Em meio aos novos comportamentos do público, estratégias para as redes sociais podem estreitar o relacionamento com a marca
De acordo com o relatório Accenture Life Trends 2025, 55% dos consumidores preferem soluções rápidas a métodos tradicionais. Esse tipo de preferência recebe o nome de “economia da impaciência” e é um comportamento do consumidor que deve ser tendência em 2025.
O documento também revela que mais da metade das pessoas questionam o conteúdo que consomem on-line. Para 62%, a confiança é um fator essencial ao decidir se vão interagir ou não com uma marca.
Estar atento à forma como os consumidores interagem e tomam decisões de compra pode ser um diferencial para a elaboração das estratégias de negócios. As transformações comportamentais do público devem ser estudadas por agências de marketing a fim de adequar metas e processos às preferências do consumidor e, assim, impulsionar as ações que serão realizadas em 2025.
‘Economia da impaciência’: como funciona?
Em entrevista à imprensa, o psiquiatra e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Spadini, explica que “economia da impaciência ou da ansiedade” é um termo que reflete a necessidade dos consumidores modernos de obterem resultados rápidos.
Com o avanço da tecnologia e de plataformas que oferecem soluções cada vez mais rápidas, as pessoas se acostumaram a resolver problemas de forma quase instantânea.
De acordo com o Accenture Life Trends 2025, 63% das pessoas usam as redes sociais como fonte de inspiração para alcançar objetivos.
A busca por soluções mais rápidas mostra que a velocidade se tornou um fator importante nas tomadas de decisões. O estudo identificou, ainda, que 63% dos consumidores já recorrem às redes sociais em busca de ideias mais eficientes para realizar tarefas do dia a dia.
Marcas que não souberem se posicionar nesses canais e não acompanharem a demanda por soluções rápidas correm o risco de perderem a relevância no mercado, especialmente em setores onde a inovação e a rapidez são essenciais.
Digital PR pode ser alternativa
Uma das estratégias que pode somar forças com o marketing para auxiliar no processo é a assessoria de imprensa digital, também chamada de Digital PR. A jornalista e CEO da Experta, Flávia Crizanto, explica que essa estratégia é ligada à assessoria de imprensa tradicional e visa aumentar as menções on-line de uma marca por meio do relacionamento com mídia, blogs e influenciadores digitais.
Segundo ela, esse tipo de estratégia pode ser eficaz em períodos em que os consumidores se mostram imediatistas. Isso porque os assessores conseguem encontrar as melhores oportunidades para emplacar conteúdos sobre as marcas em locais de credibilidade no ambiente digital.
Além disso, o Digital PR permite que sejam feitas atualizações em tempo real por meio de plataformas on-line, garantindo uma interação mais ágil com o público-alvo. Ainda de acordo com Flávia, a estratégia não só atende às preferências imediatistas dos consumidores, fornecendo informações rápidas e precisas, mas também oferece benefícios para a presença on-line das empresas.
Ela destaca que por meio da assessoria de imprensa digital é possível conquistar backlinks que aumentam a visibilidade e a autoridade do site nos mecanismos de busca, resultando em um maior alcance e engajamento com o público-alvo.
Atenção e confiança estão entre os desejos dos consumidores
Outro comportamento que vem se tornando uma tendência entre os consumidores é a busca por mais atenção e confiança nas marcas. De acordo com o presidente criativo da Accenture, Nick Law, o aumento das inovações tecnológicas e o uso crescente da inteligência artificial (IA) fazem com que os consumidores se tornem mais exigentes quanto ao que veem e buscam. Segundo ele, a confiança on-line é fundamental, e as empresas que não transmitirem confiabilidade poderão ficar para trás.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), conquistar a confiança do público é um aspecto importante para o sucesso de toda empresa. Para isso, a marca precisa criar um canal ativo para a comunicação, que pode ser por meio das redes sociais, e adotar uma linguagem transparente.
Ainda de acordo com o Sebrae, é essencial oferecer produtos e serviços de qualidade, investir em um bom atendimento ao cliente, assim como mostrar empatia e compreensão pelas necessidades e preocupações dos consumidores.