdo que possa ser relatável para seu público, aumentando o envolvimento de sua presença nas mídias sociais.
Isto lhe dá acesso a diferentes demografias de pessoas que visitaram sua página e que tipo de conteúdo foi mais apreciado em seu perfil de mídia social.
Por exemplo, uma clínica de psicopedagogia pode lançar conteúdos que alcance os pais e responsáveis de seus clientes, no caso de crianças e/ou dependentes, de uma forma mais fácil. Podendo estudar de fato o que gera retorno ou não.
O marketing e a publicidade em mídia social podem ajudá-lo a aumentar seu retorno sobre o investimento, já que o custo da publicidade nestes fóruns de mídia social é muitas vezes menor do que o retorno, dando-lhe mais receita.
Quando você usa o marketing digital, você pode alcançar centenas a milhares de pessoas simplesmente direcionando anúncios, reduzindo seus custos de publicidade.
Mas, como lançar sua empresa nas mídias sociais?
O engajamento na mídia social é uma medida de como as pessoas estão interagindo com suas contas e conteúdo de mídia social.
O termo pode cobrir uma ampla gama de ações que abrangem todas as plataformas sociais.
Por exemplo, o engajamento pode incluir:
- Likes e favoritos;
- Comentários, DMs, respostas;
- Compartilhar e retweets;
- Saves (Salvamento);
- Cliques;
- Menções.
O engajamento é uma ótima maneira de medir se o conteúdo que você está criando está realmente ressoando com seu público.
Você quer promover o seu novo veterinário especialista em felinos da sua pet shop? Crie conteúdos que alcance donos de gatos, engaje, procure saber como trazer esse tipo de clientela.
Saber trazer o engajamento necessário para cada tipo de marca é extremamente necessário.
Você provavelmente não iria a uma festa só para se recusar a ter qualquer conversa, não é mesmo? Para se envolver, você tem que realmente se socializar, o que significa interagir com as pessoas ao seu redor.
Um adestrador de cães, por exemplo, precisa interagir com o cão para ter seu objetivo alcançado, precisa formar um companheirismo.
Isto é algo que tentamos fazer o tempo todo no social, visando responder à maioria dos comentários e menções que recebemos.
Não tenha medo de socializar com os internautas, e não fique focado em sempre passar somente formalidade e seriedade. Se envolva nas trends, tenha humor. Se coloque como acessível. Como um possível amigo de seus seguidores.
Esse tipo de plataforma é que nem auto socorro 24 horas, sempre têm alguém ativo.
Colocar-se dentro das mídias sociais pode ser assustador. As pessoas vão gostar do que você tem a dizer? Você está colocando sua marca no seu melhor engajamento?
Ter uma voz autêntica nas mídias sociais é importante, mas não é tão fácil quanto parece. É essencial porque humaniza sua marca e encoraja as pessoas a responder e falar de você positivamente. Mas, é difícil porque coisas como “voz” e “tom” são bastante subjetivas.
Estabelecer uma voz de marca é especialmente importante no caso em que várias pessoas gerenciam as mesmas contas de mídia social da empresa.
Tenha em mente que estilos diferentes funcionam para públicos diferentes. Se o seu público responde mais à humor negro ou a cultura pop. Isso ajuda na personificação da sua marca.
Para uma marca de confecção roupas, qual seria o melhor tipo de engajamento? Qual é a voz da marca? Qual o público que a empresa quer alcançar? Tudo isso vale na hora de planejar os conteúdos e criar a identidade da empresa.
Dicas para alavancar seu marketing digital
Pode haver dois objetivos principais com seu calendário de conteúdo, o primeiro pode ser crescer e aumentar o conhecimento de sua marca.
Planeje seu conteúdo
O outro é engajar seus atuais seguidores e audiência de forma a melhorar a compreensão de seus negócios, aumentar o interesse em suas ofertas e construir uma melhor lealdade à marca.
Às vezes postar em seu blog ou canal de mídia social não tem muito retorno em seus esforços.
Seria melhor gastar mais para focar seu calendário de postagens em um resultado específico que você gostaria de alcançar e postar esse conteúdo nos canais apropriados.
Engaje sua audiência
Uma chave que as mídias sociais permitem é que uma empresa interaja diretamente com os clientes e os membros do público.
Ao se envolver com seguidores, você está mais apto a rastrear o que lhes interessa, o que ajuda a adaptar seu conteúdo futuro aos interesses deles.
Para você locadora de veículos, seus clientes estão mais interessados no aluguel de van com motorista ou sem motorista, sua audiência que dará a resposta.
Analise os dados
O aspecto mais crucial de qualquer campanha de marketing é analisar o que está e o que não está funcionando.
Com a mídia social, você tem acesso ao conteúdo com o qual seu público está se envolvendo, o que eles estão comentando e compartilhando, assim como qualquer fonte externa de tráfego.
Você pode analisar seu conteúdo através da conscientização, do engajamento e de fontes externas.
A conscientização, é como seu conteúdo é visto e recebido é um bom parâmetro para saber se ele foi elaborado da maneira correta.
Você pode rastrear o número de vezes e lugares, bem como a hora do dia em que seu público está vendo seu conteúdo.
O engajamento, é ao rastrear a atenção de seu público com seu conteúdo, você é capaz de ver seus comportamentos em tempo real.
Será que eles gostaram, comentaram e compartilharam seu conteúdo? Se sim, pergunte-se o que o tornou atraente. Se não, por que não conseguiu ganhar impulso?
Em fontes de tráfego, analisar que tipo de conteúdo obtém o maior envolvimento é apenas parte do processo.
Saber que canais e fontes de tráfego externas a empresa pode estar obtendo também é vital para desenvolver e evoluir sua estratégia de conteúdo.
Analisando onde é mais provável que seu público esteja envolvido com seu conteúdo, como eles se envolvem com ele e a hora do dia, é mais provável que eles consumam seu conteúdo.
A análise destes dados o ajudará a iterar e a girar suas mensagens para alcançar seu público em qualquer objetivo de marketing que você tenha para sua estratégia.
Redirecione seu conteúdo
Pegar seu conteúdo original e criar um spin-off único dele para diferentes canais é uma ótima maneira de obter mais envolvimento.
Por exemplo, você pode criar uma imagem visualmente atraente para a Pinterest e ao Instagram, vinculando-a para levar esses consumidores ao seu canal Youtube de negócios.
Ao redirecionar o conteúdo, você está dando ao seu público que o consome uma maneira, outro formato para acessar suas ofertas de mídia social de diferentes maneiras.
Mídias sociais valem a pena
2021 cimentou muitas mudanças em nossa vida profissional. As chamadas de vídeo tornaram-se nossa sala de reuniões padrão, e os webinars são eventos regulares.
Mas, a mudança mais impactante foi como a mídia social se tornou a janela para aprender, encontrar novas oportunidades de carreira e fazer crescer nossas marcas. Isso só serve para mostrar a importância do marketing de mídia social.
As mídias sociais permitem que os agentes de marketing se conectem e envolvem clientes potenciais onde quer que estejam: Twitter, Youtube, Facebook, Instagram e até mesmo algumas das plataformas mais jovens como Tik Tok.
Com uma forte estratégia de mídia social e a capacidade de criar conteúdo envolvente, os agentes de marketing podem engajar seu público e desenvolver suas campanhas.
Pelo andar da carruagem, as mídias sociais continuarão sendo uma estratégia importante, e as empresas sempre podem encontrar maneiras de avançar em sua abordagem.
Nunca é tarde demais para começar a amadurecer sua estratégia de mídia social. Uma vez que isso significa começar do zero ou incentivar os funcionários a construir suas marcas pessoais, a importância das mídias sociais nunca foi tão grande.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.