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7 etapas para uma estratégia de marketing online

Procuramos informações na Internet para tomar decisões pessoais e comerciais e compramos produtos e serviços. Quem é autônomo ou não tem uma presença real na Internet não será localizado pelos internautas e não poderá ser levado em consideração nas informações e decisões de compra.

Para cada trabalhador autônomo, para cada empresa, é necessário estar presente digitalmente e ser percebido na Internet da forma mais rápida e atrativa possível. Para fazer isso, você precisa de uma estratégia, um plano que não só inclua o mundo digital, mas também se concentre nele – o ponto de partida é uma estratégia de marketing online sistemática e bem fundamentada.

7 etapas de como desenvolver sua estratégia de marketing online

Por falta de know-how, apenas alguns trabalhadores autônomos procedem estrategicamente no marketing online. Neste contexto, muitas vezes as análises não são feitas, os grupos-alvo não são definidos com precisão, os objetivos do marketing online não são definidos e, por último, o sucesso das medidas individuais de marketing online não pode ser medido.

Desenvolva sua estratégia de marketing online para seu produto ou serviço de sexshop e aprimore seu perfil digital. Seu posicionamento poderoso em termos de grupo-alvo e benefícios, a oferta certa e comunicação direcionada o levará a novos clientes, vendas e crescimento maiores em comparação com pessoas autônomas sem uma estratégia de marketing online.

1. Análise de mercado online: construa uma base sólida para uma poderosa estratégia de marketing online

A base para uma boa estratégia de marketing online é a análise do mercado online. Ele fornece informações sobre o mercado online, seus concorrentes, clientes, tendências de mercado, seu próprio desempenho online e a estrutura política e econômica.

Os resultados da análise ajudam no posicionamento na Internet, na definição do target e do grupo-alvo e na concepção da oferta. Uma análise de mercado online descreve várias áreas de investigação.

Com base nas informações coletadas, você pode criar uma chamada análise SWOT, uma apresentação clara dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para o seu negócio na web.

Uma vez que o mercado e as necessidades do cliente mudam ao longo do tempo, você deve continuar a análise (observação do mercado) e verificá-la continuamente, porque esta é a única maneira de garantir que você está sempre no mercado e que permanecerá assim, a longo prazo. Isso o ajudará a alinhar seu negócio com sucesso a longo prazo.

2. Definição de metas: quais metas específicas você busca no marketing online?

A partir da análise de mercado online (etapa 1), você obtém os objetivos que deseja alcançar na Internet. Pense na sua visão, nos objetivos gerais da sua empresa: o que você deseja alcançar com a sua empresa a longo prazo, quais etapas você deve concluir para realizar o seu sonho para o futuro. 

Uma estratégia de marketing online de sucesso sempre apoia os objetivos e o posicionamento da empresa. Defina objetivos específicos. Esses são pré-requisitos para escolher as medidas corretas desde o início e analisá-las posteriormente.

Por exemplo: “Atingir pelo menos 100 novos registros de boletins informativos até o final do ano.” Objetivos frequentes em marketing online: aumentar o reconhecimento, construir imagem / marca, conquistar novos clientes, gerar vendas, aumentar a satisfação do cliente entre outras metas.

3. Posicionamento online: por que alguém deveria te encontrar na internet, “seguir” você e fazer negócios com você online?

Com a abundância de informações na Internet, é quase impossível para clientes em potencial acompanharem as coisas. E é exatamente por isso que é importante ser capaz de comunicar características especiais.

Por que certas pessoas deveriam fazer negócios com você online, por exemplo, comprar, registrar, comentar, compartilhar conteúdo ou contratá-lo? É importante saber o que sua empresa representa e como você pode expressar isso digital e analogamente:

  • Qual é o seu ponto de venda exclusivo na Internet?
  • Como você difere de seus concorrentes na Internet?
  • O que você deseja alcançar (em geral/na internet)?
  • Que mensagens você deseja comunicar ao seu grupo-alvo online?

4. Grupo-alvo: seu marketing online será mais eficaz com uma definição precisa de grupo-alvo

Com a análise do grupo-alvo (etapa 1), você determina as necessidades do cliente de seu setor na Internet. Saber disso é um dos fatores-chave de sucesso para o desenvolvimento de seus produtos e serviços alinhados com o mercado, pois somente os clientes sabem o que realmente desejam de seus produtos ou serviços.

Defina o grupo-alvo que se encaixa exatamente na sua oferta não apenas os dados demográficos como idade, sexo e local de residência são importantes. Você também pode usar dados psicográficos, como motivação, atitudes, preferências e valores para tornar a sua oferta e comunicação online mais orientada para o público-alvo.

Considere também onde e em quais plataformas você pode alcançar seus clientes em potencial. Quanto mais você sabe sobre seu público-alvo, com mais precisão eles podem alinhar sua estratégia de acordo. Envolva seus clientes ativamente no processo de desenvolvimento de produtos e, assim, garanta uma vantagem inicial sobre seus concorrentes.

Depois de definir seu grupo-alvo, crie seu avatar do cliente, também conhecido como persona. Esta é uma pessoa fictícia que incorpora todas as características do seu grupo-alvo.

5. Medidas: quais instrumentos de marketing online ajudam você a atingir seus objetivos?

No marketing online, o seu site é o ponto de partida para todas as atividades. É o foco e interage com todos os outros instrumentos. A seleção de outras medidas e instrumentos depende dos objetivos e dos grupos-alvo. Em princípio, é importante definir prioridades na escolha dos instrumentos.

Isso se aplica à seleção e à ordem de implementação. Para fazer isso, você avalia os instrumentos relevantes de acordo com critérios que são favoráveis ​​para atingir a meta.

Monte um portfólio de marketing online equilibrado para sua empresa e minimizar sua dependência exclusiva de um instrumento como o Facebook, o que é um grande risco devido à extrema dependência dos algoritmos do Facebook.

Os instrumentos mais relevantes e típicos em marketing online são:

  • Site/blog;
  • Webinars;
  • Mídia social
  • Marketing viral;
  • Marketing de afiliados;
  • Publicidade online (banners);
  • E-mail marketing (boletim informativo);
  • Otimização de mecanismo de pesquisa (SEO);
  • Marketing de mecanismo de pesquisa (por exemplo, Google AdWords).

Todas essas medidas têm uma coisa em comum: querem gerar a maior atenção possível para o site da sua empresa e suas ofertas.

6. Implementação: como implementar seu plano de marketing online com sucesso

O planejamento é a preparação para que a implementação comece. Você cria os planos de ação resultantes nos quais medidas específicas de marketing online, marcos, certas responsabilidades, prazos, infraestrutura, orçamento e estrutura legal para atingir seu objetivo são determinados.

Seus planos de ação devem ser claros e compreensíveis. Formule-o de forma sucinta, simples e clara. Se vários funcionários ou prestadores de serviços externos estiverem envolvidos na implementação, escreva um briefing no qual você apresentará a tarefa.

Um bom briefing garante clareza e orientação de metas para todos os envolvidos no projeto. Certifique-se de ter as ferramentas adequadas que suportam uma colaboração bem-sucedida.

7. Controle: verifique se os objetivos definidos foram alcançados

O controle do marketing online é crucial para o sucesso do seu marketing online, porque você só pode otimizar suas atividades de marketing online se medir, analisar e interpretar os dados.

Você pode medir suas atividades com vários sistemas de análise e receber estatísticas abrangentes, como visitantes do site, campanhas de e-mail, atividades de mídia social.

Você pode adaptar seus objetivos, estratégias e medidas às condições de mercado se os objetivos não puderem ser alcançados. Por isso, faz sentido incluir regularmente momentos de avaliação no planejamento para a realização das metas, que reflitam o grau de execução das ações efetivamente planejadas.

Agora é sua vez!

Com as etapas acima, você poderá criar uma estratégia de marketing online. Observe, no entanto, que essa estratégia não é um conceito orientado a aplicativos. Em muitas áreas, ainda não é detalhado o suficiente para isso.

Você deve definir separada e precisamente quais medidas você executa nas áreas individuais. No entanto, essas etapas são a base da estratégia e uma boa ferramenta para se aprofundar.

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