Diversas

7 dicas para começar a empreender

Empreender é o sonho da maioria das pessoas, afinal, ter o seu próprio negócio, escolher seus horários de trabalho, ser seu próprio chefe e ainda ganhar mais são apenas alguns benefícios do empreendedorismo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aproximadamente 52 milhões de brasileiros, com idades entre 18 e 64 anos, atuam com atividades empreendedoras.

Só que mais do que ter o próprio negócio, empreender é trazer uma solução única, inovadora e capaz de resolver problemas e atender necessidades que até então nunca foram atendidas.

Um empreendimento vem para agregar valor ao dia a dia das pessoas, traz uma novidade para elas e supre uma carência de determinado nicho.

Contudo, muitas pessoas abrem mão do sonho de empreender porque não sabem o que ou como fazer. Elas acreditam que é necessário fazer um grande investimento, não encontram tempo e assim se abdicam do empreendedorismo.

Se você quer ter o próprio negócio, mas não sabe por onde começar a empreender, não deixe de ler este artigo até o final.

Vamos dar algumas dicas para colocar a mão na massa e explicar o conceito de empreender. Confira!

Afinal, o que é empreender?

Empreendedorismo ou empreender são termos muito utilizados na sociedade e no mundo dos negócios, e seu significado nada mais é do que fazer, realizar ou colocar em execução uma ideia.

Essa ideia pode ser abrir uma nova empresa, criar um projeto no trabalho e até mesmo ações voluntárias no bairro. O que importa é ter uma ideia criativa e trabalhar em cima dela para que de fato aconteça.

Uma empresa de injeção de plástico é um exemplo de empreendedorismo, assim como um software desenvolvido para automatizar os processos de uma companhia.

Existem inúmeros exemplos de empreendedorismo no mundo, e quem se depara com o tema nos livros e nas aulas da faculdade não imagina que ele existe há séculos.

Para se ter uma ideia, no século XVII, Jean Baptiste Say e Richard Cantillon foram os dois franceses pioneiros no assunto.

Eles escreveram sobre empreendedorismo e afirmaram que o empreendedor é uma pessoa com capacidade de produção e gestão, e que está disposta a assumir riscos.

No ano de 1942, Joseph Schumpeter associou o conceito de empreendedorismo com o desenvolvimento econômico. Em sua concepção, o empreendedor cuida do chamado processo de “destruição criativa”.

Trata-se de destruir o velho para criar produtos novos, com métodos diferentes e em novos mercados. Por essa razão, até hoje o empreendedorismo está ligado à inovação e à busca por novas oportunidades em diferentes mercados.

Para entender melhor o conceito de empreendedorismo, além de citar exemplos, como um fabricante de bobina de plástico bolha, é necessário compreender o significado de empreendedor.

Algumas pessoas acreditam que ser empreendedor é sinônimo de glamour e reconhecimento fácil, mas a realidade é bem diferente.

Afinal, trata-se de uma pessoa que tem um objetivo e que trabalha para alcançá-lo, mas até conquistar o que deseja, enfrenta diversos desafios pelo caminho, como a administração de:

  • Gestão de pessoas;
  • Gestão financeira;
  • Questões jurídicas;
  • Estratégias de inovação;
  • Marketing e vendas.

Essa pessoa também reúne algumas características inerentes ao empreendedor, como iniciativa, perseverança, disposição para correr riscos, boa capacidade de planejamento, eficiência, liderança e uma boa rede de contatos.

No entanto, essas características não são uma regra, pois o que importa mesmo é ter o discernimento para detectar o que funciona para cada negócio e saber lidar com as adversidades.

Em outras palavras, qualquer pessoa pode empreender, desde que saiba lidar com a liberdade de trabalhar como quiser e estar disposto a lidar com os desafios.

A responsabilidade pelo sucesso do negócio é totalmente do empreendedor, e além de obter bons resultados, é necessário fazê-los permanecer.

Por exemplo, quando um fabricante de acessórios para celular não se sente satisfeito com o resultado obtido, vai trabalhar de várias maneiras para reverter a situação até que chegue ao objetivo que deseja.

Empreender também é um caminho um pouco solitário, por isso é fundamental conhecer o seu perfil profissional antes de encarar um negócio.

Os profissionais que preferem ter alguém para dividir o trabalho e os lucros podem procurar sócios com habilidades que complementam as suas.

Compreender esses pontos é necessário porque empreender é algo sério, que demanda tempo e dinheiro e que pode trazer dores de cabeça se não for bem planejado.

O caminho para começar a empreender

Uma ideia que vem do nada é mais fácil de trabalhar do que quando o indivíduo busca algo para empreender. Seja para abrir uma empresa de jardinagem ou qualquer outro tipo de negócio, algumas dicas são:

1. Começar pelo que sabe

Começar uma nova atividade exige a escolha de algo familiar e que o empreendedor conheça bem, visto que é uma maneira de aumentar as chances de sucesso.

Quem conhece os próprios gostos e características, consegue identificar com mais facilidade o tipo de negócio que teria prazer em trabalhar.

Leve em conta as suas habilidades profissionais e pessoais, o que você pretende alcançar com o empreendimento e quais são os valores importantes para a sua carreira.

O empreendedorismo é desafiador, mas se for bem trabalhado, traz resultados incríveis e gratificantes. Afinal, saber enfrentar os obstáculos é muito mais fácil quando nos empenhamos naquilo que realmente nos faz bem e no que acreditamos.

2. Compreenda o mercado

Depois de escolher em qual área vai atuar, é necessário pesquisar tudo o que puder encontrar sobre o mercado, como sua dinâmica, tipo de cliente, concorrência, fornecedores, dentre outros aspectos.

Por exemplo, uma pessoa que vai abrir uma empresa de instalação de rede de proteção deve pesquisar até mesmo sobre as estratégias de marketing usadas pelos concorrentes.

É dessa forma que o empreendedor vai conhecer os desafios de sua área e se inspirar para seguir exemplos que deram certo na prática.

3. Criar um plano de negócios

Depois que conhecer o mercado, torna-se mais simples saber o que é necessário investir e assim traçar um plano de negócios completo.

O empreendedor deve incluir no documento os prazos, previsão de custos, metas, estudos de viabilidade, orçamento disponível, implementação, dentre outras informações pertinentes.

Além de reunir todas essas informações, lembre-se de ter um planejamento financeiro para suprir as necessidades do negócio e lidar com as emergências, até que ele comece a dar frutos.

4. Conhecer outros empreendedores

Busque conhecer outros empreendedores que tiveram sucesso em sua trajetória, tanto dentro quanto fora do seu segmento.

Se você está desenvolvendo um sistema de gerenciamento de frota, pesquise por outras pessoas que fazem ou fizeram a mesma coisa para saber como foram seus primeiros passos.

Procure grupos, assista a palestras e fique atento a todas as oportunidades que vão surgir. Observar a jornada de outras pessoas pode ser até mesmo uma fonte de inspiração.

5. Fazer adaptações

Às vezes é necessário mudar alguns detalhes para aumentar as chances de sucesso do empreendimento. Inclusive, é dessa forma que você pode encontrar a solução para um problema que estava há muito tempo estagnado.

Geralmente, as pessoas não acertam de primeira, principalmente tendo em vista as grandes transformações que acontecem no mercado e no mundo.

Uma empresa de brindes personalizados pode ter dado certo na primeira tentativa, mas se este não for o caso do seu negócio, não é necessário se desesperar ou se envergonhar.

Fazer algumas adaptações no caminho é encontrar uma saída para o crescimento e fazer com que o empreendimento seja realmente relevante e competitivo.

6. Escolher uma boa equipe

Além do dono do negócio, é fundamental contar com uma equipe que acredite nos ideais da empresa e nos valores que ela cultiva.

Isso valoriza a qualidade do produto ou serviço e a dedicação integral do time traz mais segurança para todos os processos internos.

Nesse sentido, escolha profissionais comprometidos e competentes, posto que isso vai fazer toda a diferença na rotina do negócio.

7. Formalizar a empresa

Assim como um fabricante de box de vidro, o seu negócio precisa agir de maneira formal para atuar dentro das conformidades legais.

Para garantir toda a parte burocrática, conte com uma empresa de contabilidade que vai formalizar a companhia.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) também oferece um guia sobre o assunto, que ajuda o empreendedor a correr atrás de tudo o que precisa e assim evitar penalidades no futuro.

Conclusão

Vamos encerrar este artigo com uma última dica, e talvez a mais importante: acredite no seu empreendimento.

Tenha confiança na capacidade da sua ideia e em tudo o que você pode fazer para colocá-la em prática.

Lembre-se de que empreender não é uma tarefa fácil, mas a recompensa chega e, até lá, você só precisa de paciência e disposição.

Em alguns momentos, desistir parece a melhor saída, mas manter o foco é o que vai trazer toda a recompensa que você merece pelo trabalho.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
DiversasMarketing Digital

Ferramentas para utilizar na gestão de vendas

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

Os benefícios de utilizar a panela de ferro

Share on Facebook Share …
Read more
Diversas

Como a garrafa térmica feita de inox mantém a temperatura da sua bebida?

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: