
A ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada na BR-101, no município de Itapebi, foi totalmente interditada nesta segunda-feira (5), após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) identificar risco elevado de colapso estrutural.
Segundo o DNIT, a interdição é necessária para a realização de inspeções e ensaios técnicos que irão avaliar a integridade da ponte, considerada uma das mais importantes da malha rodoviária federal no sul da Bahia. O prazo inicial para os trabalhos é de 15 dias, podendo ser prorrogado.
A estrutura já apresentava sinais visíveis de desgaste, e o risco de uma tragédia iminente levou à decisão de fechamento imediato. A ponte é um importante elo logístico entre o norte e o sul do país, o que aumenta a gravidade do impacto causado pela interdição.
O DNIT informou que, após o período de avaliação, será emitido um novo boletim com informações sobre o possível restabelecimento do tráfego ou início de obras emergenciais. Enquanto isso, motoristas devem buscar rotas alternativas.
Rotas alternativas:
Rota 1 – O percurso inicia-se em Itabuna/BA, pela BR-415/BA, até o entroncamento com a BR-116/BA, em Vitória da Conquista/BA. A partir desse ponto, segue pela BR-116/BA em direção à divisa entre Bahia e Minas Gerais, chegando ao município de Cachoeira de Pajeú/MG, no entroncamento com a BR-251/MG.
Em seguida, a rota continua pela BR-251/MG até a BR-367/MG, no município de Almenara/MG, e prossegue até a BR-101/BA na cidade de Itagimirim/BA. Por fim, o trajeto segue até Eunápolis/BA, totalizando 684 km. Cumpre informar que a BR-367/MG possui 40 quilômetros de um trecho não pavimentado no estado de Minas Gerais.
Rota 2 – O percurso inicia-se em Itabuna/BA pela BR-415/BA até o entroncamento com a BR-116/BA em Vitória da Conquista/BA. A partir desse ponto, segue pela BR-116/BA no sentido da divisa entre Bahia e Minas Gerais, chegando ao município de Teófilo Otoni/MG, no entroncamento com a BR-418/MG.
Em seguida, a rota continua ao município de Nanuque/MG na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, e prossegue até a BR-101/BA no município de Teixeira de Freitas/BA, totalizando 849 quilômetros.
Rota 3 – Indicada para tráfego local de carros de passeio e veículos especiais como viaturas, ambulâncias, caminhões de abastecimento, ônibus e linhas de transporte
A rota chamada de “desvio da VERACEL”, percorre trechos de rodovias estaduais, sendo a BA-687 pavimentada, enquanto as BA-275, BA-658, BA-982 e BA-274 são não pavimentadas, totalizando uma distância entre Itabuna/BA e Eunápolis/BA de 249 quilômetros, e entre Itabuna/BA e a BR-418/BA no município de Teixeira de Freitas/BA de 451 quilômetros.