BahiaColuna SocialCosta do DescobrimentoSul da Bahia

Entenda os tipos de pancreatite e seus sintomas

Foto: Freepik

Dor intensa na parte superior do abdômen que pode irradiar para as costas é um dos sintomas de pancreatite, a inflamação do pâncreas. A doença é comum e está associada ao estilo de vida. O uso de bebida alcoólica em excesso, cigarro e a ingestão de alimentos gordurosos contribuem para o surgimento do problema que, se não for tratado, pode levar à morte.

O pâncreas é um órgão do sistema digestivo responsável pela produção de substâncias que auxiliam no funcionamento do organismo como, por exemplo, o suco gástrico e a insulina, conforme explica o portal institucional da Rede D’or São Luiz. Quando há o processo de inflamação, o pâncreas tem o seu comprometimento afetado.

Tipos de pancreatite

A pancreatite pode se manifestar de forma aguda ou crônica. No primeiro caso, o paciente é acometido por uma dor intensa e súbita. Para evitar o agravamento da situação, é necessário submetê-lo ao acompanhamento médico rapidamente.

Na forma aguda, a pancreatite pode ser de grau leve, quando a inflamação atinge o pâncreas e a região do entorno, sem complicações mais graves; moderadamente grave, se houver complicações, mas sem insuficiência do órgão; ou grave, quando há falência do pâncreas e a taxa de mortalidade é maior.

Já a pancreatite crônica é resultado de frequentes crises da inflamação na forma aguda. Nessa condição, a dor abdominal é persistente e prolongada. O paciente deve manter uma assistência médica contínua para evitar complicações, pois possui mais chances de desenvolver doenças como diabetes e câncer no pâncreas.

Causas

De acordo com as autoridades de saúde, o uso de bebida alcoólica em excesso é a principal causa da pancreatite crônica. No caso da aguda, trata-se da segunda principal razão, atrás apenas da presença de cálculo biliar no pâncreas.

Além disso, o cigarro e os alimentos gordurosos também sobrecarregam o pâncreas, o que prejudica a sua atividade e contribui para desencadear a inflamação.

Sintomas e diagnóstico

Além de dor abdominal, o paciente com pancreatite pode apresentar sintomas como olhos e pele amarelados, náuseas, vômito, diarreia, fezes gordurosas, febre e emagrecimento. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde para a doença indicam o diagnóstico por meio da associação de avaliação clínica, exames laboratoriais e exames de imagem.

A tomografia computadorizada de abdome total é indicada por ser um procedimento não invasivo e que, mesmo assim, possibilita uma avaliação detalhada dessa região do corpo. Por meio do exame é possível verificar a extensão da inflamação do pâncreas.

Tratamento

A pancreatite aguda é tratada por meio da prescrição de uma dieta saudável, da hidratação com soro e medicamentos. Caso o paciente apresente secreções ou necrose em parte do órgão, será preciso o procedimento cirúrgico.

O tratamento da pancreatite crônica é feito através da redução dos sintomas e efeitos percebidos pelo paciente. Isso pode ser realizado com dieta balanceada, suplementação de enzimas e medicamentos. Em alguns casos, também pode ser necessária a cirurgia. A rotina é preconizada pelo Ministério da Saúde.

Prevenção

Manter hábitos saudáveis é fundamental para garantir a saúde e o bom funcionamento do pâncreas. Uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, hidratação, evitar bebida alcoólica e cigarro são formas de se prevenir contra a pancreatite e outras doenças.

Também é importante procurar assistência médica caso seja percebido algum sintoma. O diagnóstico precoce evita as complicações da patologia.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Costa do Descobrimento

Nova onda de calor na região Costa do Descobrimento.

Não sabemos se o calor em evidência, agora anunciando, vai abranger a região Costa do…
Read more
Bahia

Agora lascou, esfolando o povo, e sem combustível

Acelen, responsável pela administração das unidades da Refinaria de Mataripe, admitiu, neste…
Read more
Sul da Bahia

Veracel apoia os Jogos Indígenas Pataxó que acontecem nessa semana no Sul da Bahia

Esta semana será marcada pela expressão da identidade cultural e do orgulho das comunidades…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: