Com tantas opções de colchões para escolher, comprar um novo pode ser uma decisão que gere dúvidas em quem não sabe muito bem a opção mais adequada para seu gosto e, também, para seu bolso.
Isso é especialmente importante se você tiver dores frequentes nas costas ou no pescoço, uma vez que o colchão certo ou errado pode fazer toda a diferença entre passar o dia sentindo-se bem ou com dores pelo corpo.
Além do mais, um boa noite de sono pode representar uma grande oportunidade de descanso para quem tem dias atribulados ou, ainda, quem tem dificuldade para dormir bem.
Sendo assim, separamos neste post 7 dicas para você que está na dúvida de como escolher um colchão, de modo a ajudá-lo a se sentir satisfeito com essa decisão, da maneira mais assertiva e saudável para seu corpo e para a sua saúde em geral. Acompanhe!
1. Aprenda sobre os diferentes materiais disponíveis
Os colchões agora são oferecidos em uma ampla variedade de estilos e materiais, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Antes de comprar, familiarize-se com os tipos de colchões mais comuns e como são construídos. Os colchões de molas, que geralmente fornecem uma sensação de salto tradicional e um suporte forte.
Os colchões de látex geralmente oferecem mais elasticidade e capacidade de resposta do que os colchões de espuma tradicional e são mais frescos
Colchões de espuma viscoelástica são projetados para contornar o corpo, o que pode levar ao alívio da pressão. Conhecida nacionalmente como espuma da NASA.
Colchões híbridos combinam camadas de espuma viscoelástica ou látex ou outras superfícies macias e flexiveis sobre um colchão de molas, geralmente com o objetivo de fornecer uma mistura de maciez e suporte.
Colchões de ar usam uma bomba de ar para inflar o colchão até o nível de firmeza desejado.
Os colchões também são avaliados com base na firmeza. Em geral, um colchão muito velho ou muito macio pode não suportar bem a coluna vertebral.
Fique atento a isso!
2. Converse com seu médico ou fisioterapeuta
Se você tiver problemas nas costas ou no pescoço, converse com seu médico ou fisioterapeuta sobre o que ele ou ela recomendam para sua saúde. Você deve fazer com que o pescoço e a região lombar fiquem em uma posição neutra enquanto estiver deitado no colchão. Isso promove um bom alinhamento da coluna vertebral. Embora os médicos não sejam especialistas em colchões, eles conhecem seu histórico médico e podem te dar bons conselhos desse ponto de vista.Não ignore esta opinião profissional e lembre-se: comprar um bom colchão é também um investimento!
3. Visite lojas para testar colchões
Vá a uma loja de colchões e tenha bastante tempo para procurar. Tire os sapatos e deite-se em alguns colchões diferentes, por pelo menos 10 minutos cada. Não se preocupe em sentir-se constrangido – esta é uma compra importante, portanto, não tenha pressa. E fique atento: embora os vendedores rotulem os colchões como “ortopédicos” ou “aprovados pelos médicos”, não há nenhuma organização médica que certifique oficialmente os colchões com essas etiquetas. Os colchões podem ter características ortopédicas, mas nenhum grupo médico assina essas afirmações para uma marca em específico, pois isso vai contra a ética médica. Opte por aquele que for mais adequado às suas necessidades!
4. Esteja ciente de que colchões firmes nem sempre são os melhores
Pense duas vezes antes de comprar um colchão duro ou firme. Algumas pesquisas mostram que o melhor colchão para a dor lombar é um colchão firme médio, em vez de um colchão muito duro. Há uma diferença entre suporte firme e sensação de firmeza. Priorize adquirir um colchão que tenha um suporte firme com uma sensação confortável, afinal, o conforto será determinado por sua preferência pessoal. Aliás, preste atenção ao que as empresas de colchões dizem sobre si mesmas, pois elas precisam comercializar seus próprios produtos: procure avaliações imparciais de pessoas que compraram o colchão no qual você está interessado. Leia todas as avaliações positivas, negativas e intermediárias que puder, a fim de determinar sua escolha.
5. Dê preferência a empresas com garantia de colchões
Procure marcas que ofereçam períodos de avaliação generosos e políticas de devolução. Algumas empresas de colchões têm um período de teste, garantindo devoluções gratuitas dentro de um determinado período se você não estiver satisfeito com seu produto. Certifique-se de ler as letras pequenas e entender todos os detalhes de contrato no momento da compra.Aliás, antes de comprar, verifique se há garantia para o colchão, caso ele afunde ou esteja com defeito. Frequentemente, um bom colchão terá garantia.
6. Cuide bem do seu colchão
Proteja seu investimento. Não se esqueça de usar algum tipo de protetor de colchão à prova d’água e manchas em geral. Caso precise trocara seu produto, as manchas poderão anular a garantia, mesmo que não tenham nada a ver com um defeito futuro. Um colchão é um investimento importante que pode afetar a saúde da sua coluna e a qualidade do seu sono, por isso, reserve um tempo para encontrar o colchão certo para você e cuide bem dele, usando acessórios adequados para proteção e higiene de sua cama.
7. Fique atento aos valores cobrados pelos vendedores
Esteja atento: o preço mais alto nem sempre é igual a qualidade superior. É tentador presumir que quanto mais você paga, melhor será o colchão. Mas um preço alto nem sempre garante alta qualidade – e certamente não garante que você encontrará pessoalmente o colchão confortável. Pesquise os materiais de fabricação, formas de garantia e deixe a preferência pessoal ser o seu guia.
Gostou destas dicas? Continue acompanhando nossos posts, para que você possa sempre aprender mais sobre os melhores colchões a utilizarem sua casa e possa investir em sua qualidade de vida e numa agradável noite de sono! Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam nossas dicas!