CARNAVAL 2024

A doença cardiovascular na DRC IV(Pericardite e endocardite)

A inflamação do pericárdio independente da complexidade do espectro urêmico ou decorrente da não exitosa terapia renal substitutiva, a pericardite  ocupa papel de destaque entre as intercorrências mais típicas em renais crônicos dialíticos, podendo alcançar até 20% destas complicações.  A pericardite urêmica é indicação clássica para pacientes portadores de doença renal crônica serem submetidos à terapia renal dialítica. Vale destacar que mesmo a despeito do paciente em tratamento dialítico, a  pericardite pode persistir, estando relacionada a ultrafiltração e difusão não satisfatória, a hipervolemia e ainda a causas idiopáticas. Dentre o esquete sintomatológico específico e inespecífico, está a dor torácica, o derrame pericárdico, sintomatologia respiratória, febre e calafrios. Pericardite associada à derrame pleural pode alterar a condição hemodinâmica em especial na hemodiálise. No que se refere a rastreabilidade, o ECG, o RX e o ecocardiograma, são ferramentas que juntamente a avaliação clínica clínica e exame físico auxiliam no fechamento do diagnóstico. É condição prioritária acompanhar a ocorrência de derrames pericárdicos pelo risco de tamponamento cardíaco. A acentuação das sessões de hemodiálise não é uma medida de consenso para todos os casos e deve-se observar rigorosamente o equilíbrio eletrolítico. A drenagem cirúrgica é um artifício importantíssimo em casos de derrames de grande monta. A de se afastar a similitude entre pericardite constritiva e ICC. Já a pericardite purulenta tem relação com a contaminação do sítio de implantação.No que tange a endocardite infecciosa por gram positivos é um achado recorrente na hemodiálise por decorrência da predisposição da criação de biofilme em acessos para diálise, motivo que acentua a prevenção de infecção de cateteres com a utilização de selos de hemodiálise  com anticoagulantes associados a antibióticos, além dos cuidados domiciliares ou hospitalares da equipe de saúde. Quanto aos sintomas mais frequentes, estão a febre, sopros e embolia séptica. Todavia, vale lembrar a importância da análise mais particularizada e criteriosa nos episódios de febre e sopro por características típicas em pacientes renais. A avaliação se dá por hemoculturas e ecocardiograma. A abordagem terapêutica compreende a utilização de antibioticoterapia de espectro reduzido. 

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
CARNAVAL 2024

Pré-candidatos afiados agita os bastidores políticos em Belmonte

Muita conversa e, claro, muita especulação nos bastidores das eleições de 2024, em…
Read more
CARNAVAL 2024

MORRE KOKÓ DO LORDÃO

Na tarde desta segunda-feira, uma triste notícia abalou os fãs e admiradores da música baiana.
Read more
CARNAVAL 2024

Debaixo de chuva, foliões curtem arrastão do BarroFolia

O BarroFolia reuniu centenas de foliões em Barrolândia, desde o começo da noite de sábado…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: