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8 dicas para um home office organizado

O home office é uma modalidade de trabalho que ganhou muita força nos últimos tempos e continua crescendo no mundo todo. 

Portanto, cada vez mais empresas e profissionais adotam o trabalho em casa, por diferentes razões.

Deixar o escritório para trabalhar no conforto do lar traz muitas vantagens, tanto para a empresa quanto para o funcionário. 

Em primeiro lugar, não é necessário perder tempo com locomoção, o que poupa tempo e evita atrasos.

As pessoas têm mais tempo para realizar as suas tarefas e podem trabalhar no momento mais adequado, caso exista essa flexibilidade por parte do negócio.

Até mesmo a qualidade de vida melhora, como no caso da alimentação, que se torna muito mais saudável, selecionando melhor os alimentos. Por falar nisso, o fato de trabalhar em casa também evita gastos com alimentação.

Para mães e pais, é a oportunidade perfeita de estar sempre perto dos filhos, acompanhando o seu crescimento e desenvolvimento. Quem tem criança pequena, também não precisa gastar muito com creches em período integral.

Mas, o grande desafio está em manter tudo organizado, por isso, vamos explicar o que é home office e dar algumas dicas para organizar o trabalho em casa.

Entenda o que é home office

Home office é uma denominação em inglês que pode ser traduzida como escritório em casa, e assim como o nome sugere, trata-se da realização das atividades profissionais no ambiente doméstico.

No Brasil, ele também é conhecido como o trabalho remoto, teletrabalho e trabalho à distância, e tem atraído muitos profissionais e empresas que querem flexibilizar a jornada e torná-la mais tranquila para ambos.

Os funcionários do escritório de um fabricante de cortina de vidro podem realizar suas atividades em casa, espaços de coworking, dentre outras possibilidades.

Tornou-se uma tendência mundial que ganha cada vez mais adeptos pelo fato de trazer muitos benefícios para os funcionários e as empresas.

Mas, é fundamental que o profissional saiba se organizar, ter disciplina e responsabilidade para arcar com todas as tarefas do dia a dia.

É assim que eles conseguem aumentar a produtividade e ter mais autonomia do horário de trabalho, sem abrir mão do conforto de casa. Mas, muitas pessoas têm dificuldades para fazer isso.

Como organizar o home office?

De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa de coworking, cerca de 55% dos colaboradores corporativos trabalham, pelo menos, um dia da semana em casa.

Isso é possível graças às ferramentas que possibilitam reuniões e outras atividades de maneira remota. O home office é flexível, confortável, evita atrasos, dentre outros benefícios para os envolvidos, mas também pode ser considerado desafiador.

Isso porque o mesmo estudo mostrou que 48% dos profissionais têm dificuldades para se concentrar no trabalho, e 44% se queixam das interrupções de familiares durante ligações e reuniões.

Para resolver esse problema, alguns investiram em um quarto planejado com espaço para home office, criando um ambiente exclusivo para o trabalho. Mas, existem outras opções que também podem ajudar. São elas:

1.    Cuidar da iluminação do ambiente

Ao escolher o cômodo para trabalhar, é necessário que a iluminação natural prevalece ao longo do dia, pois isso poupa gastos com energia elétrica.

Quem trabalha à noite deve utilizar lâmpadas de LED, pois elas são muito mais econômicas, duráveis e iluminam muito bem o local.

2.    Optar por móveis ergonômicos

O profissional não precisa de um cômodo inteiro para trabalhar, pois um canto no quarto ou um espaço na sala é o suficiente. Mas, tenha em mente que independentemente do tipo de espaço reservado, é necessário priorizar a postura.

Você vai passar a maior parte do tempo nesse local, por isso, providencie uma cadeira adequada e que seja confortável durante todo o horário de trabalho.

Uma porta de correr automática pode ajudar a isolar o excesso de ruídos do restante da casa, mas lembre-se de manter a tela do computador também na altura dos olhos, pois isso evita problemas na coluna.

3.    Manter a mesa limpa e organizada

Procure manter a mesa sempre limpa e organizada, fazendo a limpeza do local ao final do dia, pois isso vai fazer uma grande diferença no cotidiano.

Evite muitos objetos espalhados e o acúmulo de papéis, além de retirar o excesso de poeira dos acessórios.

Se for necessário manejar a impressão de documentos, utilize pastas etiquetadas, pois elas ajudam a evitar a bagunça, tanto na mesa quanto nas gavetas.

4.    Usar organizadores

Essa dica está diretamente relacionada com a anterior, pois os organizadores vão te ajudar a manter o espaço em ordem. 

Algumas das principais opções são:

  • Porta canetas;
  • Porta trecos;
  • Cestos;
  • Caixas organizadoras.

Eles vão ajudar a manter o local em perfeitas condições de uso, ajudando o profissional a se concentrar no trabalho e nas ferramentas que utiliza, como robô assistente educacional.

Os organizadores são ótimas opções para as gavetas, pois ajudam a guardar objetos pequenos, como apontadores, canetas e clipes, e não é necessário perder muito tempo procurando esses itens.

As caixas podem ser colocadas em prateleiras para guardar papéis e organizar os documentos por categorias. É uma forma de otimizar o espaço de trabalho, principalmente com as caixas pequenas, que são fáceis de carregar.

5.    Estabelecer um horário de trabalho

Além de pensar no espaço físico, a organização do home office também está relacionada ao horário de trabalho, tendo em vista que ele precisa ser bem estruturado.

Trabalhar em casa envolve muita disciplina, inclusive quando a empresa não define um horário específico ou quando o profissional atua como autônomo.

Muitos acabam deixando a rotina se transformar em uma bola de neve, e tudo vira uma bagunça, inclusive, o horário de almoço e as pausas, gerando procrastinação.

Essas condições são muito negativas, portanto, enquanto estiver trabalhando, mantenha a cortina romana sob medida aberta para entrar ventilação e luz e respeite as horas definidas para trabalhar, se alimentar e fazer intervalos.

Determine um horário para começar e para terminar, da mesma forma como aconteceria se estivesse na empresa.

6.    Armazenar documentos importantes

É horrível e até mesmo desesperador perder um arquivo ou um papel importante pela mesa, além de ser um risco de jogá-lo no lixo por conta da falta de organização.

Para evitar que fique tudo espalhado, não apenas em cima da mesa como também pelos cômodos, organize os documentos importantes em plásticos, pastas, gavetas e armários.

A mesma situação se aplica para outros elementos importantes, como grampeadores, pendrives e outros objetos usados no dia a dia.

7.    Separar a vida pessoal do trabalho

A organização vai muito além de uma limpeza de poltrona, pois também é papel do profissional separar a vida pessoal do trabalho em casa.

É um pouco mais difícil estabelecer um horário fixo para o trabalho, abrindo brechas para os assuntos pessoais e eles atrapalham muito a produtividade e o descanso.

O ideal é não montar o espaço home office no quarto, mas se você não tiver outra opção, utilize uma mesa de cor diferente ou até mesmo um tapete para delimitar o espaço.

Evite fazer suas refeições no local onde você trabalha, da mesma forma, não leve o notebook para a cama, pois esse tipo de comportamento confunde o cérebro e pode prejudicar o rendimento.

Se quiser, faça um teste de tinta na parede onde vai ficar a mesa e os objetos do dia a dia, mas lembre-se de que esse local é de uso exclusivo para o seu trabalho, portanto, não é lugar para descansar, comer, entre outras atividades.

8.    Criar um espaço para inspiração

Outro grande benefício de trabalhar em casa é a possibilidade de decorar o ambiente da maneira que for melhor para você e suas tarefas do cotidiano. Utilize elementos que você gosta e que sejam inspiradores.

Fotos de família, vasinhos, quadros, mural de recados e outros objetos de decoração criam um ambiente motivador e inspirador.

Mas, é muito importante ter bom senso porque o excesso de itens decorativos pode transformar o local em uma grande bagunça, além de poluir visualmente.

Mantenha na mesa apenas os objetos que não ocupam muito espaço, visto que o propósito é inspirar sem desorganizar.

Considerações finais

Portanto, a organização do espaço de home office envolve vários critérios, como limpeza de sofá, escolha de móveis ergonômicos, uma decoração simples, porém, aconchegante e até mesmo a organização do tempo.

Aproveite a oportunidade de não precisar sair de casa para fazer o seu trabalho e estar sempre perto de sua família. É a chance de se livrar do trânsito, da correria do dia a dia e de ter mais tempo para você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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