Mundo

Em carta, aliados dos EUA pediram que Trump não impusesse sanções ao Irã

Alemanha, França e Grã-Bretanha manifestaram preocupação sobre inflaç

Uma correspondência diplomática à qual a Reuters teve acesso aponta que Alemanha, França e Grã-Bretanha tentaram dissuadir o presidente dos EUA, Donald Trump, a impôr novas sanções ao Irã em outubro.

De acordo com o documento, os aliados argumentaram que a medida impediria um comércio humanitário legítimo e prejudicaria os interesses comuns das potências.

“As sanções podem tornar os alimentos e remédios proibitivamente caros para os iranianos comuns em meio à pandemia”, diz a carta. “Os EUA sempre disseram que o objetivo era atingir a elite governante, e não a população iraniana”.

A carta teria sido enviada no dia 26 de outubro, logo após os EUA impôr novas sanções a 18 bancos iranianos como parte de uma campanha de “pressão máxima” sobre o do país do Oriente Médio.

Com a ordem, Washington dificultou ainda mais o caminho entre norte-americanos, instituições financeiras do Irã e empresas estrangeiras em negociação com seus credores.

Ao mesmo tempo, o Bundesbank da Alemanha também manteve uma linha aberta com bilhões de euros para facilitar depósitos a bancos iranianos – incluindo dois sancionados pelos EUA.

Restauração diplomática

Questionados, o ministério de Relações Exteriores da Grã-Bretanha afirmou que o país não concorda com as sanções. Na França, a pasta preferiu não opinar. Já a Alemanha afirmou que lidera tentativas de “salvar o acordo” de 2015 entre as potências e Teerã.

Representantes dos três países se reuniram em Berlim no final de novembro para discutir a questão a fim de preservar o acordo nuclear. Alemanha, França e Grã-Bretanha integram o acordo de 2015. Os EUA deixaram o grupo de forma unilateral em 2018.

Este é o primeiro relato da resistência de aliados sobre as sanções tomadas por Trump em relação ao Irã.

Nesta quarta (2), o presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou que discorda do projeto de lei aprovado pelo parlamento na terça (1) para suspender as inspeções da ONU aos estoques nucleares do país.

Segundo ele, a lei seria prejudicial aos esforços diplomáticos para restaurar o acordo nuclear de 2015 e aliviar as sanções dos EUA, registrou a Associated Press.

Fonte A referencia

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
MundoPolitica

Musk, o americano mais rico do mundo

Elon Musk, CEO e maior acionista individual da Tesla, ultrapassou Jeff Bezos, fundador da Amazon, na…
Read more
Mundo

iOS explicado: história, recursos e capacidades do sistema operacional iPhone da Apple

Desde o seu lançamento em 2007, o iOS transformou o cenário da tecnologia móvel e continua a…
Read more
MundoViagens

Descobrindo o Melhor do Egito: Uma Jornada Inesquecível

O Egito, com sua tapeçaria rica e colorida de história, cultura e paisagens deslumbrantes, oferece…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: