NOTA DE PESAR – Mãe Carmen

A Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SecultBA) lamenta o falecimento de Mãe Carmen, Ialorixá do Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, mais conhecido como Terreiro do Gantois.

A formação dos pilares da cultura afro-brasileira passa pela força dos terreiros. Lideranças como Mãe Carmen são cruciais nessa construção social que preserva tradições, ancestralidade e atos de cuidado e acolhimento com as comunidades.

A passagem de Mãe Carmen reafirma o impacto de sua trajetória, marcada por devoção, coragem e serviço ao candomblé. Além disso, reforça a sua relevância familiar e matriarcal no axé. Ela é filha de Mãe Menininha do Gantois, uma das ialorixás mais importantes da Bahia.

“Mãe Carmen será lembrada sempre pelo seu legado de fé, espiritualidade e luta pelas religiões de matriz africana. É uma liderança religiosa que fortalece a nossa cultura e nossas lutas por igualdade. Tenho certeza de que seu legado será  assegurado por filhas e filhos de santo, que seguirão na manutenção da tradição no Terreiro do Gantois”, comentou o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.

A SecultBA se solidariza com familiares, amigos, filhas e filhos de santo, e toda comunidade religiosa e cultural.

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 25 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA