Economia

7 dicas para horta caseira

Além de ajudar a trazer mais verde a um lar, o cultivo de uma horta caseira pode ser sinônimo de aumento no consumo de vegetais, temperos e até mesmo frutas orgânicas, livres de agrotóxicos. 

Aliás, o ato de plantar, regar e colher hortaliças também acaba gerando bons momentos. Sozinho, com os amigos, cônjuge ou em família, cuidar de uma horta é sempre uma atividade terapêutica

Essa prática é capaz de trazer experiências memoráveis e até mesmo auxiliar no tratamento e prevenção de doenças crônicas, desequilíbrios emocionais, estresse ou quadros de depressão.

Atualmente, a prática já é até mesmo nomeada de hortoterapia, por médicos e terapeutas. 

Com o devido acompanhamento, é possível que os pacientes afetados por alguma das enfermidades mencionadas tenham esse contato em locais específicos, como em unidades de saúde.

Outra parcela da população que se beneficia do ato de plantar os próprios alimentos é a das crianças, que conseguem adquirir lições como a importância da responsabilidade, de ter paciência para esperar e, principalmente, de respeitar os elementos presentes na natureza.

Além das vantagens emocionais e familiares que uma horta pode oferecer, ainda existem as econômicas. Com a plantação dos próprios legumes, verduras, frutas e temperos, os gastos com as feiras e com os hortifrutis são reduzidos por completo ou ao menos pela metade.

A economia ainda se apresenta na vida de empreendedores, como os profissionais especializados em restaurante festa de aniversário, que costumam utilizar grande quantidade de frutas para as produções dos pratos.

O investimento nos cuidados com o plantio caseiro também resulta em uma melhora nutricional e global no organismo.

Isso considerando a total ausência de substâncias tóxicas e gradualmente nocivas à saúde dos seres humanos, como os fertilizantes químicos, por exemplo.

Todos esses benefícios são simples de serem conquistados por pessoas de qualquer faixa etária e que moram em qualquer tipo de residência, seja ela uma casa ou um apartamento. Para isso, basta investir no modelo certo de plantação, como os mencionados a seguir:

  • Direto na terra do quintal;
  • Em vasos de barro ou plástico; 
  • Em floreiras compactas;
  • Em garrafas pet e latas;
  • Em suportes verticais;
  • Em caixotes e paletes.

Além dos diferentes modos de plantar, ainda existem inúmeras possibilidades que conseguem ser exploradas pelos iniciantes no assunto, que desejam criar uma espécie de sistema de vigilância e apostar em uma ou mais hortas caseiras.

Entre as espécies mais comuns de serem cultivadas, pode-se encontrar:

  • Alecrim;
  • Manjericão;
  • Salsinha;
  • Tomilho;
  • Pimenta.

Para os mais experientes na atividade, recomenda-se investir no plantio de frutas, como as vermelhas, e vegetais, que exigem cuidados mais complexos com a escolha do ambiente, o uso de vitaminas, compra da terra, entre outros pontos importantes para uma boa colheita.

Como montar e cultivar uma horta caseira?

Há muitos métodos que podem ser aplicados na missão de montar e cultivar uma horta caseira. 

Todos são importantes e influenciam diretamente na qualidade do crescimento no resultado final da colheita dos alimentos e especiarias plantados nas terras de alguma residência.

Possuir conhecimentos básicos de jardinagem e plantio é imprescindível para que as melhores técnicas sejam aplicadas à agricultura doméstica. Para isso, recomenda-se estar atento à algumas dicas, como:

1 – Seleção das sementes

Saber o que deseja plantar é a primeira decisão significativa para a obtenção de bons resultados. 

Se você é um iniciante, pode iniciar a atividade com sementes que darão frutos mais fáceis de serem cuidados, como as diversas espécies de temperos e pimentas.

Essa é uma ótima alternativa se a sua residência possui pouco espaço favorável para a plantação dos seus próprios alimentos. É possível usar até mesmo vasos para germinar esse tipo de especiaria, sem necessariamente precisar de um grande quintal com terra.

Além disso, é fácil encontrar essas sementes. Estabelecimentos como floriculturas, lojas de jardinagem, supermercados e até mesmo feiras oferecem essas opções para pessoas que desejam adentrar a esse mundo terapêutico, prazeroso e orgânico.

2 – Escolha do local

O próximo passo necessário para conquistar uma horta bem-sucedida é escolher o local em que ela será mantida. 

Isso inclui desde a decisão sobre o recipiente adequado para as sementes, como um vidro temperado incolor, até um cômodo que seja favorecido pela iluminação natural.

Nem sempre ter um quintal com alta frequência de radiação solar é sinônimo de vegetais, frutas, temperos e flores bonitas. 

Um apartamento ou casa sem quintal ou com pouca exposição ao sol também pode gerar bons frutos aos agricultores caseiros e dedicados à evolução das sementes.

Outro ponto de atenção é que, para quem opta por uma horta em vasos, há dezenas de possibilidades sustentáveis para abrigar os grãos iniciais dos alimentos, como os recicláveis de comida pronta embalada a vácuo, garrafas pet ou latinhas de cerveja e refrigerante.

3 – Preparo do solo

O preparo do solo é uma das premissas básicas para que a horta cresça e se desenvolva de forma saudável.

Como já mencionamos, isso inclui desde a fertilização natural da terra, uso de vitaminas e a hidratação diária das sementes plantadas em um quintal, vaso, caixote ou recipiente reciclável.

Para que todas essas etapas sejam executadas plenamente, é recomendável o investimento de alguns acessórios, como pás e regadores.

Além de uma mangueira corrugada 1 polegada que consiga oferecer água pura ou suplementada ao solo que abriga os pequenos vegetais plantados.

A compra de uma terra de qualidade e confecção de adubo caseiro, como os feitos com cascas de ovo, frutas, vegetais, leite e até borra de café podem resultar em uma colheita bonita, cheia de qualidade e rica em nutrientes essenciais ao organismo do ser humano.

4 – Construção de canteiro

O ato de separar porções de terra e destiná-las a determinadas sementes é popularmente conhecido, no mundo da jardinagem, como a construção de um canteiro. Em um ambiente residencial, essa estrutura ganha infinitos formatos eficientes e econômicos.

Uma das alternativas possíveis é usar a embalagem para biscoito caseiro para separar essas porções e agrupá-las de forma estratégica e organizada no ambiente ou recipiente escolhido e destinado à plantação das frutas, vegetais e temperos na horta caseira.

Independentemente do material usado, o importante é focar na separação do solo, pois isso será imprescindível para facilitar o manuseio das espécies e evitar o acúmulo de água entre as plantas que, consequentemente, causará o apodrecimento de suas raízes e a sua morte.

5 – Controle de pragas e invasões

Criar um sistema para uma plantação é tão necessário quanto os seus passos iniciais. Isso ajudará no controle de pragas e invasões de animais domésticos, como os gatos, os cachorros, as tartarugas, os coelhos, os pássaros, os hamsters e outros tipos de bichos.

Algumas ferramentas conseguem assegurar a distância dos pets da plantação dos alimentos, como a tela de proteção para cachorro ou para gatos, que impedem a entrada e estrago feito pela curiosidade dos caninos, felinos e roedores.

Já sobre o controle de pragas, é recomendável prezar sempre por substâncias orgânicas. Água fervente, alho e cebola são a combinação perfeita para produção de um inseticida natural e efetivo no combate a insetos que sugam a seiva das plantas.

6 – Uso de materiais recicláveis

Uma casa ou apartamento pode se transformar em um ambiente verde, bonito, saudável e sustentável. A utilização de materiais recicláveis ajuda não somente o meio ambiente, mas o resultado final do cultivo de sementes escolhidas por uma determinada pessoa.

Os agricultores domésticos precisam estar atentos às inúmeras possibilidades de adubagem, fertilizantes, inseticidas, entre outros requisitos necessários para a saúde dos vegetais e frutas plantados. 

Esses elementos, geralmente, são encontrados em utensílios do dia a dia. Logo, uma caixa de papelão com comunicação visual supermercado pode ser transformada em compostagem, sementeiras e protetores para árvores.

Há ainda a opção de proteção contra geadas e excesso de exposição solar, além de servir como camadas divisórias na preparação do solo.

7 – Frequência de cuidados

Pode parecer óbvio, mas é essencial que seja mantida uma frequência de cuidados com as sementes plantadas. Cada espécie de frutas, vegetais e temperos exige uma série de precauções e manutenções, por isso, o cultivador deve estar atento.

Algumas precisam ser regadas diariamente e podadas semanalmente, outras precisam de cuidados em dias alternados da semana ou de quinze em quinze dias. É importante que todos esses conhecimentos técnicos sejam adquiridos antes de começar uma plantação.

Considerações finais

Consumir as próprias frutas e hortaliças fresquinhas é uma realidade palpável com a criação de uma horta caseira.

Seguindo o passo a passo básico mencionado nos tópicos anteriores, homens e mulheres conseguirão ótimos resultados em suas colheitas domésticas.

O processo terapêutico de cultivo exige paciência, dedicação e monitoramento constante. Somente assim alimentos orgânicos poderão ser produzidos com facilidade em um ambiente residencial.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Economia

Tendências no marketing para aplicar na sua empresa

Share on Facebook Share …
Read more
EconomiaNacionais

Petrobras sobe preço do Diesel em R$ 0,40 a partir de amanhã (10)

Share on Facebook Share …
Read more
EconomiaNacionais

Governo Federal divulga novo valor do salário-mínimo para os próximos 3 anos

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: